terça-feira, 3 de dezembro de 2024

46 anos depois...

Time que volta ao Paulistão após 46 anos acelera obras para finalizar “novo” estádio.

“Vão sobrar só 4 salas do Benitão antigo”, afirma presidente do Velo Clube, que está no grupo com Palmeiras, São Bernardo e Ponte Preta.

Faltando pouco tempo para voltar ao Campeonato Paulista depois de 46 anos, o Velo Clube corre contra o tempo para entregar o “novo” Estádio Benito Agnelo Castellano, o Benitão. 

As obras foram iniciadas no segundo semestre deste ano e precisam estar prontas em dezembro. 

A estreia do time está marcada para 15 de janeiro, em casa, contra o Noroeste, em reedição da final do Campeonato Paulista da Série A2 de 2024.

O clube informou que as obras e adequações estão em estado avançado, com os prazos sendo administrados junto com a Federação Paulista de Futebol (FPF).

Segundo o presidente Reginaldo Breda, além da construção de uma nova arquibancada para o estádio chegar à capacidade de 10 mil pessoas, conforme exigências da FPF, estão sendo feitas melhorias em praticamente toda a estrutura da casa do rubro-verde de Rio Claro-SP.

As intervenções são custeadas pela prefeitura, que investiu R$ 2 milhões na construção da nova arquibancada, o estádio é municipal, e por verba do clube, que também deve gastar em torno desse mesmo valor nas obras dos outros setores, com apoio de patrocinadores.

"De 15 em 15 dias a gente se reúne lá na FPF ou aqui. Eles estão acompanhando tudo. (...) As obras são de infraestrutura de vestiário, cabines, banco de reservas, banheiro, sede, academia, gramado. Estão em fase de acabamento", explicou Breda.

"No gramado fizemos uma recuperação inteira dele. Fizemos um tratamento de controle de praga, vai ter que fazer de novo, e não vamos usar o gramado até o início do campeonato. Está bem tranquilo. (A torcida) está contando com o nosso trabalho, está ansiosa. Aqui está um canteiro de obras. Vão sobrar só quatro salas do Benitão antigo, vai ser um novo Benitão", detalhou Breda.

O Velo também está preparando um novo campo de treinamento com o objetivo de preservar o gramado principal para os jogos.

"Estamos plantando grama no campo novo para poder fazer aquecimento, treino durante a semana sem utilizar o gramado principal. A nossa preparação vai ser em um campo do município. Estamos preparando o gramado dele também para ter condições de a equipe se preparar bem", disse o presidente.

Outra mudança no Benitão está no sistema de iluminação, que está sendo todo trocado. 

Agora, todos os refletores serão de LED.

"Essa iluminação é de primeiro mundo. Vamos ter aqui 1100 LUX (luz percebida pelo olho humano) no gramado inteiro. O mínimo exigido é 700. Vamos ter quase o dobro de capacidade, tudo LED. Contratamos uma empresa daqui. São várias frentes de trabalho. Uma está fazendo a torre, outra cabeamento e outra a iluminação. Colocamos a base da torre, semana que vem as torres, depois os holofotes", afirmou o presidente.

Velo no Campeonato Paulista: O Velo Clube está no grupo D do Campeoanto Paulista, ao lado de Palmeiras, Ponte Preta e São Bernardo. 

O elenco já tem jogadores apalavrados, mas ainda não anunciados oficialmente. 

Do time que subiu, sete atletas permaneceram.

A pré-temporada começou no dia 19 de novembro com 18 atletas. 

A ideia é que 26 jogadores façam parte do elenco do estadual.

De acordo com a tabela, são 6 jogos no Benitão, entre eles o Santos na quarta rodada, e 6 fora de casa.

O Galo foi campeão da Série A2 deste ano ao bater o Noroeste na final. 

Os 2 times subiram de divisão ao eliminarem Juventus-SP e Portuguesa Santista, respectivamente, nas semifinais. 

A única e última vez que o Galo Vermelho disputou o Campeoanto Paulista foi em 1979.

O time teve o comando de Guilherme Alves como técnico na campanha da Série A2. 

O ex-atacante do Atlético-MG e Corinthians chegou a ser emprestado para o Água Santa no segundo semestre, para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D, e retornou ao clube de Rio Claro para dar início à preparação para o estadual.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário