Verstappen segura Hamilton, vence GP dos Estados Unidos América e amplia liderança na Fórmula 1.
Piloto da Mercedes chegou a ultrapassar rival na largada, mas depois de cair para segundo por estratégia da RBR, não se aproximou de Verstappen a tempo de superá-lo novamente.
Pérez completa pódio.
Em clima de faroeste americano, Lewis Hamilton e Max Verstappen batalharam do início ao fim do Grande Prêmio dos Estados Unidos neste domingo (24), mas foi o holandês quem levou a melhor no Circuito das Américas e conquistou a vitória na prova, sua oitava na Fórmula 1 em 2021.
A dupla se revezou na liderança, com direito a uma largada de tirar o fôlego na qual o britânico da Mercedes levou a melhor.
Porém, a RBR superou a Mercedes na estratégia, colocando ainda Sergio Pérez no terceiro lugar da corrida texana.
A Mercedes e a RBR jogaram com duas paradas na prova; no entanto, a equipe austríaca mandou seus pilotos para os boxes na frente e garantiu a vantagem com o undercut.
No último pit stop de Hamilton, a heptacampeã de construtores manteve os pneus duros; apesar de ter conseguido reduzir em 20 voltas a desvantagem de quase 9 segundos, Hamilton não chegou a tempo de passar Verstappen.
O britânico do carro 44 ainda sofreu com a ausência de seu companheiro Valtteri Bottas, que punido com cinco posições por trocar um dos componentes do motor, se perdeu no pelotão intermediário.
Do outro lado, a RBR pôde contar não apenas com Verstappen mas com Sergio Pérez, seu segundo piloto.
Além da disputa entre os líderes do campeonato, a corrida teve também a briga entre McLaren e Ferrari, que rivalizam pelo posto de terceira força do campeonato da Fórmula 1 em 2021.
O certame teve direito a "sanduíche" na largada e toque nas últimas voltas, mas foi a escuderia italiana quem se saiu vencedora, colocando Charles Leclerc na quarta colocação, à frente de Daniel Ricciardo.
A vitória de Verstappen dobrou sua vantagem na liderança do campeonato de pilotos sobre Hamilton de seis para 12.
O heptacampeão leva para casa, além dos 18 pontos do segundo lugar, o ponto extra da volta mais rápida.
A Mercedes permanece na ponta do Mundial de Equipes com 460.5 tentos contra 437.5 da RBR.
A décimo oitava etapa da temporada da Fórmula 1 será o Grande Prêmio do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, em 7 de novembro.
Restam cinco corridas para o fim do campeonato, em 12 de dezembro.
Os três primeiros:
VERSTAPPEN: "Fomos agressivos e não tinha a certeza de que ia funcionar, mas as últimas voltas foram divertidas. Estou super feliz, é claro, por ter dado conta".
HAMILTON: "“Em primeiro lugar, parabéns ao Max, ele fez um ótimo trabalho hoje. Foi uma corrida muito difícil. Tive um bom começo e dei absolutamente tudo de mim, mas no final do dia eles apenas tiveram a vantagem neste fim de semana".
PÉREZ: "Fiquei sem água no carro! Não conseguia beber nada, ficou muito difícil! Estava perdendo forças no final".
A largada: Max Verstappen, na pole, espremeu Lewis Hamilton e forçou o rival para a saída do pit lane.
Saindo da reta por dentro, o piloto da Mercedes contornou a curva 1 com uma ligeira vantagem sobre o holandês e "devolveu", deixando o líder do campeonato sem espaço e assumindo a liderança.
Max quase caiu para a quarta colocação, mas Sergio Pérez, em terceiro, não conseguiu passar o colega.
Também teve disputa entre a Ferrari e McLaren; Daniel Ricciardo e Lando Norris se entrepuseram a Carlos Sainz, que chegou a sair da pista; o espanhol cedeu a quinta colocação para o rival, enquanto Charles Leclerc permaneceu em quarto.
No fundo do grid, Lance Stroll e Nicholas Latifi se tocaram, e Esteban Ocon danificou a asa dianteira em um lance com uma das Alfa Romeos, visitando os boxes para reparos.
Melhores momentos:
1. Apesar de assumir a liderança, Hamilton viu Verstappen bem de perto em seu retrovisor nas primeiras voltas da corrida, com a diferença entre a dupla a menos de 1 segundo.
Porém, mesmo com a asa móvel na volta 3, o holandês não conseguiu passar o heptacampeão da Mercedes.
2. Verstappen visitou os boxes na décima volta, retornando para a pista com pneus duros na quinta colocação.
Dois giros depois, o holandês ganhou uma posição com a parada de Ricciardo, que vinha em quarto.
Na volta 13, foi a vez de Pérez, impulsionando Max novamente à vice-liderança da prova.
3. Com vantagem de 14s sobre Verstappen, Hamilton fez o primeiro pit stop da disputa, também trocando os compostos médios pelos duros.
Porém, voltou para a pista em segundo lugar atrás de Verstappen.
4. Enquanto Verstappen já abria 6s de vantagem sobre Hamilton na ponta na décima sexta volta, o fundo do grid teve um duelo de três títulos mundiais em jogo; brigando pela décima segunda colocação com Kimi Raikkonen, Fernando Alonso empurrou o finlandês para fora da pista, mas foi o piloto da Alfa Romeo quem tomou a frente.
O lance chegou a ser investigado pela direção de prova mas nenhuma sanção foi imposta.
Logo depois, no entanto, o espanhol protagonizou outra manobra semelhante com Antonio Giovinazzi, que estava em décimo primeiro e perdeu a colocação.
5. Alonso repetiu o mesmo lance com Giovinazzi, depois de devolver o décimo primeiro lugar para o rival: ele espalhou o carro sobre o italiano, que retribuiu e empurrou o bicampeão de volta, quase tocando em seu pneu traseiro direito.
Apesar dos protestos de Giovinazzi, a Alfa Romeo determinou que o piloto cedesse a posição ao espanhol.
6. Verstappen parou pela segunda vez na volta 30, adotando pneus duros mais novos.
O holandês retornou para a pista em terceiro lugar atrás de Pérez, que logo cedeu a vice-liderança para o colega da RBR e também fez mais um pit stop no giro seguinte.
7. A menos de 20 voltas para o fim da prova, Hamilton parou pela segunda vez e adotou pneus duros novos.
O britânico voltou para a disputa em segundo lugar, cedendo a liderança para Verstappen.
8. Na briga pelo quinto lugar, Ricciardo e Sainz quase se tocaram.
9. A aposta da Mercedes por uma aproximação de Hamilton e Verstappen no fim da disputa começou a se desenhar nos dez giros restantes; a diferença, que chegou a quase 9 segundos, foi reduzida volta a volta pelo britânico.
10. Kimi Raikkonen rodou na curva 6 e acabou saindo da pista, parando na brita.
Porém, conseguiu retornar para a disputa, embora tenha caído do décimo para o décimo segundo lugar.
11. Na última volta, Hamilton conseguiu reduzir a diferença para Verstappen em menos de 1 segundo e abriu a asa móvel, igualando o rival.
Porém, o impulso extra não foi suficiente ele não teve tempo de tentar a ultrapassagem.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário