domingo, 23 de novembro de 2025

Ufa!

Botafogo-SP sofre, empata com Avaí em casa, mas escapa de queda no Campeonato Brasileiro da Série B.

Pantera fica no 0 a 0 em jogo dramático em Ribeirão Preto e conta com tropeço da Ferroviária para permanecer na divisão.

O Botafogo-SP não fez a parte dele, que era vencer o Avaí, mas a derrota da Ferroviária para o Operário-PR garantiu o Tricolor no Campeonato Brasileiro da Série B de 2026, e a Locomotiva caiu para o Campeoanto Brasileiro da Série C. 

Com o 0 a 0 em Ribeirão Preto-SP, neste domingo (23), o Pantera terminou a competição no limite para a zona de rebaixamento, em décimo sexto lugar, com 42 pontos.

O jogo teve amplo domínio tricolor no primeiro tempo, mas ficou dramática na etapa final, quando o Avaí criou mais chances e o Botafogo ainda acertou a trave, com Jonathan Cafú. 

Além disso, as movimentações de placar nos outros jogos acrescentaram mais sofrimento ao torcedor, que perdeu a paciência com a equipe em diversos momentos, vaiou bastante ao término do jogo, mas respirou aliviado com a permanência do time na divisão.

Embora não tenha feito sua parte no jogo decisivo, a reação do Botafogo na reta final do Campeonato Brasileiro da Série B sob o comando de Ivan Izzo permitiu ao time permanecer. 

No geral, em 38 rodadas, o Pantera terminou 20 vezes na zona de rebaixamento. 

Assim que Ivan Izzo assumiu o comando de forma interina, após demissão de Allan Aal, a equipe conseguiu 3 vitórias, 4 empates e sofreu apenas uma derrota. 

Com 42 pontos, evitou a queda à terceira divisão do futebol brasileiro e disputará o Campeonato Brasileiro da Série B em 2026 pela quarta vez seguida.

Com o empate, o Botafogo terminou o campeonato em décimo sexto lugar, com 42 pontos. 

O Avaí, que apenas cumpriu tabela, encerrou o Campeonato Brasileiro da Série B com 56 pontos e na nona posição.

O Botafogo foi superior nos 45 minutos iniciais, mas encontrou muita dificuldade para furar o bloqueio do Avaí, que entrou em campo com 3 defensores e a clara intenção de encurtar os espaços, abrindo mão do jogo ofensivo. 

Com mais posse e iniciativa, o time da casa apostou em chutes de longa distância para tentar romper a marcação.

A melhor chance de longe surgiu aos 18 minutos do primeiro tempo, quando Gabriel Bispo finalizou de fora da área e César espalmou para escanteio. 

As outras oportunidades mais claras nasceram dos pés de Léo Gamalho, que saiu da área para servir os companheiros. 

Deixou Gabriel Barros em boa condição aos 28 minutos do primeiro tempo e Dramisino aos 40 minutos do primeiro tempo, mas ambos desperdiçaram, mantendo o placar zerado no intervalo.

No etapa final, o Botafogo caiu de produção após as mudanças e passou a sofrer mais com o Avaí, que cresceu na partida e obrigou Victor Souza a trabalhar em bons arremates de João Vitor e Marquinhos Gabriel. 

A equipe catarinense se mostrou mais presente no campo ofensivo, explorando os espaços deixados pelo adversário.

O time paulista já não apresentava a mesma intensidade, mas continuou criando as melhores chances. 

Aos 21 minutos do segundo tempo, Jonathan Cafu recebeu de Marquinho e chegou batendo de primeira, carimbando a trave. 

Já aos 45 minutos do segundo tempo, Jefferson Nem fez fila na defesa e finalizou para uma grande defesa de César, mantendo o empate até o apito final.

Foi o segundo maior público do Botafogo no ano. 

Atrás apenas do confronto contra o São Paulo, em janeiro, pelo Campeonato Paulista, que registrou 13.090 torcedores.

Os times entram em recesso com o fim do Campeonato Brasileiro da Série B, mas o planejamento para 2026 estará em pauta neste período. 

O Botafogo disputará o Campeonato Paulista, a partir do dia 11 de janeiro, enquanto o Avaí terá pela frente o Catarinense, previsto para começar no dia 7 de janeiro.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário