Nike lança camisas de 12 seleções para Copa, incluindo França, Holanda, Inglaterra e Portugal.
Lista fica completa com Arábia Saudita, Austrália, Canadá, Catar, Coreia do Sul, Croácia, Estados Unidos e Polônia.
A Nike lançou, nesta quinta-feira (15), as camisas que serão usadas por 12 seleções patrocinadas pela marca na Copa do Mundo de 2022.
A lista conta com Arábia Saudita, Austrália, Canadá, Catar, Coreia do Sul, Croácia, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Polônia e Portugal.
Além delas, a marca ainda possui acordo com o Brasil, cujos uniformes já foram divulgados.
De acordo com a Nike, as camisas têm como característica a ousadia e destacam a cultura de inovação da marca, além de celebrar a diversidade juvenil e as “ricas culturas” dos países envolvidos.
Todos os mantos foram fabricados sem costura para serem sustentados pela tecnologia Dri-Fit ADV e foram projetados para fornecer a melhor ventilação possível para os jogadores.
Além disso, os uniformes ainda combinam dados rigorosos com design computacional abrangente baseado em um modelo 4D para criar peças leves e de ponta.
Pela primeira vez, mais de 75% de toda a coleção foi feita com 100% poliéster reciclado, fato considerado como um avanço significativo no design sustentável da Nike Football.
“Nossas novas coleções de seleções representam o exemplo mais recente de como atendemos atletas com inovação de produtos de ponta, do campo à rua. Com 5 bilhões de fãs em todo o mundo, nenhum outro esporte une mais as pessoas do que o futebol. É por isso que estamos comprometidos em trazer o nosso melhor para o maior palco do mundo, e em todos os outros lugares, e construir a comunidade de futebol da Nike mais alegre e brilhante de todos os tempos”, afirmou Scott Dixon, vice-presidente de futebol masculino global da Nike.
Arábia Saudita: As cores verde e branca dos uniformes sauditas são inspiradas na bandeira do país.
O escudo da Federação de Futebol da Arábia Saudita (SAFF) apresenta um falcão (ou saqr, em árabe), que funciona como uma referência multilíngue à palavra futebol.
A camisa reserva ainda usa uma interpretação all-over-print (impressão total, em tradução livre), que tem como objetivo evocar uma sensação de velocidade e ousadia.
Austrália: Os uniformes evocam os ecossistemas únicos do país. A camisa titular evoca a paisagem acidentada e arenosa do Outback (interior desértico australiano) e os pântanos e florestas ricos em diversidade.
Já a camisa reserva é uma homenagem às costas australianas e ao oceano.
As cores representam a vida marinha e os recifes, e simbolizam a profunda conexão entre os australianos e a vida costeira.
Canadá: Os uniformes do Canadá serão os mesmos que a seleção usou no ano passado, já que, segundo a Nike, a seleção canadense está em um ciclo diferente de desenvolvimento de uniformes.
As camisas dão destaque para o tradicional esquema de cores vermelho e branco do país, e contam com a folha de bordo, símbolo canadense mais reconhecido mundialmente, no escudo.
Catar: O uniforme principal do Catar conta com acabamento serrilhado branco para espelhar a bandeira do Catar, e a crista na parte superior do peito destaca o status de nação anfitriã da Copa.
O uniforme reserva, por sua vez, evoca o litoral do país, enquanto uma sutil sobreposição gráfica de pérolas acena para a história do mergulho em pérolas nos atóis costeiros.
Em movimento, a ideia é que a camisa se assemelhe a uma tempestade de areia girando no sol árido.
Coreia do Sul: Considerada arrojada, ousada e enérgica pela marca, a camisa titular remete à mitologia sul-coreana, em especial o conceito Dokkaebi, representando a mentalidade feroz de uma nação orgulhosa que é amplificada por um vermelho vibrante e um gráfico de manga com listras de tigre representando força e poder.
A camisa reserva, por sua vez, destaca Taegeuk, símbolo encontrado na bandeira do país que representa o orgulho nacional e o equilíbrio entre o céu (azul) e a terra (vermelho).
Em ambos os uniformes, o nome do país surge em coreano na parte de trás da gola.
Croácia: A camisa titular apresenta uma versão moderna do tradicional padrão xadrez mundialmente reconhecido que simboliza o orgulho croata.
As linhas limpas do uniforme principal sublinham os valores centrais da família, paixão e tradição croatas, enquanto as linhas onduladas e borradas do uniforme reserva acenam para os fluxos e refluxos da costa da Croácia, conhecida como “Pérola do Mar Adriático”.
Estados Unidos: A coleção dos Estados Unidos serve como um símbolo do orgulho nacional e inspira-se no legado esportivo diversificado e célebre do país.
As icônicas dicas de design do uniforme incluem listras ousadas, um escudo central ampliado (semelhante a camisas de basquete), Swooshes duplos nas mangas (que lembram os usados em camisas de futebol americano), a construção exclusiva de ombro e manga cortada e costurada (padrão de uma camisa de hóquei no gelo) e letras em bloco atemporais.
Detalhes sutis, como “States United” na parte interna das costas da camisa, adicionam profundidade à história de unidade e união, enquanto a técnica de tingimento no gelo usada no uniforme reserva cria um padrão vibrante para celebrar a diversidade e a juventude.
França: A nova coleção francesa celebra a France Nouveau, ou Nova França, uma fusão da herança e do futuro do país.
O padrão de folha de carvalho e ramo de oliveira da camisa titular representa força, solidariedade e paz.
As dicas clássicas de design francês incluem uma inserção tricolor no short, meia e punho em jacquard e detalhes dourados.
O design da camisa reserva, por sua vez, é composto por imagens icônicas francesas e símbolos dos Les Bleus, como o Galo e o Arco do Triunfo.
Holanda: A camisa titular holandesa é totalmente laranja para remeter à tradição do país, ao mesmo tempo em que usa uma nova linguagem de design para enfatizar a mentalidade inclusiva e internacional da cultura holandesa.
Além disso, um redemoinho dançante de “Orange Peel” e “Laser Orange” evoca a juba de um leão, símbolo histórico da Holanda, e representa a fluidez do sistema tático do lendário “futebol total” do país.
Na camisa reserva, cores e texturas ricas foram pensadas para contar a história da cultura e do futebol que se influenciam mutuamente e de forma constante em território holandês.
Inglaterra: Os ingleses terão uma primeira camisa majoritariamente branca, com detalhes em degradê na cor azul na região dos ombros.
A camisa reserva será vermelha, com detalhes em um tom de azul mais escuro.
Polônia: Para o uniforme principal polonês, gráficos intrincados nas mangas retratam o ninho e as penas de uma águia branca, estampada no brasão do país, em homenagem ao símbolo centenário da soberania e unidade polonesa.
O vermelho e o branco, cores nacionais da Polônia, celebram a paz e a honra.
Portugal: As camisas de Portugal sinalizam uma nova era no horizonte para o futebol português.
Na titular, uma linha diagonal imita a bandeira enrolada ao redor do corpo, e o orgulho nacional é mostrado por meio do escudo da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da esfera armilar, usada como patch na gola traseira.
Já na camisa reserva, foi usado um tom off-white para garantir que o manto português ganhe destaque em “um mar de uniformes brancos brilhantes”.
Reportagem: Maquinadoesporte.com.br
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário