Estudo da Nielsen mostra que Copa do Mundo deve influenciar Black Friday deste ano.
50% dos entrevistados pelo instituto afirmaram que aproveitarão promoção para se preparar para o Mundial.
A proximidade da Copa do Mundo, maior evento esportivo do ano, tem ocasionado impactos nas tendências de consumo do Brasil.
Um estudo realizado pelo instituto de pesquisas Nielsen, com sede nos Estados Unidos, e divulgado nesta semana mostra que o Mundial do Catar deve influenciar a Black Friday deste ano, que ocorrerá em 25 de novembro, na mesma semana da abertura do evento esportivo (dia 20 de novembro).
A pesquisa foi realizada entre 6 e 21 de julho de 2022 e entrevistou 2 mil pessoas em todo o Brasil.
Ela identificou que 87% dos consumidores que costumam adquirir produtos na Black Friday gostam de futebol, sendo que 65% consideram-se fãs, ao passo que 22% são espectadores ocasionais.
Pelo menos metade dos entrevistados planeja adquirir produtos na Black Friday como preparação para a Copa do Mundo.
O estudo da Nielsen conclui que “as marcas têm espaço para influenciar em decisões de compra e que o caminho para isso é focar na adequação da mensagem para os consumidores, potencializando os resultados”.
A pesquisa também aponta que 54% dos que pretendem fazer economias para a Black Friday são fãs de futebol.
Outro dado interessante é que 56% das pessoas que juntam dinheiro para a data possuem renda mensal de dois a quatro salários mínimos.
Mulheres são destaque: De acordo com a pesquisa da Nielsen, as mulheres representam metade dos que assistirão à Copa.
Mais de 40% delas afirmam ser fãs de futebol, e duas em cada dez brasileiras revelaram que consomem esportes on-line.
O estudo indica ainda que 43% das mulheres estão se preparando para comprar nos períodos de Black Friday e Copa.
Roupas e eletrodomésticos respondem por 61% das intenções de compras femininas para os dois eventos.
O levantamento da Nielsen foi produzido em parceria com a Toluna, empresa especializada em pesquisas de mercado e insights do consumidor.
O objetivo é criar um perfil do cliente visando a essas datas, entendendo o ponto de vista da audiência para auxiliar as marcas a adequarem suas estratégias de negócio e antecipar decisões de negócio com o propósito de alavancar vendas durante os dois eventos.
“O último trimestre do ano, também conhecido como ‘supertrimestre’, está cheio de eventos e, para as marcas, é importante entender como estas datas se relacionam e como impactarão no comportamento do consumidor”, afirmou Sabrina Balhes, líder de medição da Nielsen Brasil.
Eletrodomésticos e eletrônicos lideram preferência: Bens de consumo duráveis, como eletrodomésticos e celulares ou tablets, são os preferidos dos brasileiros para a Black Friday.
As categorias representam 59% e 57% das respostas do estudo, respectivamente.
Na sequência, aparecem vestuário (56%), notebooks (38%) e móveis em geral (26%).
O estudo também revela que 62% da população preta e parda têm intenção de comprar eletrodomésticos, enquanto 60% pretendem desembolsar em celulares, tablets e móveis.
Outro dado interessante é relacionado à intenção de compra de eletrodomésticos e eletrônicos pela comunidade LGBT+ (66% e 69%, respectivamente), que costuma consumir mais nesta ocasião do que o restante da população (percentuais de 61% e 60%, respectivamente).
Impacto da publicidade: Por fim, a pesquisa da Nielsen mostra que, apesar do crescimento da publicidade on-line, os brasileiros têm mais confiança em propagandas veiculadas em meios tradicionais.
O sistema “boca a boca” é tido como o mais confiável, com 91% de concordância (confia/confia muito).
Nesse ranking, os patrocínios em eventos esportivos também se destacam, com um índice de 87% de credibilidade, ficando à frente de anúncios em jornais (85%), TVs (85%) e rádios (84%).
Reportagem: Maquinadoesporte.com.br
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
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