Brasil toma liderança da Espanha, e Alemanha sobe sete posições.
Brasucas assumem a ponta com cinco gols na rodada #2 e já abrem curta vantagem sobre Alemanha, Espanha, França e Portugal.
Depois de largar em terceiro na disputa do Ranking de artilharia por país da Liga dos Campeões, o Brasil já dá mostras de que pretende reconquistar nosso troféu informal.
Graças a cinco bolas na rede de quatro jogadores diferentes, os brasucas encerraram a segunda rodada da fase de grupos em primeiro, com oito gols no total, desbancando a Espanha, líder da jornada inaugural.
A Alemanha foi o outro destaque da semana, se embolando na segunda posição com Espanha, França e Portugal, todos com seis gols.
Os brasileiros balançaram as redes em importantes vitórias de seus clubes. Roberto Firmino anotou dois gols para o Liverpool na goleada de 5 a 1 sobre o Porto, em Portugal. Claudinho, ex-Bragantino, abriu caminho para os 4 a 0 do Zenit sobre o Malmö, enquanto Wendel, ex-Fluminense, fechou o marcador.
Por fim, coube ao lateral-esquerdo Alex Telles marcar o golaço de empate na virada do Manchester United buscada nos momentos finais contra o Villarreal.
E já que citamos vitória do Manchester United, não precisa pensar muito para adivinhar quem foi o autor do gol decisivo, né?
Pois é, Cristiano Ronaldo fez seu segundo gol na edição e foi um dos três portugueses a marcar na rodada, Rafael Leão anotou pelo Milan, e Rafa Silva ajudou o Benfica a impor 3 a 0 sobre o Barcelona.
A França divide posição com os lusos e também fez três gols na semana, com Nkunku (que já fizera um hat-trick no primeiro jogo), Benzema e Griezmann.
A ex-líder Espanha só fez um gol, com Paco Alcácer, do Villarreal, somando também seis.
A maior escalada de posição da vez foi da Alemanha.
Sané e Gnabry marcaram em goleada do Bayern de Munique sobre o Dínamo de Kiev, por 5 a 0.
O RasenBallsport Salzburg venceu o Lille por 2 a 1 com dois gols de Karim Adeyemi, de apenas 19 anos, que assumiu e converteu duas cobranças de pênalti.
Os quatro gols elevaram os germânicos do nono ao segundo posto na lista, com empate quádruplo.
Ah, sentiu falta da Argentina?
Segue fora do Top 10, com apenas dois gols até o momento, um de Dybala, da Juventus, na rodada inicial, e outro de Messi, marcado na vitória por 2 a 0 do Paris Saint-Germain sobre o Manchester City, em jogaço em Paris.
E os artilheiros da competição?
Haller foi econômico, com um golzinho só pelo Ajax na vitória sobre o Besiktas, por 2 a 0.
O centroavante, que vinha de quatro gols diante do Sporting, manteve a Costa do Marfim em evidência. Lewandowski manteve a tradicional regularidade: mais dois gols na conta.
Salah, por sua vez, surge entre os principais goleadores após emplacar dois diante do Porto, além do que marcara na estreia, contra o Milan.
Artilheiros da Liga dos Campeões 2021/2022:
1. Haller (Ajax) - 5 gols
2. Lewandowski (Bayern de Munique) e Nkunku (RB Leipzig) - 4 gols cada
4. Salah (Liverpool) - 3 gols
Importante: o critério para definir o país dos jogadores é a seleção que defendem atualmente.
Exemplo: Thiago Alcântara (Liverpool) é filho do brasileiro Mazinho, nasceu na Itália e defende a Espanha. Portanto, se marcar na edição atual, entrará na estatística espanhola.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário