Domínio brasileiro na Taça Libertadores da América e na Copa Sul-Americana pode transformar o G-6 até em G-9 no Brasileirão.
Taça Libertadores da América terá Flamengo-RJ (Brasil) X Palmeiras-SP (Brasil), e Copa Sul-Americana terá Athletico-PR (Brasil) X Red Bull Bragantino-SP (Brasil).
Com isso, Brasileirão provavelmente terá um G-8 ou até um G-9.
Entenda as possibilidades.
O domínio nas competições sul-americanas garantiu ao futebol brasileiro ter nove representantes na Taça Libertadores da América de 2022.
Com isso, o Campeonato Brasileiro pode ver o atual G-6 virar até um G-9 na zona de classificação para o principal torneio continental.
Para que o G-6 vire G-9, os campeões da Taça Libertadores da América (Flamengo-RJ (Brasil) ou Palmeiras-SP (Brasil)), da Copa Sul-Americana (Athletico-PR (BRasil) ou Red Bull Bragantino-SP (Brasil)) e da Copa do Brasil (Athletico-PR, Flamengo-RJ, Atlético-MG ou Fortaleza-CE) precisam terminar entre os primeiros colocados do Brasileirão.
Atualmente, Atlético-MG, Red Bull Bragantino-SP, Flamengo-RJ, Fortaleza-CE e Palmeiras-SP estão no G-6.
O Athletico-PR é o nono colocado.
No cenário atual, portanto, é bastante provável que o G-6 vira G-9.
A princípio, o futebol brasileiro tinha sete vagas na Taça Libertadores da América de 2022, para o campeão da Copa do Brasil e os seis primeiros do Brasileirão.
Com dois brasileiros na final da Taça Libertadores da América e outros dois na final da Copa Sul-Americana, portanto, o país terá nove representantes na próxima Taça Libertadores da América.
Caso o mesmo clube conquiste dois ou até três títulos, ele abrirá uma vaga para a Taça Libertadores da América dentro do próprio Brasileirão.
Ou seja, os vice-campeões da Taça Libertadores da América, da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil não terão vagas asseguradas na Taça Libertadores da América de 2022.
A final da Taça Libertadores da América, entre Flamengo-RJ (Brasil) e Palmeiras-SP (Brasil), será em 27 de novembro, um sábado.
E a final da Copa Sul-Americana, entre Athletico-PR (Brasil) e Red Bull Bragantino-SP (Brasil), está marcada para o dia 20 de novembro, no sábado anterior.
Já a Copa do Brasil ainda está na semifinal, com Athletico-PR X Flamengo-RJ em uma chave e Atlético-MG X Fortaleza-CE na outra.
Os confrontos estão marcados para os dias 20 de outubro e 27 de outubro, duas quartas-feiras, às 21h30 (horário de Brasília).
Vagas na Copa Sul-Americana: Os seis melhores do Brasileirão que não forem para a Taça Libertadores da América vão garantir a vaga na Copa Sul-Americana de 2022.
Atualmente, as vagas vão do sétimo ao décimo segundo colocado.
Caso o G-6 vire G-9 para a Taça Libertadores da América, as vagas na Copa Sul-Americana irão do décimo lugar ao décimo quinto lugar do Brasileirão.
Confira o que diz o regulamento do Brasileirão:
Caso um clube obtenha acesso à Taça Libertadores da América de 2022 através de uma das duas competições continentais (na hipótese de conquistar a Taça Libertadores da América de 2021 ou a Copa Sul-Americana de 2021) e também por intermédio de uma das competições nacionais (Brasileirão 2021 ou Copa do Brasil de 2021), este clube ocupará a vaga destinada à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), com a vaga 6 oriunda do Brasileirão 2021 ou da Copa do Brasil 2021, conforme o caso, sendo repassada ao clube melhor colocado no campeonato, excluídos os clubes já classificados.
Caso um clube obtenha acesso à Taça Libertadores da América de 2022 através da Copa do Brasil e também por intermédio do Brasileirão, este clube ocupará a vaga destinada à Copa do Brasil, com a vaga oriunda do Brasileirão sendo repassada ao clube melhor colocado no campeonato, excluídos os clubes já classificados.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário