domingo, 26 de janeiro de 2025

Festa da Vinhotinto e vitória Celeste

A seleção venezuelana não decepcionou sua grande torcida, goleando em sua primeira vitória, assim como o Uruguai, que resgatou o triunfo nos últimos instantes do jogo.

A segunda rodada do Grupo A do Sul-Americano Sub-20 foi realizada no Estádio Metropolitano de Barquisimeto.

Neste sábado, 25 de janeiro, foi disputada a segunda rodada do Grupo A do Sul Americano Sub-20 de 2025, com vitórias da Venezuela e do Uruguai sobre Peru e Chile, respectivamente.

Esses resultados deixam a chave muito equilibrada, que também inclui o Paraguai, que teve jornada livre.

Uruguai 2 X 1 Chile: Em uma partida acirrada, o Uruguai venceu o Chile por 2 a 1 na segunda rodada do Grupo A do Sul-Americana de Sub-20.

A Celeste fez sua estreia no torneio com um início frenético e, como resultado dessa intensidade, o primeiro gol chegou aos 8 minutos do primeiro tempo, por meio de uma investida de Thiago Helguera, que terminou servida para Renzo Machado.

Uruguai teve o controle da bola, mas toda vez que o Chile atacava, causava estragos e não demorou muito para o gol de empate, após um lapso de desconcentração da defesa que foi aproveitada pelo ponta chileno Emiliano Ramos aos 16 minutos do primeiro tempo.

O 1 a 1 foi perfeito para a partida, já que ambas as equipes tiveram suas chances de desigualar, mas a barreira do goleiro chileno Sáez e a robusta defesa ‘charrua’ foram fundamentais para manter o placar empatado durante a maior parte do encontro.

No entanto, na última jogada da partida, o capitão chileno Rossel interceptou uma cobrança de tiro livre e seu desvio acabou indo para o ângulo de seu próprio gol aos 50 minutos do segundo tempo.

O destaque?

Thiago Helguera completou uma grande partida, dando assistência para o primeiro gol ‘charrua’, e também fechou a partida com 14 recuperações de bola no meio campo, três dribles e um chute a gol.

Números do jogo: Uruguai iniciou sua participação no Sul-Americano Sub-20 com 2 vitórias consecutivas na estreia pela primeira vez desde pelo menos 2007. 

Em ambas as partidas ganhou do Chile (3 a 0 em 2023 e 2 a 1 em 2025).

Uruguai ampliou sua série de triunfos consecutivos contra o Chile no Sul-Americano Sub-20 para 7 partidas. 

5 dessas 7 vitórias foram por uma margem de um gol a favor.

Uruguai venceu cinco de suas últimas 6 partidas em fase de grupos (5 em 2023 e a estreia de hoje em 2025) no Sul-Americano Sub-20. 

Nos 8 jogos anteriores a essa série nesta fase, a seleção teve três vitórias (2 Empates e 3 Derrotas).

Os 2 gols marcados depois do minuto 50 do segundo tempo, nas 2 últimas edições do Sul-Americano Sub-20 (2023 e 2025) foram anotados pelo Uruguai até agora. 

Álvaro Rodríguez marcou contra a Bolívia no torneio anterior aos 95:38, enquanto hoje Juan Rossel fez um gol contra aos 95:12.

Os oito desvios nesta partida, tanto de Matías Pérez quanto de Iván Román, são o terceiro maior registro nessa categoria para um jogador do Chile nas últimas 3 edições do Sul-Americano Sub-20, atrás de Lucas Alarcón em duas ocasiões (12 contra a Venezuela e 13 contra a Colômbia, ambos em 2019).

Venezuela 4 X 0 Peru: A Vinhotinto manteve vivas suas chances de classificação ao derrotar o Peru por 4 a 0 em sua segunda apresentação no torneio.

Bianneider Tamayo aos 13 minutos do primeiro tempo, abriu o placar para a seleção local, que teve um cenário ideal para comemorar seus primeiros 3 pontos na cidade de Barquisimeto.

Já a Bicolor, apesar das boas intenções, faltou força no ataque e sofreu sua segunda derrota consecutiva, que foi selada com um gol contra de Brian Arias aos 21 minutos do segundo tempo.

Com uma vantagem de 2 gols, a Venezuela manteu o resultado sob controle e seguiu o fluxo com explosões de bom futebol de Andrade, quem tentou uma finalização que bateu na trave e foi aproveitada por Leandro Rodríguez aos 36 minutos do segundo tempo.

Após um belo drible de Rodríguez pra cima do goleiro peruano e com o arco desprotegido, Migue Vega fechou o placar aos 44 minutos do segundo tempo para a festa da seleção local.

O destaque?

Bianneider Tamayo, autor do primeiro gol, foi fundamental na defesa da Vinhotinto e também completou 4 recuperações e fez 2 entradas durante a partida.

Números do jogo: Essa foi a maior vitória da Venezuela na história do Sul-Americano Sub-20. 

Além disso, a Vinhotinto não marcava 4 gols em uma partida nesta competição desde fevereiro de 2017, quando venceu o Equador por 4 a 2 na fase final.

Leandro Rodríguez, da Venezuela, marcou 53 segundos do primeiro tempo, após entrar em campo como substituto, tornando-se o reserva mais rápido em converter um gol no Sul-Americano Sub-20 desde Daniel Segura, do Equador, em fevereiro de 2019, contra a Vinhotinto (30 segundos). 

Além disso, pela primeira vez desde pelo menos 2019, a equipe venezuelana teve um jogador que anotou um gol e deu um passe a gol em uma mesma partida do Sul-Americano Sub-20: o próprio Leandro Rodríguez esta noite contra o Peru.

Yiandro Raap, da Venezuela, fez sete entradas contra o Peru, o maior número de um jogador em uma partida da CONMEBOL Sub-20 2025.

Aos 20 anos e 12 dias de idade, Bianneider Tamayo (Venezuela) é o jogador mais velho a marcar um gol no Sul-Americano Sub-20 2025, superando em um dia o peruano Juan Pablo Goicochea, que anotou na primeira rodada contra o Paraguai (20 anos e 11 dias).

Maxloren Castro, do Peru, completou sete dribles contra a Venezuela, o maior número de um jogador em uma única partida do Sul-Americano Sub-20 2025.

Reportagem: Conmebol.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário