sábado, 30 de maio de 2020

Rever a decisão

Lyon pede que Federação reconsidere decisão de encerrar Ligue 1 de forma antecipada.
Lyon pede para Federação de Futebol Profissional da França reveja sobre o cancelamento do campeonato. (Foto: Torcedores.com)
Intenção do Lyon é que a competição seja finalizada com todas as rodadas sendo disputadas.

Em comunicado oficial, o Lyon pediu que a Liga de Futebol Profissional (LPF) reconsidere a decisão de encerrar o Campeonato Francês. 

Isso porque o país vem apresentando desenvolvimentos no setor do saúde e as partidas restantes poderiam ser disputadas. 

Por conta do coronavírus, a Federação optou pelo fim da disputa de forma antecipada e declarou o Paris Saint-Germain campeão.

Diante disso, várias equipes acabaram ficando insatisfeitas. 

O Lyon, que ficaria de fora da próxima Champions se não vencer o torneio desta temporada, foi um dos times que criticaram a escolha. 

Dessa forma, a nota divulgada no site do clube pediu para que houvesse uma revisão, tendo em vista que os treinos e jogos amistosos vão poder acontecer no próximo mês.

Vale lembrar que o Campeonato Francês foi a única das cinco grandes ligas da Europa que foi encerrada de maneira antecipada. 

A Bundesliga já retornou, e a Premier League e também a Serie A irão regressar em junho. 

A La Liga deve ter a data de reinício marcada nos próximos dias. 

Agora, resta saber se o pedido irá gerar uma reviravolta.

Veja abaixo o comunicado do Lyon na íntegra:

“O Olympique Lyonnais solicitou oficialmente a Liga de Futebol Profissional esta noite para pedir que reconsiderasse a posição de parar definitivamente a temporada da Ligue 1 2019/2020, disputada em 30 de abril de maneira precipitada, como o clube continua a enfatizar".

Este pedido leva em consideração, antes de tudo, os felizmente positivos desenvolvimentos da situação da saúde na França desde 30 de abril, bem como as disposições governamentais anunciadas ontem à noite pelo primeiro-ministro Edouard Philippe e as informações comunicadas esta tarde pela LFP.

O primeiro-ministro anunciou ontem que os clubes profissionais de futebol poderão retomar o treinamento a partir de 2 de junho e que os amistosos poderão ocorrer a partir de 22 de junho, talvez até gradualmente com os torcedores se a situação continuar melhorando. 

Hoje, a Liga de Futebol Profissional anunciou em comunicado oficial que jogos amistosos poderiam ser disputados em julho.

Como resultado, como as equipes poderão retomar o treinamento a partir de 2 de junho e os amistosos podem ser disputados em julho, as condições parecem estar em vigor para os clubes profissionais competirem não apenas em amistosos, mas também em jogos oficiais. 

Portanto, o Olympique Lyonnais solicita oficialmente à Ligue de Futebol Profissional que:

"Reveja a decisão de encerrar definitivamente a temporada da Ligue 1, uma decisão da qual ela é a única responsável, conforme sublinhado ontem à noite pelo primeiro-ministro Edouard Philippe.

"Estudar as condições para a retomada da temporada 2019/2020 da Ligue 1, para que os resultados da temporada sejam ditados apenas pelo mérito esportivo, de acordo com as recomendações da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol), mesmo que isso signifique adotar um formato diferente na forma de play-offs, como também defendido pela UEFA.

O Olympique Lyonnais acredita que a retomada da temporada poderia, se necessário, adiar a retomada da temporada 2020/2021 para meados de setembro, como a La Liga fará com a emissora Mediapro, que agora é uma emissora da Ligue 1.

O Olympique Lyonnais finalmente imagina que a retomada da temporada da Ligue 1 com um formato de play-off poderia interessar às emissoras, principalmente a Mediapro, e assim possibilitar a geração de receita que compensa parcialmente as centenas de milhões perdidos pela apressada iniciativa da LFP, para terminar a temporada 2019/2020″.

Reportagem: Torcedores.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário