Verstappen vence e iguala recorde de Vettel.
Com nono triunfo consecutivo em 2023, holandês repetiu feito do tetracampeão em 2013.
Temporal mudou cenário a 11 voltas para o fim, paralisou prova por 43 minutos e concretizou pódios de Alonso e Gasly.
A chuva bagunçou o Grande Prêmio da Holanda deste domingo, mas a superioridade de Max Verstappen segue inabalada.
No retorno da Fórmula 1 após as férias de verão, o bicampeão obteve sua terceira vitória em casa e a nona sucessiva de 2023, igualando recorde estabelecido por Sebastian Vettel em 2013 de mais triunfos consecutivos no ano.
Fernando Alonso, que largou em quinto, foi segundo.
Pierre Gasly, inicialmente décimo segundo lugar, completou o pódio, o segundo da Alpine na temporada.
Verstappen largou da pole position, mas não teve vida fácil: demorou a adotar pneus intermediários quando a chuva chegou na largada e viu Pérez antecipar a estratégia.
A superioridade do bicampeão e a movimentação da corrida jogaram contra o mexicano, superado na volta 13.
Max, porém, não chegou a abrir mais que 10 segundos de vantagem sobre ele.
A chuva se foi tão rápido quanto chegou e, em dez voltas, os pilotos já tinham parado duas vezes.
E a precipitação voltou com muita força a 11 voltas para a bandeirada, momento em que Pérez escapou da pista na curva 1 e perdeu a vice-liderança.
Em terceiro, ele ainda foi punido por acelerar no pitlane e ultrapassado na bandeirada por Gasly.
O bicampeão da RBR demorou a visitar o pit lane para adotar pneus de chuva forte, novamente.
E apesar de manter a liderança, teve que segurar a pressão de Alonso, a menos de 1s dele na relargada que sucedeu uma bandeira vermelha de 43 minutos.
Após o décimo primeiro triunfo do ano, Verstappen vai a 339 na liderança do campeonato de pilotos, 131 pontos à frente de Pérez.
Com o pódio, Alonso segue vice-líder e amplia agora sua vantagem para Lewis Hamilton de um ponto para 12.
No Mundial de construtores a RBR permanece na ponta com 540 pontos.
Mercedes continua na vice-liderança, porém, a vantagem para a Aston Martin caiu de 51 para 40 pontos.
Resultado
Max Verstappen (RBR)
Fernando Alonso (Aston Martin)*
Pierre Gasly (Alpine)
Sergio Pérez (RBR)
Carlos Sainz (Ferrari)
Lewis Hamilton (Mercedes)
Lando Norris (McLaren)
Alexander Albon (Williams)
Oscar Piastri (McLaren)
Esteban Ocon (Alpine)
Lance Stroll (Aston Martin)
Nico Hulkenberg (Haas)
Liam Lawson (AlphaTauri)
Kevin Magnussen (Haas)
Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
George Russell (Mercedes)
Guanyu Zhou (Alfa Romeo) - ABANDONOU
Charles Leclerc (Ferrari) - ABANDONOU
Logan Sargeant (Williams) - ABANDONOU.
*Ponto extra de volta mais rápida da corrida.
A próxima etapa da Fórmula 1 será o Grande Prêmio da Itália em 3 de setembro, válido como a décima quarta etapa da temporada.
Restam oito rodadas para o fim do campeonato.
Alonso foi de quinto a terceiro na largada e recuperou-se mesmo após sucessivos pit stops.
Protagonizou um bom duelo com o compatriota Sainz pela última vaga do pódio já na parte final da prova e, com o erro de Pérez sob o temporal, conquistou seu terceiro segundo lugar da temporada, totalizando sete pódios no ano e voltando ao top 3 após quatro Grandes Prêmios ausente.
As mudanças frequentes nas posições jogaram dentro do top 10 nomes que largaram no fundo do grid.
Deles, Gasly e Lewis Hamilton (de décimo terceiro lugar a sexto lugar) se deram melhor.
O francê, parou mais cedo na primeira chuva, teve duelos acirrados com Carlos Sainz e foi punido com 5 segundos por acelerar no pit lane.
Hamilton parou tarde da primeira vez, mas antecipou seu segundo pit stop quando o tempo melhorou. Com isso, recuperou-se e conseguiu brigar para entrar na zona de pontuação.
Ele ficou à frente de George Russell, que partiu em terceiro, prejudicou-se com a estratégia e no fim da corrida, despencou para último ao bater com Lando Norris, este, apenas sétimo na prova, após largar em segundo.
Destaque para a razoável estreia de Liam Lawson na AlphaTauri.
O neozelandês substituiu Daniel Ricciardo, que fraturou o punho após bater nos treinos, e ficou em décimo terceiro lugar à frente do titular Yuki Tsunoda.
O jovem de 21 anos chegou a ser punido com 10s por atrapalhar Kevin Magnussen, da Haas.
A largada: Verstappen manteve a dianteira sem problema, com as primeiras posições também inalteradas nas curvas iniciais.
Já na curva 3, entretanto, Alonso passou Albon e Russell e assumiu a terceira colocação, apesar da visibilidade já extremamente comprometida pela chegada da prometida chuva, ainda na volta de abertura.
Momentos-chave:
Chuva leve muda cenário na largada: Pérez, Leclerc, Gasly, Zhou, Tsunoda e Lawson visitarem os boxes logo na volta 2 para colocarem os pneus intermediários.
Os 13 que adiaram o pit stop sofriam na pista, incluindo o líder Verstappen.
Ele só parou na terceira volta, com Alonso e Sainz.
Russell, Hamilton, Norris, Albon, Piastri, Stroll, Bottas e Sargeant ficaram de fora e Pérez, já com intermediários, assumiu a ponta. Albon, Piastri, Bottas, Hulkenberg e Sargeant foram os únicos a se manterem com pneus macios.
Vacilos: A Ferrari começou sua corrida com uma trapalhada no pit stop de Leclerc: "esqueceu" de trazer os pneus para fora e teve que buscá-los dentro da garagem quando o carro já estava parado.
Ele ainda danificou o bico de seu carro em um contato com Oscar Piastri na largada e não teve a peça reparada.
Hamilton chegou a cobrar a Mercedes por não ter parado antes e perder posições.
Seu compatriota Norris, da McLaren, também caiu para o fundo do grid ao fazer a troca de pneus só na volta 4.
Cadê a chuva que estava aqui?
O tempo melhorou a partir da volta dez, quando Magnussen, Hamilton e Stroll inauguraram as paradas. Piastri fez a volta mais rápida com os pneus slick, confirmando a mudança no cenário da prova.
Na décima primeira foi a vez de Zhou, Alonso, Sainz, Ocon, Norris, Lawson e Russell.
A maior parte dos pilotos calçava pneus macios - exceto por Zhou, Bottas, Hulkenberg, Lawson e Stroll de médios, e Russell com duros.
De volta à liderança: Inicialmente sexto após a primeira rodada de pit stops, Verstappen escalou o grid nos dois giros seguintes e já era terceiro na volta 6, passando Gasly.
Na sétima, sua vítima seguinte foi Zhou.
Aí, a diferença para Pérez caiu de 13 segundos para 10 segundos e foi reduzindo quase 2 segundos por volta até chegar a 2 segundos 7.
Verstappen visitou os boxes de novo na decima segunda volta acompanhado de Gasly e Leclerc, que finalmente trocou o bico de seu carro.
E o pit stop de Pérez no giro seguinte, o bicampeão da RBR voltou à liderança.
O mexicano, pelo rádio, chegou a questionar a equipe se Max havia efetuado um undercut sobre ele; seu engenheiro Hugh Bird confirmou.
Que azar!
Logan Sargeant bateu na curva 9 e acionou o safety car na volta 16.
Nesta, quem também levou a pior foi Piastri, que tinha acabado de entrar nos boxes e ficou estacionado em décima quarta posição.
A disputa foi retomada na volta 22 de 72 sem mudanças na classificação.
Ainda falando em azar, Leclerc abandonou a corrida na volta 43.
Preso no fundo do grid durante toda a prova, o piloto de Mônaco também sofreu um dano no assoalho de sua Ferrari, foi ultrapassado por Russell, da Mercedes, e até por Lawson.
Chuva voltou com força a 11 voltas para o fim: Quando a corrida parecia que ia se estabilizar, a chuva voltou.
As primeiras gotinhas levaram Pérez para os boxes na volta 61 de 72, mas a RBR teve problemas para retirar seus pneus e a troca durou 10 segundos 9.
E rapidamente o chuvisco virou temporal: Gasly, Sainz, Hamilton, Russell, Norris e Piastri pararam. Verstappen, Alonso e Albon só entraram no giro seguinte.
Pérez rodou na curva 1, e Bottas e Zhou escaparam da pista; o chinês da Alfa Romeo ainda bateu.
Com isso, a direção de prova optou pela bandeira vermelha que interrompeu a corrida por mais de 40 minutos.
Na retomada da prova na sexagésima sétima volta foi considerada a posição do giro anterior à paralisação.
Com isso, Pérez retornou para o terceiro lugar, mas foi punido com 5 segundos por acelerar no pit lane.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
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