domingo, 1 de dezembro de 2024

Mais uma vitória de Verstappen

Verstappen vence em meio a caos iniciado por retrovisor de Albon.

Prova seguia estável até peça se soltar de carro do piloto da Williams, o que afetou configuração do restante do pódio. 

Leclerc e Piastri chegaram em segundo lugar e terceiro lugar.

Uma semana depois de garantir seu tetracampeonato mundial, Max Verstappen venceu o Grande Prêmio do Catar, neste domingo (1º). 

Largando da segunda colocação, ele superou o pole position George Russell em meio a uma série de punições e incidentes que acionaram o safety car 3 vezes ao longo da prova, o principal deles, graças ao retrovisor que se soltou do carro de Alexander Albon. 

Charles Leclerc foi de quinto a segundo colocado, e Oscar Piastri chegou em terceiro lugar.

Ao todo, 5 pilotos abandonaram a corrida. 

Sem as paralisações, o resultado da prova, que seguia sem mudanças até perto de sua metade, com Norris e Russell no top 3, seria diferente. 

O britânico da McLaren, por exemplo, acabou punido por não desacelerar sob uma das bandeiras amarelas.

Já o piloto da Mercedes acabou prejudicado por fazer um pit stop cedo demais e colocar os pneus duros, enquanto os rivais foram presenteados pela paciência com um safety car que os permitiu visitar os boxes sem perder posições.

Por sua vez, Leclerc conseguiu herdar a posição de Norris depois de entrar no top 3 graças à bandeira amarela que vetou a aproximação de Piastri, no retorno dos boxes. 

O caos, porém, permitiu que Zhou conseguisse ir de décimo segundo lugar a oitavo lugar, conquistando os primeiros 4 pontos da Sauber na temporada.

Com um piloto da Ferrari e outro da McLaren no pódio, a disputa pelo campeonato de construtores foi adiada para o Grande Prêmio de Abu Dhabi: a equipe inglesa, líder do Mundial, sairá do Circuito de Lusail com 17 pontos conquistados contra 26 pontos da rival italiana. 

A diferença entre elas agora é de 21 pontos.

A vigésima quarta e última corrida da temporada 2024 da Fórmula 1 será no próximo domingo, 8 de dezembro: o Grande Prêmio de Abu Dhabi. 

Momentos-chave: 

A largada: Russell e Verstappen saíram lado a lado até a primeira curva, quando o holandês pôs seu carro à frente. 

Norris surgiu na parte de fora, cercando o tetracampeão ao lado de Russell, e também chegou a avançar alguns metros em relação aos 2 rivais de olho na liderança. 

A posição, porém, ficou com o piloto da RBR.

No fundo do grid, o décimo oitavo colocado, Nico Hulkenberg colidiu com o décimo nono lugar, Franco Colapinto e o último colocado, Esteban Ocon. 

O francês da Alpine foi espremido pelos rivais e, enquanto o alemão da Haas apenas rodou, seus adversários não tiveram a mesma sorte e abandonaram.

A colisão entre eles chegou a tirar faíscas dos carros; mais à frente, o décimo quinto colocado Lance Stroll tocou em Alexander Albon, décimo sexto lugar na largada, e fez o piloto da Williams rodar. 

O canadense recebeu 10 segundos pelo contato, e abandonaria a prova oito voltas depois.

Da calmaria...

A corrida recomeçou na volta 5 e, a partir daí, seguiu sem mudanças, com Verstappen liderando à frente de Norris e Russell, e Piastri firme na quarta colocação. 

O britânico da Mercedes foi o primeiro deles a visitar os boxes, na vigésima quarta volta, trocando os pneus médios pelos duros.

A Ferrari conseguiu avançar timidamente ainda na primeira metade da disputa: Leclerc seguia em quinto lugar acompanhado de Sainz, que herdou a sexta colocação pela largada ruim de Hamilton, o veterano perdeu 2 posições no começo. 

Com a troca de Russell, eles subiram para quarto e quinto, respectivamente.

...ao caos!

A prova seguia tranquila até a volta 32, quando um retrovisor do carro de Albon se soltou. 

Inicialmente, a direção de provas sinalizou o trecho com bandeiras amarelas, e Norris foi o único a não reduzir. 

Com a peça perdida pela pista, Bottas, Hamilton e Sainz passaram por cima dela, e os 2 últimos acabaram sofrendo um furo no pneu.

Os dois entraram nos boxes no trigésimo quinto giro, assim como Piastri, embora ele só mirasse a troca estratégica de pneus. 

Aí, a direção de prova mandou o safety car à pista pela segunda vez para a limpeza do trecho. 

Vários pilotos, incluindo Verstappen, Norris e Leclerc, pararam. 

O monegasco havia entrado no top 3 graças ao pit stop de Piastri, momentos antes da bandeira amarela.

O carro de segurança deixou a pista após cinco voltas, mas não por muito tempo: enquanto Verstappen mantinha Norris atrás dele na relargada, fechando a porta para o rival, Pérez rodou e parou na brita. 

Na volta 10, Hulkenberg teve o mesmo destino.

Foram mais 3 voltas atrás do safety car, pela terceira vez. 

Na relargada, nenhuma mudança na dianteira exceto por Norris, punido com um stop and go de 10 segundos porque não desacelerou sob as bandeiras amarelas. 

O piloto da McLaren visitou o pit lane para cumprir a sanção no quadragésimo sexto giro, cedendo o segundo lugar para Leclerc, e voltou em décimo quinto lugar.

Depois dele, Hamilton foi punido com um drive through por acelerar no pit lane. 

O heptacampeão, apenas décimo primeiro colocado, cumpriu a punição na volta 48. 

E a menos de quatro voltas da bandeirada, mais uma : desta vez de 10 segundos para Albon, por um contato com Kevin Magnussen no começo da corrida.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

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