Racismo, "torcida hostil" e vitória: jornais e jogadores ingleses repercutem clima em Budapeste.
Goleada da Inglaterra sobre a Hungria tem ambiente tenso nas arquibancadas.
Harry Kane, Jack Grealish, Declan Rice e Federação Inglesa se posicionam.
Os gols de Sterling, Harry Kane, Maguire e Declan Rice, e o resultado de 4 a 0 obtido pela Inglaterra fora de casa, contra a Hungria, pelas Eliminatórias Europeias, ficaram em segundo plano após o apito final.
A repercussão entre o noticiário, os jogadores e a Federação Inglesa foi o clima tenso na Puskas Arena, em Budapeste.
Punida pela UEFA (União das Associações da Europeias de Futebol) de com três jogos com portões fechados, a Hungria tem agora grandes chances de sofrer punição da FIFA, novamente por conta de atitudes de seus torcedores.
O ambiente hostil começou antes do apito inicial, quando os atletas ingleses se ajoelharam em habitual protesto contra o racismo e foram ignorados pelos adversários.
No mesmo momento, uma grande vaia veio das arquibancadas.
Além das vaias no momento da manifestação inglesa, os torcedores da Hungria vaiaram e pegaram no pé de Raheem Sterling, atacante negro da Inglaterra, durante toda a partida.
O jogador do Manchester City abriu o placar no início da segunda etapa e comemorou com uma bonita homenagem a um jovem morto na última semana.
No momento da celebração, Sterling recebeu uma chuva de copos vindos da arquibancada da Puskas Arena.
Neste momento, atletas como Declan Rice e Jack Grealish comemoraram com um "virote" irônico.
Veja abaixo.
Atletas se posicionam:
"Vitória brilhante numa atmosfera inaceitável", disse Jack Grealish, em sua conta oficial no instagram. Junto de um "emoji" de cerveja, lembrando a comemoração irônica.
"Vitória brilhante frente a uma torcida hostil. Mantivemos nossa compostura para fazer quatro", disse Harry Kane em sua conta no Twitter. Em entrevista na saída do gramado, o volante Declan Rice definiu a atmosfera como "lugar hostil". O jogador também publicou uma foto em seu Instagram falando em "silenciar os haters".
Posicionamento da Federação Inglesa
Após a partida, a Associação de Futebol da Inglaterra (Football Association), publicou uma nota em sua conta oficial no Twitter.
A entidade cita "atos discriminatórios" contra os jogadores ingleses e afirma que levará o acontecimento à FIFA.
Confira o parecer da FA abaixo.
"É extremamente decepcionante ouvir relatos de atos discriminatórios contra alguns de nossos jogadores ingleses. Pediremos à FIFA para investigar o problema. Nós continuamos apoiando nossos jogadores e comissão na nossa coletiva determinação de ressaltar e combater discriminações de quaisquer formas".
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário