Brasil tem 22 atletas classificados para os Jogos Olímpicos.
Confira a lista de atletas brasileiros classificados para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024, que serão disputados entre os dias 26 de julho e 11 de agosto.
No domingo, 23 de abril, Daniel Nascimento, na maratona, e Caio Bonfim, na marcha 20 km, alcançaram o índice para disputar os Jogos Olímpicos de Paris de 2024.
Com isso, o Brasil chega a 22 atletas classificados.
Por enquanto, são 19 mulheres e três homens. Confira a lista dos atletas brasileiros classificados:
Atletismo (2 atletas): Daniel Nascimento, o Danielzinho, foi o primeiro brasileiro a conquistar o índice para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024 no atletismo.
No domingo, dia 23 de abril, ele terminou em quarto lugar na Maratona de Hamburgo com o tempo de 2h07min06s, mais de um minuto mais rápido do que o índice olímpico da prova (02h08min10s).
Rafael Pereira conquista medalha de ouro nos Estados Unidos
Gustavo Heide vence e avança no Challenger de Buenos Aires
Por lesão, Daniel Cargnin está fora do Mundial de Doha
Mateus Isaac abre Semana Olímpica Francesa em segundo lugar: Será a segunda participação de Danielzinho em Jogos Olímpicos.
Em Tóquio-2020, o brasileiro fez uma excelente prova e chegou a liderar, mas acabou passando mal e desistiu antes do fim.
Em 2022, ele bateu o recorde sul-americano na Maratona de Seul, com 02h04min51s.
Caio Bonfim marcha atlética Mundial de atletismo enquanto faz índice para Paris 2024: No mesmo dia, um pouco mais tarde, Caio Bonfim conseguiu a segunda vaga do atletismo brasileiro para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024.
Ele venceu a Korzeniowski Warsaw, evento de nível ouro do Circuito de Marcha Atlética, em Varsóvia, na Polônia, com o tempo de 1h19min42s, e assim carimbou seu passaporte para a Olimpíada francesa.
Caio Bonfim correu 27 segundos abaixo do índice olímpico, que é de 1h20min10s.
Ele ainda ficou a menos de um minuto de bater o seu recorde pessoal na prova, que é de 1h18min47s, de 2019.
Com a obtenção do índice, o brasiliense de 32 anos se garantiu para disputar sua quarta Olimpíada, após estar em Londres em 2012, Rio em 2016 (foi quarto colocado na ocasião) e Tóquio em 2020.
Futebol (18 atletas): seleção brasileira de futebol feminino seleção feminina de futebol Copa América, lista dos atletas brasileiros classificados para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024.
Campeã da Copa América, seleção brasileira conquistou as primeiras 18 vagas do Brasil para Paris-2024 (Thais Magalhães/CBF)
Assim como aconteceu nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, a seleção brasileira de futebol feminino foi a primeira equipe a garantir vaga em Paris de 2024.
A vaga foi conquistada com a classificação do Brasil para a final da Copa América de futebol feminino, disputada em julho de 2022 na Colômbia.
Na decisão, a seleção derrotou a equipe da casa e conquistou o título pela oitava vez.
Surfe (1 atleta): Tatiana Westonn-Webb é a primeira representante do surfe do Brasil confirmada nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024.
Apesar do Mundial só terminar em setembro, a atleta foi confirmada em abril por conta da sua colocação no ranking mundial.
Tiro Esportivo (1 atleta): Philipe Chateaubrian garante vaga para Brasil em Paris de 2024 Campeonato das Américas de tiro esportivo, lista dos atletas brasileiros classificados para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024.
Campeão da pistola de ar 10m masculina no Campeonato das Américas de tiro esportivo, realizado em Lima, no Peru, em novembro de 2022, Philipe Chateaubrian garantiu ao Brasil a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024.
A vaga na pistola de ar 10 m masculino, no entanto, é do país, não necessariamente do atleta que a assegurou.
Philipe Chateaubrian derrotou o americano Nickolaus Mowrer na final, por 17 a 11.
O medalhista olímpico de prata na Rio de 2016, Felipe Wu, também participou da disputa, mas não avançou para as fases finais.
Número de atletas: Assim como em Tóquio de 2020, quando o Brasil contou com 302 atletas, a expectativa é que a lista de brasileiros classificados para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024 alcance um número parecido.
Diferente dos Jogos realizados em 2021, a Olimpíada de Paris de 2024 não terá beisebol e caratê na programação, enquanto o breaking será a grande novidade.
Datas: A cerimônia de abertura está marcada para o dia 26 de julho.
Entretanto, nos dois dias anteriores já haverá jogos e provas de esportes como futebol, handebol, rúgbi e tiro com arco.
O Time Brasil não quer só fazer uma boa campanha, mas principalmente superar nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024 as 21 medalhas conquistadas em Tóquio 2020, sendo sete de ouro.
Estrutura: A exemplo do que aconteceu em Tóquio, os atletas brasileiros classificados para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024 contarão com bases de apoio para chegar com a melhor preparação possível nas competições.
Dessa forma, o Time Brasil terá cinco locais exclusivos, entre eles o principal, a 600m da Vila Olímpica.
Diferentemente de Tóquio e seu fuso-horário de 11 horas em relação ao Brasil, que exigia uma aclimatação mais intensa, em Paris a operação do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) funcionará exclusivamente no período dos Jogos.
Em Saint-Ouen, os brasileiros classificados para os Jogos terão terá cinco instalações à disposição, a apenas 600 metros da Vila Olímpica e cada um desses locais oferecerá serviços específicos no período olímpico.
Bases: Monumento histórico e símbolo da cidade, o Château Saint-Ouen pode acomodar serviços médicos, preparação mental, áreas operacionais e alimentação brasileira.
Além disso, será o ponto de encontro dos atletas brasileiros classificados para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024 com seus amigos e familiares.
Função similar terá a Escola Petit Prince, base de apoio voltada à performance esportiva.
Já no Parque das Docas será construída uma quadra temporária e exclusiva para o vôlei de praia.
Já no Ginásio das Docas, as seleções masculina e feminina de vôlei poderão realizar seus treinos de quadra e academia a menos de 10 minutos da Vila Olímpica, sem restrição de horário.
Por fim, a Serra Wangari receberá a operação de uniformes.
Fora de Paris: Além de Saint-Ouen, o COB oferecerá bases de apoio aos atletas brasileiros classificados para os Jogos Olímpicos de Paris de 2024 das modalidades esportivas cujas competições serão realizadas fora de Paris.
São os casos da vela, em Marselha, do handebol, em Lille, do remo e da canoagem, em Seine-et-Marne e do surfe, no Taiti.
Reportagem: Olimpiadatododia.com.br
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário