Verstappen leva pole sob festa da torcida laranja.
Holandês sofreu ameaças de rivais da Ferrari e Mercedes, mas reafirmou superioridade da RBR na temporada e faturou quarta pole de 2022.
Leclerc e Sainz completam top 3, e Hamilton é quarto lugar.
Mesmo estando longe do protagonismo no começo do fim de semana do Grande Prêmio da Holanda, o holandês Max Verstappen conquistou sua segunda pole position no "quintal" de casa neste sábado, e a quarta de 2022.
O piloto da RBR sequer liderou ao menos um dos treinos da etapa no Circuito de Zandvoort, mas anotou 1m10s342 para ficar à frente de Charles Leclerc e Carlos Sainz, em terceiro lugar.
O treino chegou a ser interrompido devido a sinalizadores lançados pelo eufórico "Exército Laranja" na pista.
E apesar de, mais uma vez, dar RBR, a sessão foi competitiva, com poucos centésimos separando Ferrari, RBR e Mercedes, candidatas francas à pole.
Sainz e Leclerc, bem como Lewis Hamilton (quarto lugar) e George Russell (sexto lugar), ameaçaram a vantagem da equipe austríaca.
Recuperando a força que exibiu no fim da primeira metade desta temporada, a Mercedes foi representada entre os três melhores tempos das sessões livres em Zandvoort e confirmou a boa fase no circuito holandês, embora tenha perdido fôlego no Q3.
Hamilton e Russell ficaram a menos de 0s1 das melhores voltas nos segmentos iniciais; o jovem britânico, porém, foi atrapalhado pela batida de Sergio Pérez na bandeirada do Q3 e teve que tirar o pé por causa da bandeira amarela.
Destaque para a Aston Martin, vice-lanterna do campeonato.
O time conseguiu colocar ao menos um de seus pilotos entre os dez mais rápidos nos últimos dois treinos.
Embora tenha perdido Sebastian Vettel no Q1 devido a uma escapada do tetracampeão, garantiu um lugar no grid inicial com Lance Stroll, largando apenas pela terceira vez no top 10 inicial.
Ele, porém, teve um problema no carro e não deixou os boxes no Q3.
A largada do Grande Prêmio da Holanda será neste domingo, 4 de setembro de 2022, às 10 horas (horário de Brasília).
O Globo Esporte acompanha tudo em tempo real.
O homem mais rápido do sábado (3):
VERSTAPPEN: "Inacreditável. Hoje tivemos um carro de corrida rápido novamente. Uma volta de classificação por aqui é insana".
Q1 - 18 minutos e 5 eliminados: Stroll e Ricciardo "guardaram" o lugar de Verstappen, que superou os rivais em 1 segundo, incluindo seu colega, Pérez.
As Ferraris apareceram atrás puxadas por Sainz; foram superadas pelas Mercedes, com Russell aproximando-se ainda mais do campeão da RBR, mas Leclerc respondeu a 0s1 da melhor volta de Max.
Na bandeirada, o holandês sequer deixou os boxes, mas arriscou ser superado por Hamilton, a 0s014 dele.
Tsunoda surpreendeu em terceiro lugar. Bottas, Magnussen, Ricciardo e Vettel despencaram no fim, com direito a uma escapada de pista do tetracampeão e do dinamarquês, e foram eliminados.
ELIMINADOS:
Décimo Sexto Lugar: VALTTERI BOTTAS (ALFA ROMEO)
Décimo Sétimo Lugar: KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
Décimo Oitavo Lugar: DANIEL RICCIARDO (MCLAREN)
Décimo Nono Lugar: SEBASTIAN VETTEL (ASTON MARTIN)
Vigésimo Lugar: NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)
Q2 - 15 minutos e 5 eliminados: O segmento foi interrompido no começo devido a um sinalizador que foi lançado da arquibancada para a pista.
Após seis minutos, a sessão foi retomada já com Verstappen sobrando na ponta.
Hamilton surgiu novamente bem perto do holandês, enquanto Russell ainda ficou a 0s090 de Pérez.
As Ferraris ficaram atrás em suas primeiras voltas, superadas ainda por Stroll, que fez o quarto melhor tempo.
No minuto final, Leclerc acabou atrapalhado por uma das AlphaTauris, mas conseguiu subir pra segundo pouco antes de cair pra quarto, superado por Verstappen e Russell.
Na ponta, surgiu Sainz. Stroll e Schumacher conseguiram avançar ao Q3, pela terceira e quinta vez, consecutivamente.
ELIMINADOS:
Décimo Primeiro Lugar: PIERRE GASLY (ALPHATAURI)
Décimo Segundo Lugar: ESTEBAN OCON (ALPINE)
Décimo Terceiro Lugar: FERNANDO ALONSO (ALPINE)
Décimo Quarto Lugar: GUANYU ZHOU (ALFA ROMEO)
Décimo Quinto Lugar: ALEXANDER ALBON (WILLIAMS)
Q3 - 12 minutos e disputa pela pole: Seguindo o script dos segmentos anteriores, Verstappen anotou o tempo a ser batido, com 1m10s515.
Hamilton veio mais uma vez em segundo, mas caiu pra terceiro com a volta de Leclerc que desbancou o rival da RBR, por apenas 0s059. Stroll, com problemas no carro, não deixou os boxes.
Nos segundos finais, Verstappen recuperou a ponta, a 0s021 da volta de Leclerc, no momento em que Pérez bateu e convocou uma bandeira amarela que impediu o restante do grid de melhorar os próprios tempos.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário