Investimento de casas de apostas em patrocínios no Campeonato Brasileiro da Série A chega a R$ 1 bilhão.
Entre os 40 clubes de elite do futebol brasileiro, 32 são patrocinados por casas de apostas.
E olha que o número era ainda maior até a sexta-feira (17), quando o Bahia anunciou o rompimento com o Esportes da Sorte.
Ainda assim, a equipe de Salvador manda seus jogos na Arena Fonte Nova, que tem o naming rights da Casa de Aposta.
No Campeonato Brasileiro da Série A, aliás, o Bahia é o único que fica fora dessa lista.
O Palmeiras passou a fazer parte desse grupo a partir essa temporada, com a chegada do Sportingbet, mas também já tinha bet no seu uniforme feminino do ano passado.
Somando todos os valores que já foram divulgados na imprensa com os acordos, esse total chega na casa do R$ 1 bilhão, sendo que o agregado pode ser ainda superior dependendo das metas que serão alcançadas por cada clube.
Só Palmeiras, Flamengo e Corinthians são responsáveis por mais de R$ 300 milhões.
No Campeonato Brasileiro da Série B, dos 20 clubes, oito não estão com patrocínio de casas de apostas.
O Amazonas não renovou com a Reals, que estava no seu uniforme no ano passado, enquanto o América-MG não continuou com a Estrela Bet, mas já negocia com outra casa de aposta.
O Athletico-PR era parceiro da Esportes da Sorte, mas rompeu o acordo em outubro de 2024 em meio aos escândalos de polícia.
Avaí, Athletic, CRB e Cuiabá são os outros 4 clubes da Segundona que não estão envolvidos com apostas.
José Francisco Manssur é sócio do escritório CSMV Advogados e participou como assessor especial da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda em 2023.
Ele explica que não há nenhum outro ramo com tanto dinheiro disponível para o futebol.
"Não há outro segmento com capacidade e interesse em aportar recursos de patrocínio no esporte que chegue sequer perto das empresas de apostas", explicou.
Raphael Paçó Barbieri, que é especialista em direito desportivo e sócio do CCLA Advogados, vai em linha parecida e acrescenta que a regularização a partir de 2025 tornam os patrocinadores mais controlados.
"O espaço que as bets exercem aos patrocínios esportivos têm um papel fundamental dentro das receitas dos clubes, e com a regulamentação, a tendência é que esse mercado fique ainda mais segmentado, sério e transparente na relação com todas as partes envolvidas, criando um ambiente ainda mais propício para esses investimentos", acrescentou.
Os donos de casa de apostas também enxergam no futebol a oportunidade perfeita para unir a exposição diretamente com o negócio.
Muitos deles entendem que essa grande injeção de dinheiro ajudam nos altos valores que estão sendo movimentados nesta janela.
"O impacto positivo que as empresas de apostas esportivas têm causado no cenário nacional e internacional do futebol é visível. No Brasil, por exemplo, os investimentos dos clubes aumentaram, o nível de contratações está mais elevado, e tudo isso reflete dentro de campo e no relacionamento com o torcedor. Na Europa, o movimento é ainda mais tradicional do que aqui, pois muitos países já estão regulamentados há mais tempo. O futebol é forte por lá também por conta das bets", destaca Vinicius Nogueira, CEO da BETesporte, empresa que patrocina os rivais Vila Nova e Goiás.
"Temos um orgulho enorme em contribuir para o desenvolvimento do maior esporte do país e buscamos fortalecer cada vez mais o futebol brasileiro. Ficamos alegres em ocupar esse lugar de destaque e queremos que nossa marca cresça junto com os times que apoiamos", afirmou Talita Lacerda, CEO da 7k, patrocinador do Vitória e Mirassol.
"É um movimento natural do futebol por todo o planeta. Os torcedores estão habituados a se divertirem com as apostas esportivas, e as empresas, naturalmente, aproximam-se do seu público por meio de sua paixão. No Brasil é igual, as bets tem alavancado o crescimento do futebol brasileiro e nós, da Reals, temos orgulho da nossa parceria com o Coritiba, renovada agora para 2025. Queremos realizar muitas ações para aproximar ainda mais o torcedor do clube e da marca", analisa Rafael Borges, Country Manager da Reals, empresa que ocupa o espaço do máster no Coritiba, o maior da história do clube.
Na Europa, as casas de apostas também são bem presentes, com algumas restrições específicas como no caso da Premier League, que vai barrar patrocinadores desse tipo a partir do meio de 2026.
Em agosto deste ano, a bet365 acertou patrocínio à Champions League, sendo a primeira companhia do setor a patrocinar a disputa.
Já a UEFA (União das Associações Europeias de Futebol) Europa League e UEFA Conference League também fecharam uma parceria com o mesmo segmento, mas com a Kaizen Gaming, que detém as marcas da Betano e Stoiximan, e já patrocina os campeonatos locais na Grécia e Chipre.
A Betano, aliás, foi a patrocinadora global da Euro 2024.
Reportagem: Coluna Danilo Lavieri - UOL
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
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