sexta-feira, 2 de setembro de 2022

No ritmo do Recife

Brasil vence Canadá na estreia da Copa América de Basquete.

Seleção cresce no quarto final com arremessos de três pontos e bate time canadense por 72 a 63, no ginásio Geraldão, no Recife. 

Yago é cestinha brasileiro, com 13 pontos.

Apoiado pela torcida, que compareceu em peso no ginásio Geraldão, no Recife, o Brasil estreou com vitória na Copa América de Basquete ao bater o Canadá por 72 a 63, na noite desta sexta-feira (2). 

O resultado deixa a seleção no topo do grupo A ao lado da Colômbia, que também venceu o Uruguai pela manhã. 

Além disso, encerra a má fase de três derrotas consecutivas pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

A partida foi marcada por equilíbrio, principalmente no terceiro e quarto quartos. 

No último, a seleção cresceu, após período de instabilidade, as bolas de três caíram, principalmente com Yago e Lucas Dias, e a vitória veio. 

Yago, inclusive, foi o cestinha do time, com 13 pontos. 

Dalano Banton foi o maior pontuador do jogo, com 20 pontos.

O próximo adversário brasileiro é o time colombiano, neste sábado (3), às 20h10 (horário de Brasília - com transmissão do SporTV). 

Já os canadenses enfrentam os uruguaios um pouco antes, às 17h40 (horário de Brasília).

Primeiro quarto: O Brasil entrou em quadra com Marcelinho Huertas, Didi Louzada, Georginho, Lucas Dias e Felício. 

A partida começou equilibrada, mas a defesa brasileira bateu cabeça em alguns momentos, principalmente na marcação do pick and roll, dando espaço para infiltrações do time canadense.

A seleção também penou nos arremessos do perímetro, acertando apenas um de cinco, com Didi, que incendiou o ginásio Geraldão. 

Ele e Huertas comandaram a vitória de 17 a 15 no quarto com cinco pontos cada.

Primeiro quarto: Didi mete bola de três para o Brasil. 10 a 7: 

Segundo quarto: O início dos segundo quarto teve o Brasil trabalhando bem a bola, mas hesitando na hora de arremessar. 

Depois de Georginho acertar um tiro de três e Yago fazer uma bela bandeja na transição, o time se soltou mais e ganhou confiança.

Os canadenses ameaçaram reação em alguns momentos e estiveram a alguns pontos de empatar, mas erraram arremessos sem marcação, foram 16 tentativas de três e apenas um acerto. 

Yago chamou a responsabilidade e uma bola do perímetro de Mendl no fim deram tranquilidade para o Brasil ir para o intervalo vencendo por 32 a 24.

Terceiro quarto: O jogo parecia sob controle no início do terceiro quarto, com boas jogadas de Georginho e Marcelinho Huertas, mas uma sequência de erros e transições rápidas do time canadense complicaram a situação. 

O Canadá virou para 42 a 41 com bandeja e falta sofrida por Jahvon Henry-Blair, que acertou o lance livre.

A torcida sentiu o golpe, mas voltou a crescer junto com a seleção, que foi para o último período com vitória por 50 a 46.

Terceiro quarto: Kalif Young enterra na ponte aérea! 41 a 37

Quarto quarto: Os rebotes ofensivos mantiveram o Canadá como ameaça no último quarto e geraram nova virada para 52 a 50. 

A partir daí, as equipes trocaram lideranças no placar, com cada ponto sendo muito comemorado pela torcida.

Mas foi então que os arremessos de três começaram a cair. 

Principalmente com Yago e Lucas Dias, que foram decisivos para que o Brasil controlasse o placar e saísse com a vitória. 

A vantagem chegou a ser de 11 pontos e terminou em 72 a 63 para a seleção.

Colômbia vence Uruguai: Pelo mesmo grupo, a Colômbia venceu o Uruguai, do ex-técnico da seleção brasileira Rubén Magnano, por 70 a 64. 

O jovem armador uruguaio Agustin Ubal saiu do banco para ser o cestinha da partida, com 27 pontos, enquanto que, pelo lado colombiano, o pivô Jaime Echenique e o ala-pivô Juan Tello foram os maiores pontuadores, com 17 cada.

Estados Unidos perdem do México: Sempre considerados favoritos ao título, os Estados Unidos estrearam com derrota para o México por 73 a 67. 

Sem nenhuma estrela da NBA (National Basketball Association é a principal liga de basquetebol profissional da América do Norte), apenas alguns ex-jogadores da Liga como Norris Cole (Miami Heat), Jodie Meeks (Lakers) e Patrick McCaw (Warriors), os norte-americanos tiveram aproveitamento fraco do perímetro (8 de 30, para 26,7%) e muitos erros de posse (18).

O mexicano Paul Stoll foi o cestinha, com 15 pontos, além de 9 assistências e quatro roubos de bola. 

Pelo lado dos Estados Unidos, Jeremy Pargo anotou 14 pontos e 6 assistências.

Outro jogo do mesmo grupo, Venezuela e Panamá seria a primeira partida da sexta-feira (2), mas acabou remarcada para as 22h40 (horário de Brasília).

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário