A Celeste foi expeditiva e conseguiu uma goleada para chegar ao topo da tabela do Grupo A da Sul-Americana Sub-20.
Na outra partida, a Roja se recuperou para manter suas chances de chegar à Fase Final.
A terceira rodada da Sul-Americana Sub-20 começou nesta segunda-feira, 27 de janeiro, com a vitória apertada do Chile contra o Peru por 3 a 2 e a goleada do Uruguai sobre o Paraguai por 6 a 0 no Estádio Metropolitano de Lara.
Uruguai lidera a chave com o Chile, ambos com seis pontos cada, embora a seleção ‘charrua’ tenha um jogo a menos, enquanto a anfitriã Venezuela, que teve jornada livre, e o Paraguai têm três unidades cada.
O Peru, por outro lado, não ainda não somou pontos.
Chile 3 X 2 Peru: Em um show de gols, o Chile venceu o Clássico do Pacífico ao derrotar o Peru por 3 a 2 nos acréscimos no Grupo A do Sul-Americano Sub-20.
Apesar de errar um pênalti, Juan Rossel liderou a virada chilena com 2 gols e coloca a sua equipe no caminho da classificação para a Fase Final.
A Roja foi a seleção que saiu em busca do resultado desde o início e conseguiu o primeiro gol, após uma jogada magistral de Ignacio Vásquez, aos 12 minutos do primeiro tempo.
O vento estava contra a Bicolor, mas isso não importou para Basco Soyer, que finalizou a pouco mais de 30 metros de distância para empatar aos 24 minutos do primeiro tempo, pegando o goleiro Ignacio Sáez desprevenido.
O segundo tempo começou com um meticuloso jogo de ida e volta, sem muita pressão nas zonas de perigo, mas Juan Pablo Goicochea aproveitou um descuido da defesa chilena para virar o score aos 8 minutos do segundo tempo.
A partir daí, o Peru segurou o ataque da equipe de Nicolás Córdoba, que não se intimidou após o pênalti perdido por Juan Rossel aos 39 minutos do segundo tempo, mas teve sua revanche minutos depois, aos 41 minutos do segundo tempo, com um gol de cabeça para empatar.
O capitão chileno apareceu novamente no ar com outra finalização de cabeça que venceu a resistência do goleiro Rodriguez aos 48 minutos do segundo tempo e significou uma vitória agonizante para os ‘trasandinos’.
O destaque?
Juan Roseel, o capitão, foi novamente o destaque do Chile com 2 gols e 9 finalizações totais, 3 oportunidades delas ao arco.
Além disso, completou 3 dribles durante a partida.
Números do jogo: Na vitória sobre o Peru, o Chile alcançou os maiores números de disparos (27), gols esperados (2,9 na média ao gol) e toques na área adversária (42) por uma seleção em uma partida do Sul-Americano Sub-20 2025.
Jhefferson Rodríguez, do Peru, passou a ser o segundo goleiro a registrar uma assistência em uma partida do Sul-Americano Sub-20 desde que a Opta começou a registrar os dados do torneio em 2019.
O único antecedente pertence a Randall Rodríguez, do Uruguai (janeiro de 2023).
Bassco Soyer, do Peru, marcou o segundo gol mais distante do Sul-Americano Sub-20 (37,4 metros) desde que a Opta começou a registrar os dados do torneio em 2019.
O primeiro foi de Pedrinho, do Brasil, em 2023 (44,4 metros).
Juan Rossel, do Chile, tornou-se o segundo jogador a realizar 9 ou mais finalizações em uma partida do Sul-Americano Sub-20 desde que a Opta começou a registrar os dados do torneio em 2019.
Anteriormente, apenas o uruguaio Darwin Núñez, com 10 disparos em 2019 também contra o Peru, havia feito isso.
Uruguai 6 X 0 Paraguai: A seleção do Uruguai goleou o Paraguai por 6 a 0 e subiu ao topo do Grupo A, com 2 vitórias consecutivas.
Uruguai começou melhor, aumentando o campo e procurando espaços na defesa ‘guarani’, razão pela qual não demorou muito para marcar o primeiro gol, por Alejandro Severo aos 14 minutos do primeiro tempo.
A armação da Celeste foi precisa, expondo as fraquezas da marcação paraguaia, para continuar com gols de Gonzalo Petit aos 26 minutos do primeiro tempo e 31 minutos do primeiro tempo, que começaram a definir a goleada.
No segundo tempo, a Albirroja mudou sua mentalidade e, motivada pelos golpes recebidos, foi em busca do desconto, fato aproveitado pela equipe de Fabián Coito que, com contra-ataques, fechou a partida.
Renzo Machado aos 17 minutos do segundo tempo, Esteban Crucci aos 22 minutos do segundo tempo e German Barbas aos 30 minutos do segundo tempo completaram o placar para a Celeste, atual campeã mundial da categoria, que agora está firme no topo da tabela.
O destaque?
Autor de 2 gols, Gonzalo Petit liderou a goleada uruguaia com 4 finalizações, 3 oportunidades das quais foram chutes a gol.
Além disso, 3 dribles completos e 7 recuperações de bola coroaram uma brilhante exibição de futebol.
Números do jogo:
Com a vitória de 6 a 0 do Uruguai sobre o Paraguai, agora houve duas vitórias por esse placar na edição de 2025 do Sul-Americano Sub-20, algo que só aconteceu em uma única partida entre 2007 e 2023 (6 a 0 da Argentina sobre a Venezuela em 2007).
Uruguai ampliou sua série invicta na fase de grupos do Sul-Americano Sub-20 para 7 partidas (6 Vitórias e 1 Empate), sua melhor sequência desde uma similar entre 2013 e 2017 (4 Vitórias e 3 Empates).
Contando as últimas 3 edições do Sul-Americano Sub-20, apenas 2 jogadores do Uruguai conseguiram intervir diretamente em 3 gols para sua equipe em uma partida: Álvaro Rodríguez contra a Bolívia em 2023 (3 gols) e Alejandro Severo hoje contra o Paraguai (3 gols).
Somente Randall Rodríguez contra a Colômbia em 2023 (7 gols) fez mais defesas para o Uruguai em uma partida nas últimas 3 edições do Sul-Americano Sub-20 do que Kevin Martínez hoje contra o Paraguai (6).
Paraguai realizou 16 finalizações contra o Uruguai, superando sua melhor marca nas últimas 3 edições do Sul-Americano Sub-20, que foi contra o Equador em 2023 (15 gols).
Reportagem: Conmebol.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário