segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Imbrólio jurídico

Cruzeiro e Palmeiras: governo de Minas aciona Justiça para que jogo tenha torcida única.

CBF (Confederação Brasileira de Futebol) determinou que partida não tenha a presença de torcedores, após incidente envolvendo organizadas.

O governo de Minas Gerais recorreu à Justiça para que o jogo entre Cruzeiro e Palmeiras, na próxima quarta-feira (4), no Mineirão, pelo Brasileiro, tenha presença de torcedores do time mandante.

A CBF determinou, nesse domingo, que a partida seja disputada com portões fechados. 

Em nota assinada por Júlio Avelar, diretor de competições da CBF, e André Mattos, diretor jurídico da entidade, foi comunicado aos presidentes dos 2 clubes e às federações mineira e paulista que a partida não vai contar com a presença de público.

Em outubro, uma emboscada de integrantes de organizada do Palmeiras contra um ônibus com cruzeirenses provocou a morte de um homem e deixou mais de vinte pessoas feridas. 

Por causa desse episódio, o governo de Minas Gerais solicitou que o jogo desta quarta-feira (4) fosse realizado com torcida única. 

O pedido foi enviado para a Federação Mineira de Futebol e CBF.

O Ministério Público de Minas Gerais, no fim de outubro, recomendou formalmente o banimento da organizada do Palmeiras em jogos no estado. 

A FMF informou que "sempre ratificou e publicou todas as recomendações de acordo com o Ministério Público."

O MPMG pediu ainda que fossem analisados, pela Polícia Militar de Minas Gerais, os riscos da presença de palmeirenses no jogo do Mineirão. 

A Polícia Militar, por sua vez, não se pronunciou sobre a questão quando foi procurada pela reportagem na última sexta-feira (29).

O Cruzeiro, nos bastidores, quer o jogo com torcida no Mineirão, mas aguardava o posicionamento oficial das autoridades de segurança. 

O clube mineiro ainda não se posicionou sobre a decisão da CBF.

Em nota divulgada neste domingo, a direção do Palmeiras afirma que acata a determinação da CBF e lamenta que o governo de MG e a PMMG "não tenham apresentado um plano que pudesse garantir a presença de palmeirenses e cruzeirenses no estádio" (confira a íntegra no fim da matéria).

O jogo é decisivo para as duas equipes no Campeonato Brasileiro. 

O Cruzeiro briga por vaga na próxima edição da Taça Libertadores da América, enquanto o Palmeiras disputa o título do campeonato com o Botafogo.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário