quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Primavera finalista da Copa Paulista

Caçula do Campeonato Paulista coroa ano histórico com vaga para primeiro torneio nacional em 98 anos.

Primavera garante calendário nacional inédito com classificação para a final da Copa Paulista.

O ano de 2025 ficará marcado para sempre na história do Primavera. 

Em seus 98 anos de fundação, o clube de Indaiatuba, a 115 km da capital paulista, vive sua temporada mais memorável: depois do inédito acesso ao Campeonato Paulista com o vice-campeonato da Série A2, o Fantasma alcançou agora uma vaga em uma competição nacional pela primeira vez.

O feito foi conquistado ao eliminar o Grêmio Prudente na semifinal da Copa Paulista, resultado que garantiu lugar na decisão contra o XV de Piracicaba e, consequentemente, calendário nacional.

O campeão poderá escolher entre a Copa do Brasil e a Série D do Campeoanto Brasileiro, enquanto o vice herdará a vaga restante. 

Seja qual for a escolha, o Primavera já tem garantida a participação em um torneio nacional inédito.

"É um clube de 98 anos que nunca foi para a primeira divisão estadual e nunca participou de uma competição nacional. Eu só tenho motivos para agradecer a Deus, a nossa diretoria e os nossos atletas por fazer parte disso. É um momento muito especial", celebrou o técnico Fernando Marchiori.

O artilheiro Brunão, com 11 gols em 16 jogos, também não escondeu a emoção:

"Estou muito feliz. Todos merecem muito. O trabalho que vem sendo feito com o Fernando (Marchiori), com os jogadores, diretoria e todos é muito especial. Só tenho um sentimento de gratidão por tudo isso".

O ano mágico do Fantasma: Fundado em 27 de janeiro de 1927, o Primavera ingressou nas competições oficiais da FPF (Federação Paulista de Futebol) nos anos 1950 e acumula conquistas modestas ao longo da trajetória: títulos da Segunda Divisão (equivalente à quarta divisão estadual) em 1977, 1995 e 2018, além do Campeonato Paulista da Série B2 de 2001.

Também atravessou períodos de dificuldade, como entre 2007 e 2009, em meio a uma fracassada parceria com o Racing. 

A retomada, porém, veio em 2020, com a entrada de Deco e do empresário Nenê Zini à frente de um grupo gestor. 

Em agosto de 2022, a virada para SAF (Sociedade Anôniam do Futebol) deu novo fôlego ao clube, que voltou ao Campeonato Paulista da Série A2 após 34 anos. 

Deco deixou a gestão em 2023, quando assumiu o cargo de diretor do Barcelona, mas o trabalho seguiu e rendeu frutos imediatos.

A campanha histórica tem ainda personagens conhecidos do futebol nacional. 

O auxiliar de Marchiori é o ex-atacante Rafael Marques, com passagens por Botafogo, Palmeiras e Cruzeiro. 

Chegou ao Primavera em 2022, ainda como jogador, e anunciou a aposentadoria no fim daquele ano para integrar a comissão técnica.

Já o responsável pela montagem do elenco é o ex-zagueiro Rodrigo Arroz, campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo em 2006. 

Assim como Rafael Marques, Arroz encerrou a carreira atuando pelo Primavera e, desde 2023, trabalha na diretoria. 

Chegou ao clube ainda no Campeonato Paulista da Série A3, em 2020, e agora colhe os frutos de uma reconstrução que coloca o Fantasma, enfim, no mapa do futebol nacional.

Na Copa Paulista, o Fantasma teve a segunda melhor campanha do Grupo 3, atrás justamente do XV de Piracicaba. 

No mata-mata passou por Paulista (oitavas de final), União São João (quartas de final) e Grêmio Prudente (semifinal) até chegar a decisão contra o Nhô Quim.

A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta segunda-feira (29) a tabela da final da Copa Paulista. 

Veja abaixo datas e horários dos jogos:

05/10/2025 (domingo), 15 horas (horário de Brasília) - Primavera-SP X XV de Piracica-SP, no Majestoso, em Campinas-SP.

11/10/2025 (sábado), 18 horas (horário de Brasília) - XV de Piracicaca-SP X Primavera-SP, no Barão da Serra Negra, em Piracicaba

Por ter feito melhor campanha na somatória das fases, o XV de Piracicaba tem o direito de fazer o segundo jogo em casa. 

É a única vantagem. 

Em caso de igualdade no placar agregado (dois empates ou uma vitória para cada lado pela mesma diferença de gols), a disputa vai para os pênaltis.

Como o Estádio Ítalo Mário Limongi passa por reformas para se adequar às exigências da FPF (Federação Paulista de Futebol) para o Campeonato Paulista de 2026, o Primavera tem mandado as partidas no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário