Veja como ficam as vagas para a Taça Libertadores da América via Campeonato Brasileiro com vice do Atlético-MG na Copa Sul-Americana.
Título perdido pela equipe mineira acaba com chances de G-9.
Com o Lanús levantando o troféu da Copa Sul-Americana de 2025, a Taça Libertadores da América de 2026 vai contar com 8 representantes brasileiros.
Se o Atlético-MG tivesse conquistado a taça, o Brasil igualaria o recorde de 2022, com 9 equipes no torneio.
Ao perder o Lanús, neste sábado (22), na final da Sul-Americana, o Galo só tem uma chance de ir à Taça Libertadores da América, via Campeonato Brasileiro.
Neste momento, a tabela do Campeonato Brasileiro apresenta um G-7, ou seja, os 7 primeiros colocados se classificam à Taça Libertadores da América.
Os 5 melhores colocados vão à fase de grupos, e 2 entram na fase prévia.
Isso se deu após a definição da final deste ano, entre Palmeiras e Flamengo, que ocupam as 2 primeiras posições do Campeonato Brasileiro da Série A.
Se o campeão da Copa do Brasil estiver entre os 7 primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, haverá G-8.
Os semifinalistas do torneio de mata-mata são Corinthians, Cruzeiro, Fluminense e Vasco.
No momento, Cruzeiro e Fluminense estão entre os 7 primeiros.
Corinthians, em décimo lugar, e Vasco, décima terceira posição, aparecem fora da zona de classificação.
Sem um campeão brasileiro na Copa Sul-Americana, não há mais chances de G-9 no Campeonato Brasileiro.
Divisão das vagas brasileiras: Desde 2017, o Brasil tem 7 representantes garantidos na Taça Libertadores da América, sendo 6 vagas deles via Campeonato Brasileiro (os 4 primeiros colocados da tabela ficam com as vagas diretas, e os outros 2 clubes disputam as fases preliminares da Taça Libertadores da América) e o campeão da Copa do Brasil.
Caso os vencedores das competições estejam entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, as vagas são repassadas às equipes de melhor campanha na tabela.
Neste momento, o sétimo colocado do Brasileirão vai disputar as fases preliminares da Taça Libertadores da América.
Até hoje, a única vez que 9 clubes brasileiros participaram de uma edição da Taça Libertadores da América foi em 2022.
No ano anterior, 2021, o Palmeiras venceu a Taça Libertadores da América, e o Athletico-PR se sagrou campeão da Copa Sul-Americana.
Naquele ano, o Atlético venceu o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
Na Taça Libertadores da América, o Galo se credenciou como vencedor do Campeonato Brasileiro da Série A, abrindo a vaga da Copa do Brasil para o campeonato nacional.
Por isso, o G-6 do Campeonato Brasileiro se transformou em G-8, classificando Fluminense e América-MG para as fases preliminares da Taça Libertadores da América.
Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e Mirassol já estão matematicamente classificados para a Taça Libertadores da América de 2026 via Campeonato Brasileiro.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:
Postar um comentário