quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Números da dupla rubro-negra

Pedro e Gabriel, do Flamengo, miram marcas de Luizão em reta final da Taça Libertadores da América.

Veja números.

Enquanto Pedro mira artilharia brasileira em uma edição da Taça Libertadores da América, Gabriel tenta se tornar brasileiro com mais gols na história da competição.

Ambos recordes pertencem a Luizão.

Com a classificação do Flamengo à final da Taça Libertadores da América encaminhada após a goleada sobre o Vélez Sarsfield na Argentina, Pedro e Gabriel miram recordes na competição. 

Curiosamente, as duas marcas históricas pertencem a Luizão, ex-atacante que é o maior artilheiro brasileiro em uma única edição da competição, e que, até hoje, é o jogador brasileiro com mais gols na Taça Libertadores da América.

Depois de marcar três vezes contra o Vélez Sarsfield, em Buenos Aires, Pedro igualou Gabriel e Zico como artilheiro do Flamengo em uma única edição de Taça Libertadores da América, com 11 gols. 

Se a marca de Onega, artilheiro do River Plate em 1966 com 17 gols na competição, está distante, Pedro tem dois jogos para alcançar Luizão, dono do recorde de gols por um clube brasileiro em uma edição.

17 gols: Onega - River Plate - Argentina (1966);

15 gols: Luizão - Corinthians-SP - Brasil (2000);

14 gols: Raffo - Racing - Argentina (1967);

13 gols: Spencer - Peñarol - Uruguai (1960), Palhinha - Cruzeiro-MG - Brasil (1976);

12 gols: Jardel - Grêmio-RS - Brasil (1995);

11 gols: Zico - Flamengo-RJ - Brasil (1981), Gabriel - Flamengo-RJ - Brasil (2021), Pedro - Flamengo-RJ - Brasil (2022), Antony de Ávila - América de Cali - Colômbia (1996), Alberto Acosta - Universidad Católica - Chile (1997), Tupãzinho - Palmeiras-SP - Brasil (1968), Juan Carlos Sánches - Blooming - Bolívia  (1985);

Pedro tem 23 gols na temporada em 49 jogos, 11 desses na Taça Libertadores da América em 11 jogos, com média de um gol por partida. 

No mata-mata, são oito gols em cinco jogos, quatro contra o Tolima, no Maracanã, um contra o Corinthians e três contra o Vélez.

"Muito feliz por esse momento que eu venho vivendo aqui, sempre sonhei com isso. Sempre esperei por essa oportunidade que o professor Dorival está me dando de ter uma sequência grande, jogar jogos grandes. Fui muito resiliente aqui no Flamengo, soube esperar o meu momento, estou muito feliz com essa fase", disse Pedro, após o fim da partida contra o Vélez Sarsfield.

Companheiro de ataque de Pedro, Gabigol mira outro recorde na Taça Libertadores da América. 

O camisa 9 tenta se tornar o maior artilheiro brasileiro da competição, marca que também pertence a Luizão. 

Ao todo, foram 29 gols por Corinthians, Grêmio, São Paulo e Vasco no torneio.

O camisa 9 do Flamengo tem 28 gols e, se marcar na volta da semifinal, no Maracanã, já iguala Luizão. 

Atualmente, Gabriel é o nono na lista de artilheiros da Taça Libertadores da América, mas entre os brasileiros, só o ex-atacante está acima do ídolo rubro-negro.

O posto de maior artilheiro da história da competição sul-americana pertence ao equatoriano Alberto Spencer, que de 1960 até 1972 marcou 54 gols com as camisas de Peñarol e Barcelona de Guayaquil.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário