Hamilton encerra jejum e leva terceira pole do ano.
Britânico da Mercedes viu Max Verstappen conquistar quatro poles consecutivas no campeonato mas neste domingo (1º), largará ao lado do companheiro Valtteri Bottas; holandês da RBR é terceiro colocado.
Desde maio, Lewis Hamilton enfrentava um jejum de seis etapas da Fórmula 1 em 2021 sem largar da pole position.
Porém, o heptacampeão encerrou a má fase neste sábado (31) ao garantir a pole do Grande Prêmio da Hungria com dobradinha da Mercedes.
Em sua centésima primeira pole da carreira, Hamilton anotou 1m15s419 para superar Max Verstappen por 0s5 e largar ao lado do companheiro de equipe Valtteri Bottas neste domingo (1º).
O holandês, que vinha de quatro poles consecutivas desde a França, partirá do terceiro lugar, na segunda fila.
Com Verstappen na frente nos primeiros dois segmentos da classificação, a decisão ficou para os segundos finais da sessão, com o tráfego na pista surgindo para dificultar, e atrapalhando Sergio Pérez, que não conseguiu melhorar o próprio tempo e, em quarto lugar, completa a segunda fila no grid de largada ao lado do companheiro da RBR.
Pierre Gasly, da AlphaTauri, completa as cinco primeiras posições.
Lando Norris, da McLaren, aparece em sexto lugar, mas Daniel Ricciardo, seu companheiro de equipe, não passou do Q2 e largará apenas em décimo primeiro lugar.
Charles Leclerc vem atrás do britânico colocando o único carro da Ferrari nas dez primeiras colocações, já que Carlos Sainz bateu na classificação e parte apenas do décimo quinto lugar.
A dupla da Alpine Esteban Ocon e Fernando Alonso, e Sebastian Vettel, da Aston Martin, completam o top 10.
A largada do GP da Hungria será às 10 horas (horário de Brasília) deste domingo, 1º de agosto (horário de Brasília).
O globo esporte acompanha a etapa em tempo real.
Os três primeiros:
HAMILTON: "Foi um trabalho de equipe incrível neste fim de semana. É definitivamente ótimo ter uma vantagem para nossa equipe, a primeira vez em muito tempo".
BOTTAS: "Amanhã será emocionante, a RBR está com pneus macios e nós com os médios, então tudo está aberto, e vai ser uma boa batalha. Estou ansioso por isso".
VERSTAPPEN: "Acho que durante todo o fim de semana estivemos um pouco atrás, e isso ficou evidente na classificação. Ainda estaremos no terceiro lugar e veremos o que podemos fazer".
Q1 - 18 minutos e cinco eliminados: Mick Schumacher bateu no terceiro treino livre e foi ausência na sessão, tendo que trocar a caixa de câmbio da Haas.
A disputa se concentrou mais uma vez entre a dupla da Mercedes e Max Verstappen.
Valtteri Bottas anotou 1m16s610 em sua primeira tentativa mas perdeu a liderança provisória para o companheiro Lewis Hamilton, com 1m16s424.
Porém, perto da metade do segmento inicial, Verstappen respondeu os rivais e registrou o melhor tempo do fim de semana até então, de 1m16s214, a 0s2 de Hamilton.
Carlos Sainz, da Ferrari, garantiu a quarta colocação a 0s4 do líder e ainda precisou deixar a pista e desacelerar em uma de suas voltas para evitar colidir com Pierre Gasly.
Companheiro de Verstappen na RBR, Sergio Pérez não passou do décimo primeiro lugar, levando 1s do colega.
Na bandeirada, Daniel Ricciardo carimbou a ida ao Q2 em décimo quarto lugar, superado no fim por Kimi Raikkonen, décimo terceiro lugar.
Lance Stroll garantiu um posto entre os dez primeiros com o sexto melhor tempo e pela primeira vez, George Russell, da Williams, não passou do Q1.
O britânico ficou em décimo sétimo lugar, a 0s097 de Nicholas Latifi.
ELIMINADOS:
Décimo Sexto Lugar: YUKI TSUNODA (ALPHATAURI)
Décimo Sétimo Lugar: GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)
Décimo Oitavo Lugar: NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)
Décimo Nono Lugar: NIKITA MAZEPIN (HAAS)
Vigésimo Lugar: MICK SCHUMACHER (HAAS)
Q2 - 15 minutos e cinco eliminados: Os pneus médios mostraram o desempenho da Mercedes.
Bottas, o primeiro a marcar o melhor tempo, foi logo superado por Hamilton, que anotou 1m16s553.
Verstappen registrou 1m16s769 em sua melhor volta, porém, garantiu apenas a segunda colocação com desvantagem de 0s2 para o rival.
Sebastian Vettel voltou a apresentar uma boa performance com os compostos macios e surgiu em terceiro lugar até Fernando Alonso, que fez o melhor tempo no segundo setor, jogá-lo pra quarto.
Charles Leclerc foi quem chegou mais perto de Hamilton, aparecendo em segundo e a 0s1 do britânico no momento em que Sainz roda na saída da curva 14 e acerta a barreira de proteção, acionando a bandeira vermelha.
No retorno, com todos, exceto Bottas, calçando pneus macios, o monegasco melhorou seu tempo e ficou a 0s021 de Hamilton, enquanto Gasly apareceu na ponta momentaneamente antes de Verstappen anotar 1m15s650 e terminar o Q2 em primeiro.
No fim, Lando Norris sobe de sétimo para nono, enquanto Ricciardo ficou para trás.
ELIMINADOS:
Décimo Primeiro Lugar: DANIEL RICCIARDO (MCLAREN)
Décimo Segundo Lugar: LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
Décimo Terceiro Lugar: KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)
Décimo Quarto Lugar: ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)
Décimo Quinto Lugar: CARLOS SAINZ (FERRARI)
De volta aos pneus macios, Verstapen, Bottas e Hamilton abriram suas voltas rápidas ao mesmo tempo; o holandês registrou 1m15s984 pela liderança, mas foi prontamente superado por Bottas em 0s2 até Hamilton colocar 0s5 sobre ele para garantir a pole provisória.
Antes do retorno aos boxes, Pérez aparecia em quarto lugar a 1s do líder.
Nos últimos segundos do segmento final, o tráfego prejudicou os pilotos, sobretudo o mexicano da RBR, que não conseguiu abrir volta.
Juntos novamente, Hamilton e Verstappen não conseguiram melhorar seus tempos, valendo as voltas das primeiras tentativas e a centésima primeira pole da carreira de Hamilton.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário