Técnico da Itália critica Eliminatórias e cita vagas da América do Sul: "Temos que repensar".
Gattuso analisa possibilidades de seleções sul-americanas se classificarem para a Copa do Mundo em relação às europeias: "Essa é a decepção".
Com a Itália ainda ameaçada de ficar de fora da próxima Copa do Mundo, Gennaro Gattuso fez reclamações da fórmula de disputa das Eliminatórias Europeias.
O técnico da seleção italiana fez um paralelo com a tabela das Eliminatórias Sul-Americanas, que classifica 6 equipes dentre 10 seeleções, com a sétima colocada ainda disputando a repescagem mundial.
"Sem arrependimentos, vencer ajuda a vencer, mas é normal que precisemos entender os critérios. Olhando para a tabela sul-americana, que tem 10 equipes, das quais seis se classificam, a sétima disputa um playoff contra a equipe da Oceania, essa é a decepção. Definitivamente temos que repensar as coisas. Quanto ao resto, meu foco está na partida de amanhã, não vou além disso", disse Gattuso.
Diferentemente da América do Sul, a qualificação europeia é feita por meio de 12 grupos, em que apenas o líder de cada chave se classifica direto para o Mundial.
Os vice-líderes vão para a repescagem europeia, o que aconteceu com a Itália em 2018 e 2022, quando acabou eliminada e não disputando a Copa.
Na atual edição das Elimintórias Europeias, a Itália tem novamente situação delicada.
A Azzurra é segunda colocada do Grupo I, com 3 pontos a menos que a líder Noruega.
Com direito a confronto direto contra os noruegueses, a seleção italiana tem duas rodadas para tentar assumir a liderança e se classificar para a Copa do Mundo.
Caso termine em segundo colocado, vai para os playoffs.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:
Postar um comentário