sábado, 3 de julho de 2021

Quarta pole na temporada

Verstappen leva quarta pole do ano. 

Hamilton larga em quarto lugar.

Norris, da McLaren e Pérez, da RBR, completam top 3. 

Classificação foi marcada pela surpreendente ida de George Russell ao Q3 com a Williams, feito que não acontecia para a equipe desde 2018.

Mais rápido de dois dos três treinos livres do Grande Prêmio da Áustria, Max Verstappen confirmou o favoritismo da RBR ao faturar a pole position em Spielberg, neste sábado (3). 

Dessa vez, porém, a briga não foi contra as Mercedes, mas sim com a McLaren de Lando Norris. 

O holandês, que largará da ponta pela quarta vez na temporada 2021 da Fórmula 1, marcou 1m03s720 em sua melhor volta para superar o britânico por uma curta vantagem de 0s048. 

Companheiro do líder do campeonato na equipe austríaca, Sergio Pérez completa as três primeiras colocações no grid de largada no Circuito de Spielberg.

Vice-líder do campeonato, Lewis Hamilton não conseguiu alcançar a marca do rival e vai largar da segunda fila, na quarta colocação. 

O heptacampeão vem à frente do companheiro de Mercedes, Valtteri Bottas, em quinto colocado. 

A sessão contou ainda com a primeira aparição de George Russell no Q3 pela Williams. 

Garantindo a nona colocação e a primeira vez da equipe entre os dez primeiros desde o Grande Prêmio da Itália de 2018, quando Lance Stroll ficou em décimo.

Após uma classificação abaixo do ideal na etapa do último fim de semana, no Grande Prêmio da Estíria, Carlos Sainz e Charles Leclerc, dupla da Ferrari, não avançaram ao Q3 e ficaram apenas em décimo primeiro lugar e décimo segundo lugar, respectivamente, assim como Daniel Ricciardo, companheiro de Norris na McLaren e que largará da décima terceira colocação.

A largada do Grande Prêmio da Áustria será às 10 horas (horário de Brasília) deste domingo (4). 

O globo esporte acompanha a etapa em tempo real.

Os três primeiros

VERSTAPPEN: "Largar duas vezes da pole aqui é muito bom. Espero que possamos completar o trabalho amanhã".

NORRIS: "Me sinto épico, isso é legal! Essa provavelmente foi uma das melhores voltas que eu já fiz e nos coloca em uma grande posição para amanhã".

PÉREZ: "No final, conseguimos uma boa volta e uma boa posição de largada para amanhã. Acredito que temos um carro melhor para as corridas do que para a classificação".

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados: A dupla da Haas, Mick Schumacher e Nikita Mazepin, foi a primeira a deixar o pitlane. 

Max Verstappen sucedeu os novatos e com pneus macios, em sua primeira tentativa, assumiu a ponta anotando 1m04s249, já superando a melhor marca do fim de semana até então, de 1m04s523, estabelecida no segundo treino livre desta sexta-feira (2) por Lewis Hamilton. 

Nos últimos cinco minutos, Norris foi quem conseguiu se aproximar de Verstappen, ficando com o segundo melhor tempo provisoriamente e a apenas 0s096 do holandês da RBR.

Atrás do britânico da McLaren, Fernando Alonso, da Alpine, surpreende e surge em terceiro a 0s2 de Max, jogando Hamilton e Valtteri Bottas para as quarta e quinta colocações. 

Perto da bandeirada, Lance Stroll, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda e Charles Leclerc conseguem escapar da zona de eliminação. 

George Russell, que chegou a aparecer em décimo a 0s9 de Verstappen, também garantiu pela nona vez sua ida ao Q2, avançando em décimo segundo.

Eliminados:

Décimo Sexto Lugar: KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)

Décimo Sétimo Lugar: ESTEBAN OCON (ALPINE)

Décimo Oitavo Lugar: NICHOLAS LATIFI (WILLIAMS)

Décimo Nono Lugar: MICK SCHUMACHER (HAAS)

Vigésimo Lugar: NIKITA MAZEPIN (HAAS)

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados: Oitavo no Q1, Pérez foi o primeiro a sair dos boxes para uma única tentativa com pneus médios, anotando 1m04s554. 

Hamilton, também com o composto médio, registrou 1m04s501 para ocupar a pole provisória, mas Verstappen respondeu com a melhor volta de 1m04s208, superando o rival por 0s2. 

A concorrência cresceu pelo quarto posto; de Bottas, passa por Gasly e posteriormente Stroll. Sebastian Vettel pula para o segundo lugar, mas a volta de Norris, que valeu novamente o segundo melhor tempo da sessão, joga o tetracampeão, aniversariante do dia, para quarto, à frente de Hamilton.

O destaque da etapa ficou com George Russell, que se manteve nas dez primeiras colocações ao longo do Q2 e, nos últimos segundos, garantiu a ida da Williams ao Q3 em décimo. 

Na bandeirada, Verstappen melhora a própria marca na liderança, anotando 1m03s927. 

Vettel atrapalha Alonso em sua última chance, deixando o bicampeão sem alternativas e parando em décimo quarto lugar. 

A dupla da Ferrari, Carlos Sainz e Charles Leclerc, também não consegue avançar, assim como Daniel Ricciardo e Antonio Giovinazzi.

Eliminados:

Décimo Primeiro Lugar: CARLOS SAINZ (FERRARI)

Décimo Segundo Lugar: CHARLES LECLERC (FERRARI)

Décimo Terceiro Lugar: DANIEL RICCIARDO (MCLAREN)

Décimo Quarto Lugar: FERNANDO ALONSO (ALPINE)

Décimo Quinto Lugar: ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)

Q3 - dez minutos e disputa pela pole: Verstappen, de macios, garantiu a pole provisória no início da etapa, anotando 1m03s720. 

Norris defendeu a segunda colocação à frente de Hamilton, sucedido por Bottas e Pérez, que melhorou sua própria marca posteriormente. 

E a definição das primeiras posições no grid de largada ficou entre a dupla. 

Nos segundos finais, o britânico da McLaren tentou sua última volta, mas não foi suficiente para bater o líder do campeonato, apesar de diminuir a desvantagem de 0s2 para 0s048. 

Na bandeirada, Russell superou Lance Stroll, da Aston Martin, para largar pela primeira vez da nona colocação com a Williams.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário