sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Atletas vacinados em jogo

Governo inglês anuncia isenção de quarentena, e Seleção poderá contar com atletas vacinados.

Atletas não precisarão ficar confinados por 10 dias no retorno à Europa, viabilizando liberação por parte dos clubes. 

CBF (Confederação Brasileira de Futebol) informa que oito convocados já têm esquema de vacinação completo.

Depois de não poder contar com jogadores que atuam na Inglaterra na Data FIFA de setembro, a seleção brasileira poderá ter o reforço dos atletas da Premier League nos próximos compromissos, em outubro. 

O governo inglês confirmou nesta sexta-feira que permitirá uma isenção de quarentena para os atletas que viajarão a países que seguem na lista vermelha do Reino Unido com relação à pandemia da Covid-19, que inclui o Brasil. Entretanto, a medida só se aplica àqueles que estiverem com esquema vacinal completo.

O técnico Tite convocou oito atletas que atuam na Premier League para os próximos duelos das eliminatórias, contra Venezuela, Colômbia e Uruguai: os goleiros Alisson (Liverpool) e Ederson (Manchester City), o lateral Emerson (Tottenham), o zagueiro Thiago Silva (Chelsea), os meias Fabinho (Liverpool) e Fred (Manchester United) e os atacantes Raphinha (Leeds) e Gabriel Jesus (Manchester City). 

Após consulta, a CBF informou que os oito convocados já estão totalmente vacinados.

Os jogadores, porém, terão que cumprir medidas específicas no retorno à Inglaterra. 

O governo exigiu que os atletas permaneçam isolados em instalações próximas ao centro de treinamento de seus clubes. 

Eles terão autorização para sair apenas uma vez por dia para treinar com as equipes ou participar de jogos oficiais, segundo o "The Times".

"Trabalhamos junto com as autoridades do futebol para chegar a uma saída que atendesse o interesse tanto dos clubes quanto do país, mantendo os mais altos níveis de segurança e saúde pública. Nossa melhor defesa contra o vírus é a vacinação, e essas novas medidas permitirá que jogadores totalmente vacinados cumpram seus compromissos internacionais em segurança, da forma mais prática possível, permitindo que eles treinem e joguem com seus clubes o mais cedo possível no retorno", disse o governo inglês em comunicado.

Na Data FIFA de setembro, o comandante da seleção brasileira precisou cortar nove atletas que atuam no Campeonato Inglês: Alisson, Ederson, Thiago Silva, Fabinho, Fred, Gabriel Jesus, Richarlison Rapinha e Firmino. 

Eles fizeram parte de uma lista de 60 jogadores de 19 times ingleses diferentes, que teriam compromissos em 26 países fora do Reino Unido, em setembro, mas foram vetados de viajar.

Os clubes pressionaram, e a Premier League decidiu não liberar os atletas por conta da exigência de quarentena de 10 dias no retorno à Inglaterra, o que impediria a participação dos jogadores em treinos e jogos. 

Porém, Argentina e Colômbia conseguiram uma solução para ter os jogadores ao menos em parte dos jogos disputados em setembro.

A CBF reagiu pedindo que a FIFA aplicasse uma punição aos clubes ingleses, que ficariam proibidos de usar os jogadores não-liberados por cinco dias após o fim da janela de jogos internacionais. 

Dias depois, porém, a confederação decidiu retirar o pedido de punição, entrando em acordo com as equipes e o governo britânico, que prometeram tentar chegar a uma solução na próxima ocasião.

A Seleção enfrenta, fora de casa, a Venezuela, no dia 7 de outubro, e a Colômbia, no dia 10 de outubro. 

Depois, no dia 14 de outubro, recebe o Uruguai na Arena da Amazônia. 

O Brasil é líder das Eliminatórias com 100% de aproveitamento após oito jogos disputados. 

Caso ganhe as três próximas partidas, a Seleção chegará a 33 pontos e, assim, deve confirmar a classificação para o Mundial do Catar.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário