Verstappen passa Leclerc no fim e vence corrida classificatória na Emilia-Romagna.
Holandês Max Verstappen é ultrapassado na largada, mas se recupera no fim e, faltando duas voltas, deixa Leclerc para trás com uma linda manobra por fora.
Hamilton fica em décimo quarto lugar.
O holandês Max Verstappen da RBR venceu, neste sábado (23), a corrida classificatória do Grande Prêmio da Emilia-Romagna no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola.
Ele, que saiu na ponta, perdeu a primeira posição para Charles Leclerc, da Ferrari, na largada, mas conseguiu recuperar a liderança a duas voltas do fim com uma manobra por fora.
De quebra, Max garantiu a primeira posição para a prova principal, que será neste domingo, com o companheiro Sergio Pérez na terceira colocação.
Depois de começar o dia liderando o segundo treino, a Mercedes voltou a sofrer.
Partindo respectivamente em décimo primeiro lugar e décimo terceiro lugar, George Russell e Lewis Hamilton perderam posições na largada.
Russell retomou seu posto original na bandeirada, mas o heptacampeão chegou no décimo quarto lugar.
Apesar da vitória e os oito pontos na tabela, Verstappen é o quinto na classificação com 33 pontos.
Leclerc segue disparado na ponta com 78 pontos, seguido pelo companheiro de equipe Carlos Sainz (38), que desbancou George Russell, da Mercedes, com o resultado deste sábado (23).
Imola foi a primeira rodada de 2022 a ter uma corrida classificatória.
Neste ano, ainda teremos o Grande Prêmio da Áustria em Spielberg, e o Grande Prêmio de São Paulo em Interlagos, este marcado na temporada passada pela recuperação milagrosa de Lewis Hamilton, de vigésimo lugar a quinto lugar em 24 voltas.
Na largada, Leclerc tracionou melhor e pulou na primeira posição, deixando Max para trás.
O monegasco liderou, até com certa tranquilidade, até as últimas voltas.
Faltando dois giros, Verstappen encostou em Charles e conseguiu, por fora, uma linda ultrapassagem.
Partindo da décima colocação após bater no início do Q3, na sexta-feira (22), Carlos Sainz fez uma boa prova de recuperação e chegou em quarto lugar, à frente de Lando Norris, quinto.
Completaram os oito primeiros, que pontuaram, Daniel Riccardo, Valtteri Bottas e Kevin Magnussen.
A corrida principal do Grande Prêmio da Emilia-Romagna será neste domingo (24), com largada às 10 horas (horário de Brasília).
O Globo Esporte acompanha em tempo real.
A torcida vibrava e ia a loucura a cada ultrapassagem de Sainz, que largou em décimo lugar e foi subindo na classificação.
Por outro lado, os fãs se empolgavam a cada volta completada por Leclerc na primeira posição, mas sofreram com o rendimento do monegasco nas últimas voltas.
OS TRÊS PRIMEIROS:
MAX VERSTAPPEN: "Muito feliz por ter uma corrida classificatória limpa no final. Claro que estou feliz por hoje, mas amanhã outros compostos de pneus entrarão em jogo", disse.
CHARLES LECLERC: "Lutamos com os pneus no final, então precisamos analisar isso para amanhã. É a vida, vamos trabalhar e voltar mais fortes amanhã", disse.
SERGIO PEREZ: "Penso que foi importante minimizar o impacto da classificação de ontem. Hoje conseguimos nos recuperar, e acredito que estamos numa boa posição para amanhã", disse.
A LARGADA: Largando em segundo lugar, Leclerc tracionou melhor e pulou para a primeira posição, deixando Verstappen em segundo e Norris em terceiro.
Algumas curvas depois da largada, o chinês Guanyu Zhou e o francês Pierre Gasly colidiram, com o piloto da Alfa Romeo ficando parado, obrigado o safety car a entrar na pista.
MOMENTOS-CHAVE:
TERCEIRA VOLTA: O safety car entrou na pista após batida na primeira volta entre Zhou e Gasly e os carros se alinharam com Leclerc em primeiro, seguido por Verstappen, Norris, Magnussen e Perez.
BRIGA DE ESPANHÓIS: Na sétima volta, o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, deixou para trás o compatriota Fernando Alonso, da Alpine, e assumiu a sétima posição.
PÉREZ ESCALANDO: O mexicano Sergio Perez, da RBR, foi subindo posições aos poucos para chegar na terceira posição.
Primeiro, passou Kevin Magnussen, depois Daniel Riccardo e, por fim, Lando Norris.
NO EMBALO DA TORCIDA: Sainz deixou Daniel Riccardo para trás e assumiu a quinta posição, para delírio do público, apaixonado pela Ferrari.
Na volta seguinte, superou Norris e pulou para quarto lugar.
CHEGOU E PASSOU: Faltando quatro voltas para o fim, Verstappen conseguiu encostar em Leclerc na briga pela primeira posição.
Faltando duas voltas, o holandês conseguiu, por fora, assumir a liderança, em uma linda ultrapassagem.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário