terça-feira, 20 de setembro de 2022

Planos para a Copa do Mundo

Pensando em pênaltis na Copa, Van Gaal convoca seis goleiros e até técnico de vôlei.

Técnico da Holanda diz que levará quatro arqueiros entre os seis chamados para últimos testes e cita importância de treinar cobranças antes do período do Mundial.

Perto de comandar a Holanda em sua segunda Copa do Mundo, o técnico Louis van Gaal já está pensando na possibilidade de passar por disputas de pênalti no Catar, em novembro. 

O treinador chamou um total de seis goleiros para os últimos testes da seleção antes da convocação final para o Mundial, e afirmou que o fez justamente para treinar situações extremas, quando houver a disputa por uma vaga com as penalidades.

"Temos de treinar esta situação agora, porque haverá pouco tempo de preparação antes do Mundial. É um detalhe muito importante, muitas vezes os pênaltis são absolutamente decisivos nas grandes competições e temos de prestar atenção a mais nisso", disse Van Gaal.

A preocupação de Van Gaal com uma disputa de pênaltis é tanta que ele também fez outro tipo de convocação: convidou Peter Murphy, ex-treinador da seleção holandesa de vôlei, para integrar a comissão técnica temporariamente.

Van Gaal indicou que chamará quatro goleiros na convocação final para a Copa do Mundo, que poderá contar com 26 jogadores por seleção. Brigam pela vaga os nomes convocados para os jogos da Liga das Nações, Cillessen (Nijmegen Eendracht Combinatie - NEC), Flekken (Freiburg), Noppert (Heerenveen), Pasveer (Ajax), e também os dois nomes a mais chamados por Van Gaal justamente para participar dos treinos, Scherpen (Vitesse) e Bijlow (Feyenoord).

Na Copa do Mundo de 2014, quando também era comandante da Holanda, Van Gaal já demonstrou que tem atenção especial às disputas de pênalti quando tomou uma das atitudes marcantes do Mundial do Brasil. 

No fim da prorrogação contra a Costa Rica, nas quartas de final, ele sacou o goleiro Cillessen para mandar a campo Krul, que teria melhor aproveitamento nas penalidades.

Krul, então, brilhou na disputa de pênaltis, defendendo duas cobranças e ajudando na classificação holandesa para as semifinais, vencendo o duelo por 4 a 3.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário