Internacional vence, confirma vaga na Copa Sul-Americana e deixa Corinthians sob risco.
Colorado joga melhor e ganha pela primeira vez em Itaquera; Timão se despede de Fábio Santos e ainda se preocupa com Z-4.
O Internacional venceu o Corinthians por 2 a 1 na noite deste sábado (2), na Neo Química Arena, pela trigésima sétima rodada do Campeonato Brasileiro, confirmou sua classificação à Copa Sul-Americana de 2024 e deixou o rival ainda sob risco, remoto, de rebaixamento.
O Colorado foi mais time do que o Timão durante todo o duelo e construiu a vitória, primeira dos gaúchos no atual estádio corintiano, com gols de Maurício e Wanderson, Romero descontou.
A vaga na Copa Sul-Americana é prêmio de consolação para um Internacional que caiu de maneira traumática nas semifinais da Taça Libertadores da América deste ano e chegou a flertar com o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Já o Corinthians, que fez bela festa para a despedida do lateral-esquerdo Fábio Santos, queria uma vaga na mesma competição.
No entanto, foi embora ainda preocupado com a tabela.
A vitória leva o Internacional aos 52 pontos, garantido na Copa Sul-Americana.
O Corinthians permanece com 47, em décima terceira lugar e a 6 pontos do Bahia, que abre a zona de rebaixamento, basta um empate na última rodada, contra o Coritiba, ou qualquer tropeço do próprio Bahia, do Vasco, ou do Santos para o time de Mano Menezes se salvar.
Aos 38 anos, o lateral-esquerdo Fábio Santos foi abraçado por torcida, elenco e família antes do jogo na Neo Química Arena.
Ele recebeu homenagens, posou ao lado das seis taças conquistadas pelo Corinthians e ainda foi a campo, foi substituído por Matheus Bidu na metade do segundo tempo, muito aplaudido e com reverências até de jogadores do Internacional.
"Faltam palavras para resumir, são 21 anos de carreira profissional", diz Fábio Santos, em sua despedida dos gramados.
Fala, Rochet!
Goleiro do Internacional comemora primeira vitória do clube gaúcho na Neo Química Arena e a vaga na Sul-Americana. "É um campo muito difícil, ainda não tínhamos ganhado aqui"
O primeiro tempo foi quase todo do Internacional, que é mais time, mostrou mais qualidade e se aproveitou de um Corinthians pouco intenso e que tem dificuldades para se portar sem a bola.
Aos poucos, o Colorado foi encontrando espaços nas costas dos volantes rivais e superando a pressão na saída de bola em vários momentos, quando encaixou um ataque, chegou ao gol com Maurício, sozinho na entrada da área, aos 35 minutos do primeiro tempo, após lançamento de Bruno Henrique e assistência de Bustos.
O Timão pouco fez ofensivamente, com Giuliano e Renato Augusto isolados e Giovane, substituto de Yuri Alberto, muito abaixo dos demais.
O Corinthians voltou com Wesley no lugar de Giovane e se encaixou melhor, com Romero jogando de referência e fazendo o ataque fluir melhor.
A pressão na saída do Internacional também melhorou, e assim saiu o gol de empate do Timão: Matheus Araújo roubou de Renê, rolou para Moscardo e viu o garoto cruzar rasteiro para Romero finalizar.
O 1 X 1 foi o melhor momento do Timão no jogo, que logo viu o Inter tomar as rédeas novamente e se aproveitar da fragilidade na recomposição do rival.
Em outra jogada de velocidade, Enner Valencia recebeu na área, Gil dividiu, mas Wanderson, sozinho, fez o segundo do Colorado.
A partir daí, foi na base do desespero: o Internacional chegou a fazer outro gol, com Enner Valencia, anulado por impedimento; e o Corinthians se lançou à frente, perdeu chances, a melhor delas com Pedro, de cabeça, que exigiu defesaça de Rochet, e teve Lucas Veríssimo expulso.
Mas não conseguiu buscar o empate dentro de casa.
O Corinthians fecha o Campeonato Brasileiro enfrentando o Coritiba, no Couto Pereira, enquanto o Inter recebe o Botafogo no Beira-Rio.
Os dois jogos, assim como toda a trigésima oitava e última rodada, serão realizados na próxima quarta-feira (6), às 21h30 (horário de Brasília).
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário