segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Os natalinos

Joel Santana, Jairzinho, Amaral... confira alguns boleiros que nasceram no dia de Natal.

Grandes nomes do futebol brasileiro, seja dentro ou fora de campo, nasceram no dia de Natal e presentearam torcidas de todo o Brasil com títulos e feitos marcantes ao longo dos anos.

O dia 25 de dezembro é, historicamente, um dos dias mais importantes do ano e no futebol não é diferente. 

Apesar de a temporada já ter acabado e equipes e atletas estarem em recesso, o dia também é de extrema importância para o esporte, uma vez que grandes nomes que fizeram a alegria de grandes torcidas ao redor do país vieram ao mundo em um dia como o de hoje.

Joel Santana - 25 de dezembro de 1948: Nascido no dia de Natal de 1948, na cidade do Rio de Janeiro, Joel Natalino Santana é, indiscutivelmente, uma das figuras mais icônicas do futebol brasileiro. 

"Papai Joel", como ficou conhecido no mundo do futebol, teve uma carreira de "apenas" 11 anos enquanto jogador de futebol. 

Entre 1969 e 1980 o então voluntarioso zagueiro Joel atuou por Vasco da Gama, equipe da qual foi campeão brasileiro em 1974, Olaria e, por ironia do destino, encerrou sua carreira no América... de Natal.

Se a carreira de jogador foi relativamente curta, a carreira de técnico foi extensa e cheia de glórias. 

Único treinador até hoje a ser campeão carioca por Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo, Joel Santana conquistou espaço e notoriedade por seu estilo "paizão" de lidar com os jogadores. 

A carreira de 36 anos enquanto técnico rendeu ao professor uma lista enorme de títulos, que vão desde conquistas estaduais até internacionais, a exemplo da Copa Mercosul de 2000, vencida com o Vasco da Gama.

O único trabalho de Joel Santana em seleções foi entre 2008 e 2009, quando assumiu a África do Sul, anfitriã da Copa do Mundo de 2010. 

Sob o comando do carioca, os Bafana Bafana chegaram às semifinais da Copa das Confederações de 2009, caindo para a seleção brasileira, que viria a ser a grande campeã daquela edição do torneio.

Amaral - 25 de dezembro de 1954 Se Joel Santana pavimentou uma bela e longa história no futebol carioca, outra personalidade do esporte que também nasceu em um dia de Natal fez o mesmo, só que no futebol paulista. 

No dia 25 de dezembro de 1954, em Campinas, interior de São Paulo, nascia João Justino Amaral dos Santos, o Amaral.

Um dos maiores zagueiros da história do Guarani, Amaral surgiu para o futebol no início da década de 1970. 

Beque extremamente técnico, que preferia o trabalho com a bola no pé ao famoso chutão, fez parte de grande parte da geração do Bugre que viria a conquistar, já sem Amaral, o Campeonato Brasileiro de 1978 contra o Palmeiras. 

Naquele mesmo ano, na Copa do Mundo da Argentina, foi terceiro lugar com a seleção brasileira.

Contra a Espanha, pela segunda rodada do Grupo 3, que tinha também Áustria e Suécia, Amaral foi ovacionado após salvar o Brasil por duas oportunidades, tirando duas bolas em cima da linha e garantindo o empate por 0 a 0 contra os europeus. 

Este resultado determinou a classificação brasileira para o mata-mata.

Também em 1978 Amaral deixou o Guarani e foi para o Corinthians. 

No Alvinegro do Parque São Jorge fez história ao conquistar o Paulistão de 1979 formando a chamada "muralha negra" ao lado do goleiro Jairo, do lateral-direito Zé Maria, do zagueiro Mauro, do lateral-esquerdo Wladimir e do volante Caçapava, todos jogadores negros. 

Pelo Timão foram 133 partidas disputadas e um gol marcado.

Jairzinho - 25 de dezembro de 1944: Também em 25 de dezembro, mas de 1944, nascia em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro. 

Jair Ventura Filho, o Jairzinho, que teve uma ascensão meteórica na carreira em um intervalo de oito anos. 

Em 1958 era apenas um gandula em General Severiano, sede do Botafogo. 

Cinco anos mais tarde, em 1963, após ser tricampeão no juvenil do Glorioso, foi promovido para a equipe titular na disputa do Campeonato Carioca daquele ano, e já em 1966 estava no grupo brasileiro que disputou a Copa do Mundo da Inglaterra.

Multicampeão pelo Botafogo e parte integrante da Era de Ouro do Glorioso, Jairzinho é responsável direto pelo orgulho brasileiro de ser pentacampeão mundial. 

Isso porque na Copa de 1970, no México, foi um dos heróis daquela conquista, momento em que ganhou a alcunha de "Furacão" por ter feito gols em todas as partidas daquele mundial, inclusive na final, quando marcou um dos gols da goleada canarinha por 4 a 1 contra a Itália.

A aparição de Jairzinho naquela Copa foi tão estupenda que João Saldanha, um dos maiores cronistas esportivos brasileiros, ao fim daquele Mundial, colocou Jairzinho como uma das três maiores estrelas do tricampeonato, ao lado de Pelé e Gérson.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário