Análise: Norris faz Grande Prêmio perfeito e encaminha título na Fórmula 1, mas Verstappen mostra força em São Paulo.
Jornalista Rodrigo França comenta o resultado da corrida no Brasil e acredita que o britânico pode ter escrito capítulo decisivo na disputa pelo campeonato de 2025.
A expressão “mão na taça” costuma funcionar no futebol, mas na Fórmula 1, onde uma quebra pode colocar tudo a perder na última volta, convém ter cautela para seu uso.
Mas em Interlagos Lando Norris mostrou que pode fazer do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 deste domingo o seu capítulo decisivo na conquista do título.
Conquistou 100% dos pontos possíveis em Interlagos, vencendo a corrida sprint e a prova principal, além de cravar as duas pole positions.
Com isso, abriu 24 pontos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, e 49 sobre Max Verstappen, que foi outro grande destaque do dia ao sair do pit lane, em último, para chegar na terceira colocação.
Como faltam apenas três etapas para o fim do Mundial, o holandês já terá que salvar um “match point” na próxima etapa, no circuito de rua de Las Vegas.
Pode até sair da disputa do título caso fique a mais de 58 pontos de desvantagem em relação ao líder após a corrida norte-americana.
Norris dedicou a vitória a Gil de Ferran, que foi um dos principais responsáveis pela grande mudança da McLaren nos anos recentes, tanto que Andrea Stella, chefe de equipe, também fez esta homenagem no ano passado, durante a conquista do título de construtores em Abu Dhabi em 2024 e sempre usa o pin do capacete do brasileiro durante todas as etapas da Fórmula 1.
E a força mental de Norris tem sido o grande diferencial das últimas etapas.
Seu bom rendimento em pistas com baixa aderência, como foi no México e agora no Brasil, foi um grande diferencial do britânico em cima do companheiro de equipe.
É visível também nos compromissos de imprensa e patrocinadores notar como Norris está bem menos tenso em relação aos primeiros Grandes Prêmios de 2025.
A corrida em São Paulo teve ótimos momentos na pista e ajudou a deixar o Mundial de Fórmula 1 bem interessante.
O ano começou com o domínio de McLaren e Piastri mostrando melhor momento nas primeiras provas.
Depois, foi a vez de Verstappen e a RBR protagonizarem uma impressionante reação após as férias da Fórmula 1 em agosto.
E agora Norris retoma a liderança e mostra capacidade para conquistar seu primeiro título da Fórmula 1, e olha que ele ainda perdeu os pontos com a quebra em Zandvoort, quando era segundo colocado.
Destaque também em Interlagos para a ótima corrida de Kimi Antonelli. Grande fã de Ayrton Senna (ele inclusive doou para a família de seu ídolo o capacete usado neste domingo em Interlagos), o italiano chamou atenção pela excelente performance, tanto no domingo quanto no sábado na corrida sprint.
Mesmo com o toque recebido no começo da prova (Piastri inclusive foi punido por isso, tomando 10 segundos), Antonelli conseguiu manter o carro na pista , estabelecer um bom ritmo de prova e chegar na segunda colocação, segurando a pressão do Verstappen.
Sobre o holandês, de fato ele mereceu o título de “piloto do dia”.
Verstappen saiu lá de trás, largando em último no pit lane para que a equipe aproveitasse para trocar diversos componentes do carro.
Deu certo: de um ajuste “inguiável” para uma prova em que ele conseguiu fazer ótimas ultrapassagens, o holandês chegou em terceiro e mantém viva a chance de título.
Está difícil?
Está.
Mas do Verstappen a gente não pode duvidar de nada.
Para Gabriel Bortoleto, foi um fim de semana para esquecer. Inclusive a gente tinha dito que o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1 seria o grande teste deste ano de estreia para o brasileiro, com a pressão de correr em casa, o excesso de compromissos fora pista e a enorme vontade do piloto em conseguir um resultado extraordinário diante de sua torcida.
Sim, foram 2 acidentes, um cenário complicado, mas Bortoleto está certo em querer buscar o limite, mas precisa mostrar já em Las Vegas que aprendeu com as lições do Grande Prêmio em Interlagos para o tornar um piloto ainda mais forte.
Os grandes campeões aprendem com seus erros, e o jovem piloto de 21 anos tem uma ótima oportunidade para sair mais forte da capital paulista após um final de semana tão difícil.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:
Postar um comentário