Real Madrid rebate presidente do Barcelona: "Qual o time da ditadura?"
Clube de Madri publica vídeo como resposta às acusações de que teria sido favorecido durante a ditadura de Francisco Franco na Espanha e aponta relação do general com o Barça.
O Real Madrid publicou em suas redes sociais um vídeo para rebater as declarações do presidente do Barcelona, Joan Laporta, de que o clube teria sido favorecido durante o período da ditadura de Francisco Franco (1936-1975).
Laporta fez as acusações nesta segunda-feira (17), quando criticava o rival pelo envolvimento no "Caso Negreira", sobre o pagamento por parte do Barça a um ex-vice-presidente da comissão de arbitragem da Espanha.
Laporta disse durante a entrevista coletiva que o Real Madrid é um clube “favorecido por decisões arbitrais historicamente e na atualidade”.
"Um clube que foi considerado um time do regime", afirmou o presidente do Barça sobre a posição do rival durante a ditadura.
Com o uso de imagens de arquivo, o Real Madrid lembrou que o estádio Camp Nou foi inaugurado por José Solís Ruiz, um ministro do general.
O clube de Madri também mencionou que o Barcelona outorgou a Insígnia de Ouro e Brilhantes para o ditador, e o nomeou como sócio de honra.
Franco foi condecorado três vezes pelo Barcelona, de acordo com o vídeo do Real Madrid.
Por outro lado, o clube teria sido salvo da quebra três vezes na história graças a intervenções do general.
O Real Madrid também menciona que o Barcelona ganhou 8 edições do Campeonato Espanhol e 9 da Copa do Rei durante o período de Franco.
Já o Real Madrid levaria 15 anos para ganhar LaLiga durante o regime.
O Real Madrid alega que teve o elenco desmantelado durante a Guerra Civil Espanhola, com jogadores assassinados, detidos ou exilados.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário