Beatriz Haddad Maia é campeã do WTA (Associação de Tênis Feminino) de Nottingham, maior título da carreira.
Brasileira derrota americana e leva troféu na Inglaterra.
Com a conquista, entra no top 40 do ranking mundial pela primeira vez.
Beatriz Haddad Maia obteve o melhor resultado de sua carreira neste domingo (12) ao conquistar o título do WTA 250 de Nottingham, na Inglaterra, superando numa equilibrada final a americana Alison Riske por 2 sets a 1, parciais de 6/4, 1/6 e 6/3.
A brasileira, que após a boa campanha aparecerá pela primeira vez no top 40 do ranking mundial, ainda pode coroar a semana com mais um título: ao lado da chinesa Shuai Zhang, ela disputa a final de duplas ainda neste domingo (12) contra a americana Caroline Dolehide e a romena Monica Niculescu.
"É muito louco, nunca pensei que meu primeiro título fosse ser na grama. Estou muito feliz por conquistar essa vitória aqui, a Inglaterra com certeza vai ficar no meu coração. Passei mais tempo do que nunca na grama essa semana, no Brasil jogamos mais no saibro e quadras duras", vibrou Bia.
A final foi a segunda da carreira de Bia em torneios deste nível (WTA 250), depois de um vice-campeonato em Seul em 2017.
Foi também o primeiro título de uma brasileira em quadras de grama desde 1968, quando Maria Esther Bueno foi campeã em Manchester.
O torneio abriu a temporada de competições nesse tipo de piso, que culmina com a disputa do terceiro Grand Slam do ano, Wimbledon, no fim de junho.
A campanha de Bia teve como um dos pontos altos uma vitória expressiva nas quartas de final sobre a grega Maria Sakkari, número 5 do mundo.
O bom desempenho em Nottingham consolida a escalada de Bia no ranking mundial, onde hoje ocupa a quadragésima oitava colocação.
Bem adaptada à grama, Bia entrou em quadra mostrando confiança e logo no terceiro game quebrou o saque de Riske, abrindo 3 a 1 na sequência.
A vantagem deixou a brasileira ainda mais confortável e ela teve a chance de ampliar o placar, mas a americana resistiu bravamente.
No sexto game, foi a vez de a brasileira ter seu saque ameaçado, evitando a quebra graças a subidas precisas à rede.
Com 5 a 3 no placar, a brasileira teve nova chance de quebrar a rival e fechar o set, mas Riske mais uma vez se segurou.
Na sequência, Bia não teve problemas para confirmar seu serviço e fechar a parcial em 6/4.
Riske voltou bem para o segundo set e testou a confiança da brasileira logo em seu primeiro game de saque.
A brasileira lutou muito para se manter no jogo, mas acabou tendo seu saque quebrado e precisou encarar a desvantagem de 2 a 0.
Bia não se abalou e chegou a ter a chance de dar o troco no game seguinte, mas viu Riske confirmar o saque.
Depois de algumas discussões com a arbitragem, Bia se perdeu no jogo e permitiu que a americana quebrasse novamente seu serviço para abrir 4 a 0.
A brasileira até esboçou uma reação no fim do set, mas não conseguiu evitar a derrota na parcial por 6/1.
O terceiro set não começou bem para Bia, que teve o saque quebrado logo no terceiro game, mas a brasileira mostrou maturidade para se manter concentrada e devolver a quebra na sequência, deixando o placar empatado em 2 a 2.
Depois de novas disputas com a arbitragem, Bia voltou definitivamente para o jogo no oitavo game e em uma dupla falta de Riske chegou a mais uma quebra, abrindo 5 a 3.
Na sequência, a brasileira sacou bem para fechar o set em 6/3 e confirmar a vitória.
Desempenho de Bia Haddad Maia em 2022:
WTA 250 de Nottingham: campeã
WTA 125 de Saint Malo: campeã
WTA 125 de Paris: vice-campeã
WTA 250 de Monterrey: semifinal
WTA 250 de Bogotá: oitavas de final
WTA 1000 de Doha: caiu na terceira rodada
WTA 1000 de Miami: caiu na terceira rodada
WTA 500 de Sydney: caiu na terceira rodada
WTA 1000 de Indian Wells: caiu na segunda rodada
Roland Garros (GS): caiu na segunda rodada
Australian Open (GS): caiu na segunda rodada
WTA 1000 de Madri: caiu na primeira rodada
WTA 250 de Melbourne: caiu na primeira rodada
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário