sexta-feira, 17 de junho de 2022

O australiano, o fã boliviano e a pontaria do desesperado

Um resumo rápido para você saber tudo o que rolou na semana pelo futebol que acontece na América do Sul.

Mais uma semana sem Copas internacionais, ótima oportunidade para aquele giro por outros assuntos do futebol sudaca.

O australiano abusado: A semana começou com um tremendo baque para os sul-americanos. 

Na repescagem da Copa do Mundo, o Peru perdeu para a Austrália nos pênaltis e ficou fora do próximo Mundial. 

Entre rumores sobre a saída de Gareca e o choro doído de Advíncula em sua carta despedida da seleção, todos descobrimos um novo inimigo comum: Andrew Redmayne, goleiro australiano. 

O sujeito entrou no último minuto da prorrogação apenas para participar, e ser o protagonista, na disputa por pênaltis.

Com seu jeito particular, pulando de um lado pro outro e se movendo feito um bonecão de posto sobre a linha do gol (algumas vezes até tirou o pezinho dela), soube chamar atenção para si e desconcentrou os batedores. 

Até aí, tudo bem. 

Uma técnica questionável desde o ponto de vista ADULTO, mas que se provou eficaz. 

Pouco tempo depois, apareceram imagens de Redmayne atirando para longe a garrafinha de água onde Pedro Gallese, goleiro peruano, tinha uma cola sobre o estilo de batida dos jogadores australianos.

“Sim, isso aconteceu mesmo. Eu sabia o que aquilo (a vaga para a Copa) significava para os meus companheiros, então era matar ou morrer. Aproveitei o meu momento. Se tivéssemos algo anotado em nossa garrafinha de água e alguém do Peru percebesse, também a teria jogado longe”, disse o goleiro ao desembarcar no aeroporto de Sidney.

Bom, isso nós nunca saberemos.

O fã boliviano: Esse histórico Palmeiras de Abel Ferreira conquista admiradores por onde passa.

Exemplo disso é o Independiente Petrolero, clube boliviano que o Verdão fez 13 gols nos dois jogos entre ambos pela fase de grupos da Taça Libertadores da América (foi 8 a 1 em casa e 5 a 0 fora). 

Durante essa semana, na vitória sobre o Coritiba pelo Campeonato Brasileiro, o perfil oficial passava informações da partida. 

Quando anunciou o fim do primeiro tempo com vitória parcial…

Não dá pra acreditar: Sempre me despertou particular atenção aquele jogador que, ao festejar o gol marcado por um companheiro, chega com uma vontade absurda chutando a bola que já estufou a rede.

Entendo a euforia, o desabafo e sempre acho divertido. 

Na segunda divisão argentina, Nicolás Sánchez, do Deportivo Madryn, travou o joelho direito no gramado ao emendar um CHUTARALHAÇO desses que não valem nada, depois de aberto o placar contra o Belgrano. 

O coitado do Nico precisou ser substituído pela lesão e lá dos vestiários ainda assistiu seu time levar o empate.

O bom retorno: A boa notícia chega do Chile: o volante argentino Luciano Aued, 35 anos, emblema da Universidad Católica, anunciou o retorno ao futebol depois de mais de cinco meses afastado por problemas no coração. 

Aued deve ser relacionado pelo técnico Ariel Holan para o jogo de amanhã, e a torcida Cruzada já festeja o regresso. 

Entre eles, o presidente chileno, Gabriel Boric, fanático hincha de la Católica, quem comentou o anúncio feito por Aued no instagram:

Una cosa de locos: Dessa história aqui já passou um tempinho. 

Aconteceu quando este espaço estava em férias, mas como é suficientemente boa, vale o registro apesar do pequeno atraso. 

O simpático Sportivo Ameliano, jogando com dois a menos, arrancava um heroico empate (2 a 2) diante do 12 de Octubre pelo Apertura paraguaio. 

O árbitro adicionou obscenos SETE MINUTOS no segundo tempo e o torcedor do Sportivo Ameliano, sabedor da situação do time, então penúltimo colocado, precisava resguardar aquele pontinho do jeito que fosse. 

O 12 de Octubre tinha um escanteio aos 94 minutos, bela chance para jogar o perigo lá no coração da área do Ameliano e ver no que dava. 

Não mais do que de repente, as câmeras da transmissão enfocaram naquele torcedor sozinho, com uma bola na mão, pensativo enquanto observava lá no gramado a bola do jogo na posição certa para a cobrança do escanteio. 

Ele tinha só uma chance para ganhar um tempinho. Sabia o que precisava fazer e fez.

A nova geração: E para finalizar, desejando um ótimo fim de semana a todos, esse vídeo gravado no alambrado da Bombonera só para confirmar que algumas coisas vêm de berço.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário