sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

Argentina e Colômbia continuam firme no Grupo B

A seleção albiceleste voltou a ganhar, enquanto a Colômbia continua invicta no Sul-Americana  Sub-20.

O torneio concede 4 vagas diretas para a Copa do Mundo, que será realizada este ano no Chile.

Nesta terça-feira, 28 de janeiro, foi disputada a terceira rodada do Sul-Americano Sub-20 no Estádio Misael Delgado, em Valencia, onde Argentina e Colômbia derrotaram Bolívia e Equador, respectivamente.

Albiceleste lidera o Grupo B com 7 pontos e a Colômbia vem em seguida com 4 pontos, enquanto o Brasil (livre nesta jornada) e o Equador têm 3 pontos pontos cada e a Bolívia permanece sem somar.

Argentina 1 X 0 Bolívia: A seleção argentina venceu a Bolívia por 1 a 0 nas instâncias finais da partida, pela terceira rodada do Grupo B do Sul-Americano Sub-20.

O único gol foi obra de Teo Rodríguez aos 41 minutos do segundo tempo, de um jogo muito equilibrado até os minutos finais.

Rodríguez anotou com uma finalização letal de média distância para selar a vitória da equipe de Diego Placente, que deu descanso a jogadores cruciais como Claudio ‘El Diablito’ Echeverri e Valentino Acuña, embora tenha acabado utilizando-os enquanto o gol não vinha.

Bolívia mostrou-se resistente e teve boas chances de gol com seu camisa 10, Moisés Paniagua. 

O zagueiro Juan Manuel Villalba defendeu um disparo do meio-campista na linha do gol aos 35 minutos do segundo tempo, e o goleiro Santino Barbi bloqueou outra finalização dele aos 40  minutos do segundo tempo.

A vitória coloca a Argentina a um passo da classificação, com 2 vitórias e 1 empate em 3 apresentações.

O destaque?

Teo Rodríguez teve uma ótima performance, marcando 1 gol e sendo decisivo com 4 dribles, 2 chances criadas e 3 recuperações vitais.

Números do jogo: Com essa vitória, a Argentina venceu todos os 3 confrontos mais recentes contra a Bolívia na Dul-Americano Sub-20. 

Contudo, esta foi a de menor diferença de todas (3 a 0 em 2015 e 5 a 1 em 2017).

Argentina não evitava a derrota nas 3 primeiras partidas (2 Vitórias e 1 Empate) de uma edição do Sul-Americano Sub-20 desde 2017 (1 Vitória e 2 Empates). 

Além disso, a Albiceleste venceu 2 de seus últimos 3 jogos na fase de grupos da competição, registrando um triunfo a mais do que nas quatro partidas anteriores (1 Vitória e 3 Derrotas).

Argentina, com sua vitória contra a Bolívia, é a primeira equipe a vencer uma partida do Sul-Americano Sub-20 com apenas um chute a gol em um jogo desde o Paraguai e Peru em 2023 (1 a 0).

Milton Delgado, que deu a assistência para o gol argentino, junta-se a Lucas Obregón como os dois jogadores até agora no Sul-Americano Sub-2025 da Albiceleste a dar um passe a gol logo de sair do banco. 

A Argentina não tinha 2 jogadores diferentes fazendo isso em uma mesma edição desde 2015 (Leo Suárez e Cristian Espinoza).

Moisés Paniagua é o primeiro jogador da Bolívia, contando as últimas 3 edições, a realizar 4 finalizações, dar 7 toques de bola na área adversária e tentar 8 dribles em uma partida do Sul-Americano Sub-20.

Colômbia 1 X 0 Equador: A seleção da Colômbia venceu o Equador por 1 a 0 no Grupo B do Sul-Americano Sub-20.

Essa vitória é um passo importante para a seleção ‘cafeteira’ em sua busca para chegar à Fase Final do torneio, que está sendo disputado na Venezuela.

O atacante Neiser Villarreal marcou o gol da vitória aos 41 minutos do primeiro tempo, depois de um rebote curto deixado pelo goleiro Cristhian Loor quando ele bloqueou uma finalização do ponta direita Andy Batioja.

A seleção colombiana criou várias chances perigosas em um encontro que dominou durante grande parte do tempo.

O destaque?

Além do gol, Neiser Villareal conseguiu recuperar a bola 6 vezes e liderou sua equipe em tentativas de colocar a bola na área adversária.

Números do jogo: Depois de perder para o Equador em 3 ocasiões consecutivas no Sul-Americano Sub-20 (2 vezes em 2017 e 1 vez em 2019), a Colômbia ganhou da Tri 2 vezes seguidas (1 a 0 em 2023 e 1 a 0 nesta terça-feira, 28 de janeiro), uma racha que não era alcançada contra esse adversário desde 2001-2007 (3 Vitórias).

Kener González, da Colômbia, completou os 4 dribles que tentou contra o Equador, o maior número de um jogador com 100% de sucesso nessa categoria em uma partida do Sul-Americano Sub-2025 (empatado com Teo Rodríguez, da Argentina, contra a Bolívia, também com 4 de 4).

Juan Arizala, da Colômbia, é o único jogador a registrar pelo menos 4 finalizações e 4 entradas em uma única partida do Sul-Americano Sub-2025 (4 finalizações e 5 entradas nesta terça-feira (28) contra o Equador)..

Christian Loor fez exatamente 5 defesas em cada 1 de suas partidas no Sul-Americano Sub-20 2025. 

O goleiro do Equador é o líder de defesas da competição (10), embora só tenha participado de 2 jogos até agora.

Reportagem: Conmebol.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário