Sorteio da Copa do Brasil 2024: onde assistir ao vivo e horário.
Evento será realizado nesta terça-feira (30), a partir das 15 horas (horário de Brasília), na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), e definirá caminho de 80 clubes na primeira e segunda fases da competição.
Globo Esporte e Sportv transmitem ao vivo.
O sorteio da primeira fase da Copa do Brasil 2024 será realizado nesta terça-feira (30), a partir das 15 horas (horário de Brasília), na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Ao todo, estão envolvidos 80 clubes.
Também será conhecida a ordem dos mandos de campo da segunda fase.
O evento terá transmissão ao vivo no Globo Esporte e no Sportv.
Fique por dentro das regras da competição e de quem pode pegar quem na primeira fase.
Sorteio da Copa do Brasil 2024
Data: 30/01/2024
Horário: 15 horas (horário de Brasília)
Onde assistir: Globo Esporte e Sportv
As regras das primeiras fases: As duas primeiras fases da Copa do Brasil são disputadas em jogos únicos.
Na primeira, os times de piores posições no ranking de clubes da CBF de 2024, divulgado após o final do Campeonato Brasileiro do ano passado, jogarão em casa, enquanto os times mais bem colocados avançam com um empate.
Na segunda fase, em caso de igualdade no placar, a definição dos classificados será nos pênaltis.
O mando de campo já será indicado no sorteio desta terça-feira (30).
O sorteio
Os 80 clubes que começarão a Copa do Brasil na primeira fase foram distribuídos em oito potes, com dez equipes em cada, tendo como critério de separação o ranking de clubes da CBF de 2024.
Os 40 mais bem colocados ocuparão os potes A, B, C e D do sorteio (e jogarão pelo empate) enfrentarão, respectivamente, os times distribuídos nos potes E, F, G e H (terão o mando de campo).
Da mesma forma também serão sorteados os chaveamentos visando os duelos da segunda fase, uma vez que já será pré determinado se o vencedor de um confronto na primeira fase jogará em casa ou fora na etapa seguinte.
Potes e possíveis confrontos:
Pote A X Pote E
Pote A: Corinthians-SP, Atlético-GO, Fortaleza-CE, Cruzeiro-MG, América-MG, Cuiabá-MT, Internacional-RS, Coritiba-PR, Bahia-BA e Vasco-RJ.
Pote E: ASA-AL, Sousa-PB, Real Noroeste-ES, Fluminense-PI, União Rondonópolis-MT, Águia de Marabá-PA, Moto Club-MA, Cianorte-PR, Maringá-PR, Marcílio Dias-SC.
Pote B X Pote F
Pote B: Juventude-RS, Tombense-MG, Sport-PE, Ituano-SP, CRB-AL, Operário-PR, Criciúma-SC, ABC-RN, Sampaio Corrêa-MA e Remo-PA.
Pote F: Operário de Várzea Grande-MT, Operário-MS, Humaitá-AC, Porto Velho-RO, Trem-AP, Anápolis-GO, São Luiz-RS, Rio Branco-AC, Treze-PB e Iguatu-CE.
Pote C X Pote G:
Pote C: Botafogo-SP, Confiança-SE, Brusque-SC, Ferroviário-CE, Paysandu-PA, Brasiliense-DF, Volta Redonda-RJ, América-RN, Ypiranga-RS e Aparecidense-GO.
Pote G: Athletic-MG, Murici-AL, Nova Venécia-ES, River-PI, Maranhão-MA, Grêmio Atlético Sampaio-RR, Itabaiana-SE, Villa Nova-MG, Costa Rica-MS e Ji-Paraná-RO.
Pote D X Pote H
Pote D: Amazonas-AM, Retrô-PE, São Raimundo-RR, Caxias-RS, Jacuipense-BA, Futebol Clube Cascavel-PR, Tocantinópolis-TO, São Bernardo-SP, Portuguesa-RJ e Nova Iguaçu-RJ
Pote H: Real Brasília-DF, Itabuna-BA, Água Santa-SP, Petrolina-PE, Portuguesa Santista-SP, Manauara-AM, Audax-RJ, Capital-TO, Olaria-RJ e Independente.
Entram na terceira fase: Além dos 80 clubes que iniciam da primeira fase, a Copa do Brasil conta com mais 12 times que só entram na competição a partir da terceira fase.
São eles: Palmeiras-SP, São Paulo-SP, Red Bull Bragantino-SP, Flamengo-RJ, Fluminense-RJ, Botafogo-RJ, Grêmio-RS, Atlético-MG, que disputarão a Taça Libertadores da América, Athletico-PR, classificado via Campeonato Brasileiro do ano passado, Goiás-GO, campeão da Copa Verde, Ceará-CE, campeão da Copa do Nordeste e Vitória-BA, campeão do Campeonato Brasileiro da Série B.
Ausências: Essa edição da Copa do Brasil será a primeira desde que a CBF aboliu as classificações para a competição via ranking e destinou as 80 vagas para as 27 federações distribuírem nas suas competições estaduais.
O que ocasionou algumas ausências importantes.
A maior delas é a do Santos, eliminado na primeira fase do Campeonato Paulista do ano passado e rebaixado para o Campeonato Brasileiro da Série B, o Peixe deixa de disputar a Copa do Brasil após 12 anos.
Outros clubes tradicionais que não irão disputar a Copa do Brasil este ano são NáuticoPE, Santa Cruz-PE, Avaí-SC, Chapecoense-SC, Figueirense-SC, Vila Nova-GO e CSA-AL.
Tabela básica por fases:
Primeira fase: 21 de fevereiro de 2024 ou 28 de fevereiro de 2024.
Segunda fase: 6 de março de 2024 ou 13 de março de 2024.
Terceira fase: 1º de maio de 2024 ou 22 de maio de 2024.
Oitavas de final: 31 de julho de 2024 ou 7 de agosto de 2024.
Quartas de final: 28 de agosto de 2024 ou 12 de setembro de 2024.
Semifinais: 2 de outubro de 2024 ou 17 de outubro de 2024.
Final: 3 de novembro de 2024 ou 10 novembro de 2024.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário