quarta-feira, 21 de julho de 2021

Holandesas vencem em partida histórica

Próxima adversária do Brasil, Holanda estreia nas Olimpíadas com goleada histórica sobre Zâmbia: 10 a 3.

Soma dos gols é a maior em um só jogo do torneio feminino olímpico, com destaque para Vivianne Miedema, que fez 4 vezes, e Barbra Banda, autora dos 3 gols de Zâmbia.

A seleção feminina da Holanda, próxima adversária do Brasil no torneio feminino de futebol nas Olimpíadas de Tóquio, estreou na competição com uma goleada histórica. 

Nesta quarta-feira (21), as holandesas venceram Zâmbia por 10 a 3, em Miyagi, jogo com mais gols marcados em sete edições da competição.

No entanto, faltou um gol para ser a maior diferença de gols na história olímpica, recorde que ainda pertence à goleada de 8 a 0 da Alemanha sobre a China nos Jogos de Atenas-2004.

Ainda assim, a holandesa Vivianne Miedema, autora de quatro gols nesta quarta, igualou um recorde daquela partida, repetindo a alemã Birgit Prinz, até então única a marcar tantas vezes em um só jogo de Olimpíadas. 

Os outros gols holandeses foram feitos por Lieke Martens (dois gols), Jill Roord, Van de Sanden, Beerensteyn e Pelova.

Se Miedema brilhou pela Holanda, o outro destaque do jogo desta quarta saiu da seleção de Zâmbia, estreante em Olimpídas: Barbra Banda, de 21 anos, marcou os 3 gols da seleção africana.

No próximo sábado, pela segunda rodada do Grupo F, a Holanda vai enfrentar a seleção brasileira, que estreou também nesta quarta, com uma goleada por 5 a 0 sobre a China.

O primeiro gol holandês saiu de uma falha da goleira Nali Hazel, que saiu mal da área, errou a cabeçada e deixou Miedema livre para empurrar a bola para o gol vazio, aos 9 minutos do primeiro tempo.

Jogando em linha, a defesa de Zâmbia dava espaços generosos, que a Holanda soube aproveitar com passes nas costas da zaga. 

Aos 14 minutos do primeiro tempo, Nali impediu o drible de Miedema na entrada da área, mas a bola sobrou para Lieke Martens bater para o gol. 

Um minuto depois, aos 15 minutos do primeiro tempo Miedema fez o terceiro da Holanda, de novo livre na área.

Capitã e principal jogadora de Zâmbia, Barbra Banda foi lançada entre as zagueiras holandesas aos 19 minutos do primeiro tempo, aproveitou a saída insegura da goleira Sari van Veenendaal e descontou para a seleção africana.

Dominante, a Holanda manteve a força ofensiva e chegou ao quarto gol aos 29 minutos do primeiro tempo, em cruzamento da esquerda para Miedema, que dominou no peito e chutou de pé esquerdo. 

Martens, com um bonito chute da entrada da área, ampliou aos 37 minutos do primeiro tempo. 

Ainda houve tempo para mais um no primeiro tempo: Van de Sanden fez o sexto gol aos 44 minutos do primeiro tempo, também livre na área.

Com a mesma facilidade do primeiro tempo, Miedema recebe sozinha na área o passe de Danielle van de Donk e marcou seu quarto gol, aos 14 minutos do segundo tempo, pouco antes de sair para dar lugar a Beerensteyn.

O gol mais bonito da partida saiu aos 19 minutos do segundo tempo, quando Jill Roord driblou três marcadoras antes de tocar na saída de Nali. 

Beerensteyn fez o nono aos 29 minutos do segundo tempo, mais uma vez em um cochilo da defesa de Zâmbia.

Aos 35 minutos do segundo tempo, duas jogadoras que saíram do banco de reservas construíram o décimo gol: Renata Jansen cruzou da direita para Victoria Pelova marcar de primeira.

Nos minutos finais, Banda voltou a brilhar marcando mais dois gols, aos 37 minutos do segundo tempo, recebendo na área pela esquerda e tocando na saída de Veenendaal, e aos 38 minutos do segundo tempo, com um chute forte da entrada da área.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário