A Albirroja mostrou uma grande reação contra a equipe ‘inca’, enquanto a Roja surpreendeu a seleção local no Grupo A do Sul-Americano Sub-20.
Ambas as partidas foram disputadas no Estádio Metropolitano em Barquisimeto, na Venezuela.
A Sul-Americano Sub-20, 2025 começou nesta quinta-feira, 23, com vitórias do Paraguai e do Chile contra Peru e Venezuela, respectivamente, no Grupo A, onde Uruguai teve rodada livre.
A ação continuará nesta sexta-feira, 24, na cidade de Valência, com os jogos Bolívia X Equador e o clássico Argentina E Brasil no Grupo B.
A Albirroja venceu o Peru por 2 a 1 na abertura do torneio para ambas as equipes.
Embora a Bicolor tenha começado melhor, a seleção dirigida pelo argentino Aldo Dusher conseguiu virar o placar com uma brilhante atuação de Luca Kmet, autor de um gol e uma assistência.
O ímpeto do ataque peruano foi fundamental nos estágios iniciais da partida, com Juan Pablo Goicochea sendo o jogador mais incisivo e autor do primeiro gol do jogo, aos 20 minutos do primeiro tempo, após um erro da defesa paraguaia.
A fórmula paraguaia foi reagir rapidamente e, em uma jogada isolada dentro da área aos 26 minutos do primeiro tempo, foi marcado um pênalti por toque de mão, que Luca Kmet converteu em gol com uma cobrança magnífica.
Com o 1 a 1, as coisas estavam realmente equilibradas até que, no segundo tempo, David Fernández fechou o placar para a seleção ‘guarani’ aos 27 minutos do segundo tempo, com um golaço de cabeça aproveitando uma bela cobrança, mais uma vez, do ’10’ paraguaio.
Luca Kmet marcou um gol e deu uma assistência na vitória do Paraguai.
Na edição anterior do Sul-Americano Sub-20, apenas um jogador da Albirroja havia conseguido marcar e dar um passe a gol em todas as partidas do torneio (Diego Gonzalez, 2 gols e 1 assistência).
Números do jogo:
Paraguai quebrou uma série de 3 partidas consecutivas sem vitória em sua estreia no Sul-Americano Sub-20 (2 Empates e 1 Derrota).
Seu último triunfo em uma estreia na competição foi em 2015.
Até hoje, o Paraguai estava há 6 partidas da Sul-Americana Sub-20 sem vencer (1 Empate e 5 Derrotas).
A Albirroja cortou a sequência vencendo o último adversário que havia derrotado no torneio, o Peru (1 a 0 em 2023 e 2 a 1 em 2025).
Paraguai marcou seu primeiro gol no Sul-Americano Sub-20 de 2025 com uma cobrança de pênalti, assim como fez outrora, na última edição do torneio.
Em 2023, também antes dos 30 minutos de jogo, Allan Wlk abriu o placar contra a Colômbia em Cali, de pênalti.
Juan Pablo Goicochea fez o primeiro gol da partida e foi o único jogador do Peru que fez chutes a gol, além de liderar sua equipe em cruzamentos (6 vezes, com Álvaro Rojas) e faltas geradas (3 vezes, com Maxloren Castro).
Lucas Quintana (Paraguai) fez 10 desvios nesta tarde contra o Peru.
Na edição de 2023 do Sul-Americano Sub-20, apenas 2 jogadores alcançaram esse número de rechaços em uma única partida: Kevin Mantilla (10 vezes para a Colômbia e Brasil) e Carlos Rojas (13 vezes para a Venezuela e Equador).
Venezuela 1 X 2 Chile: Em um grande jogo e com um bom público, a Roja conquistou os 3 pontos ao vencer a Venezuela por 2 a 1, com dois gols do capitão e artilheiro Juan Francisco Rossel.
Chile, sem hesitar e inspirado pelo atacante da Universidad Catolica, partiu para o ataque e pressionou a seleção local, e precisamente o casaca 18 anotou o primeiro gol aos 35 minutos do primeiro tempo, depois de um erro defensivo dos anfitriões.
A artilharia chilena continuou com um conjunto perfeito e preciso, liderado por seu maior bombardeiro, o capitão Rossel, que marcou novamente com um gol magistral após uma excelente jogada preparada aos 39 minutos do primeiro tempo.
Apenas o segundo golpe elevou o moral da Vinhotinto, que chegou ao empate com um golaço de sua estrela Kervin ‘Tuti’ Andrade, segundos antes do fim do primeiro tempo (aos 50 minutos do primeiro tempo).
Como era de se esperar, a Venezuela partiu pra cima no segundo tempo e o Chile se dedicou a manter o resultado, ameaçando com contra-ataques esporádicos dos seus laterais Vázquez e Ramos, mas sem sucesso.
A equipe da casa decepcionou o apoio massivo de sua torcida, mas ainda terá chances de recuperação quando enfrentar o Peru no sábado (25).
Juan Rossel é o primeiro jogador do Chile a fazer dois gols em uma partida da Sul-Americano Sub-20 desde Mauricio Gómez em janeiro de 2009, quando marcou 2 gols na vitória por 2 a 0 sobre a Bolívia na fase inicial.
Números do jogo: Chile não vencia em uma partida de estreia de uma edição da Sul-Americano Sub-20 desde 2013 (3 Empates e 1 Derrotas), quando derrotou a Argentina por 1 a 0.
Esse ano foi a última vez que a Roja chegou à fase final da competição.
Depois de não ter feito gols em sua despedida da Sul-Americano Sub-20 2023 (0 a 1 contra a Venezuela), o Chile evitou chegar a partidas consecutivas sem marcar gols pela primeira vez desde 2007. Desde aquele ano, a Roja disputou 48 jogos e só não anotou em 13 (27%).
Chile encerrou uma série de duas derrotas consecutivas contra a Venezuela na Sul-Americano Sub-20.
Até hoje, sua última vitória contra a Vinhotinto havia sido na fase de grupos da edição de 2015 (2 a 0).
Kervin Andrade marcou o único gol da Venezuela e liderou sua equipe em chutes a gol (3), passes para finalizações (5), tentativas de dribles (5) e cruzamentos (11).
Reportagem: Conmebol.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário