Verstappen leva vitória dominante e dispara no campeonato.
Liderando de ponta a ponta, holandês da RBR conquistou quinto triunfo do campeonato e ampliou vantagem na tabela sobre Hamilton para 32 pontos.
Valtteri Bottas e Lando Norris completam o pódio.
Repetindo o bom desempenho do último fim de semana no Circuito de Spielberg, Max Verstappen desfilou para conquistar sua quinta vitória da temporada no Grande Prêmio da Áustria, neste domingo (4).
Largando da pole, liderando do primeiro até o último giro e levando o ponto extra da volta mais rápida, o holandês não sofreu ameaças dos adversários da McLaren e Mercedes e ainda viu o rival Lewis Hamilton, com problemas no carro, ausentar-se do pódio e chegar apenas em quarto.
Valtteri Bottas ficou com o segunda lugar e Lando Norris, que chegou a ser punido com 5 segundos, foi o terceiro colocado.
O britânico da McLaren, que largou em segundo, foi punido com 5 segundos por empurrar Sergio Pérez para fora da pista no início da prova, mas conseguiu se recuperar nas voltas finais e levar seu terceiro pódio da temporada.
Partindo pela primeira vez do nono lugar com a Williams, George Russell caiu para o décimo sexto ao longo da disputa e recuperou-se, voltando para a zona de pontuação em décimo, mas perdeu a posição no fim para Fernando Alonso.
Com a vitória, que marcou também a conquista de seu quinquagésimo pódio, e o ponto da volta mais rápida, Verstappen soma 181 pontos no campeonato de pilotos.
Assim, ele amplia a a vantagem para Hamilton, vice-líder, de 18 para 32 pontos.
O britânico, por sua vez, anota 150 pontos no Mundial.
A décima etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 será o Grande Prêmio da Inglaterra no Circuito de Silverstone, em 18 de julho.
* Sergio Pérez foi punido em 10 segundos por empurrar Charles Leclerc duas vezes para fora da pista.
Os três primeiros:
VERSTAPPEN: "Hoje foi incrível. Para ser sincero, o carro parecia estar sobre trilhos! Foi muito divertido pilotar. Você chega no fim de semana como o favorito, mas nunca é fácil fazer isso. E foi uma loucura ver todos esses fãs e tanto laranja!"
BOTTAS: "É bom voltar ao pódio em segundo lugar. A McLaren foi muito rápida hoje, eles estavam colocando muita pressão".
NORRIS: "Foi uma boa corrida. Foi emocionante, mas estou desapontado porque devíamos ter sido os segundos. Pensei que devia ir com tudo na primeira volta!"
A largada: Verstappen administrou a liderança, defendendo-se de Lando Norris.
Lewis Hamilton também tentou investir contra Sergio Pérez, na terceira colocação, mas sem sucesso.
Partindo pela primeira vez do nono lugar com a Williams, George Russell caiu três posições enquanto a dupla da Ferrari também se movimentou: Charles Leclerc pulou de décimo segundo para décimo lugar e Sainz perdeu três postos, em décimo terceiro, no momento em que Esteban Ocon foi tocado por Antonio Giovinazzi e, espremido pelas duas Haas, acertou a barreira de proteção.
O francês abandonou a corrida com a suspensão quebrada, acionando o carro de segurança.
A relargada que sucedeu o fim da bandeira amarela, na quarta volta, foi mais agitada: Verstappen se manteve na ponta, mas Norris perdeu o segundo lugar para Pérez, que passou por fora da pista e precisou devolver a posição.
A dupla voltaria a se encontrar algumas curvas depois, quando o britânico empurrou o piloto da RBR para a brita, o que o faz cair de terceiro para décimo.
Na frente, Valtteri Bottas chegou a passar Hamilton pelo quarto lugar, mas o heptacampeão retomou o posto e subiu para terceiro com o incidente de Pérez.
Momentos-chave:
1. Ainda na largada, Esteban Ocon foi tocado por Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, e acabou entre os carros da Haas.
Com a suspensão danificada, o piloto da Alpine abandonou a corrida.
2. Na principal disputa da relargada, foi Sergio Pérez que levou a pior na briga contra Lando Norris, valendo a segunda colocação.
O britânico acabou punido com 5 segundos por empurrar o piloto da RBR para fora da pista.
3. Valendo uma corrida de recuperação para ambos, Charles Leclerc e Pérez se encontram pela primeira vez na curva 15.
O mexicano chega a passar o piloto da Ferrari, pelo sétimo lugar, mas o monegasco, que largou apenas em décimo segundo lugar, respondeu e reassumiu a colocação.
Também buscando diminuir o prejuízo na classificação, partindo de décimo terceiro, Daniel Ricciardo já aparecia em sexto lugar, atrás de Sebastian Vettel e Bottas.
4. O australiano da McLaren consegue superar o piloto da Aston Martin e assume a quinta colocação; até o momento, Ricciardo subiu oito posições.
5. Depois de reduzir a desvantagem para o compatriota para menos de 1 segundo, Hamilton consegue ultrapassar Norris e assume o segundo lugar na prova.
6. Bottas inaugura as paradas dos primeiros colocados na corrida, seguido por Norris, que cumpre os 5 segundos de punição pelo incidente com Pérez.
O finlandês da Mercedes consegue voltar para a pista em terceiro, à frente do piloto da McLaren.
7. Em seguida, é a vez da dupla na ponta; Hamilton, em segundo, troca os pneus médios pelos duros, seguido de Verstappen, que com uma larga vantagem sobre o rival, mantém a liderança.
8. Na briga pela sexta posição, Leclerc e Pérez se encontram novamente.
Dessa vez, porém, o mexicano da RBR repetiu o lance que sofreu de Norris e empurrou o piloto da Ferrari para fora da pista, punido posteriormente com 5 segundos no tempo de prova.
Na ponta, Verstappen já abre 19 segundos de vantagem sobre Hamilton, segundo colocado.
9. Pela terceira vez, Pérez e Leclerc.
O piloto da Ferrari tenta passar o mexicano pela sétima colocação, na quadragésima ´setima volta, mas é novamente empurrado para a brita.
Assim como no primeiro incidente, o companheiro de Verstappen na RBR foi punido mais uma vez com 5 segundos.
10. Caminhando para o fim da prova, pelo rádio, a Mercedes avisa Bottas que Hamilton está com problemas e pede que o finlandês não ultrapasse o colega.
Porém, a equipe volta atrás e solicita a inversão de posições; com isso, Bottas assume o segundo lugar na prova.
11. Com a asa aberta no quinquagésimo terceiro giro, Lando Norris ultrapassa Pérez e já surge em quarto lugar.
Depois, o britânico foi à caça de Hamilton e também deixou o compatriota para trás, assumindo a terceira colocação.
O piloto da Mercedes faz, então, uma segunda parada, com novos pneus duros.
12. Na sexuagésima volta, Fernando Alonso se aproxima de George Russell e ultrapassa o britânico pelo último lugar na zona de pontuação, mas o piloto da Williams retomou o posto.
A defesa, porém, foi temporária; oito giros depois, o bicampeão conseguiu deixar o rival para trás e garantir um ponto na prova com o décimo lugar.
Verstappen, a 26 segundos de Bottas, faz uma segunda parada e ainda volta para a pista em vantagem.
13. Na última volta da corrida, Kimi Raikkonen acerta Sebastian Vettel em disputa pelo décimo segundo lugar e acaba mandando o alemão para a grama.
Ambos caem, respectivamente, para décimo sexto e décimo sétimo.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário