segunda-feira, 10 de março de 2025

Garoto entre os adultos

Com apenas 14 anos, promessa do futebol integra elenco profissional de time da terceira divisão de São Paulo.

Atacante Matheusão marcou 36 gols em 44 jogos disputados entre 2023 e 2024 nas categorias de base do Marília. 

Agora, ele treinará com o elenco principal do clube.

Foram 21 gols marcados em 28 jogos disputados no ano passado. 

Os números impressionam e não é à toa que Matheus Eduardo, mais conhecido como Matheusão, com apenas 14 anos, vai integrar o elenco profissional do Marília, que disputa a Série A3 do Campeonato Paulista.

Como ainda não atingiu a idade mínima para jogar no time principal, que é de 16 anos, o atacante apenas treinará com os jogadores do MAC (Marília Atlético Clube) por enquanto. 

O objetivo é a "integração dos departamentos do clube e o amadurecimento do atleta", segundo diretor da base do clube, Marcus Vinícius Faria Jorge.

Na temporada passada, Matheusão disputou os 28 jogos entre o Campeonato Paulista Sub-14 e o Sub-15, e marcou 21 gols. 

No ano anterior, em 2023, jogou o estadual pelo sub-13 e marcou 15 gols em 16 partidas. 

Nas 2 temporadas, a média de gols da jovem promessa é de 0,8 por partida.

O adolescente, que começou a jogar em uma escolinha de futebol da sua cidade natal, Marília, também passou pela base do Palmeiras e da Ferroviária.

O jovem teve o faro de gol bastante elogiado pelo técnico da categoria, Vinícius Rodrigues, que acredita que ele possa fazer sucesso Brasil afora no futuro.

"Matheus é um atleta com quem tenho o prazer de trabalhar desde o projeto na escolinha. Ele chegou para nós com 10 anos e é um menino que sempre se destacou, fez 15 gols no sub-13. No sub-14 e 15, um atleta que jogou dois Campeonatos Paulistas. Um garoto que tem uma posição hoje carente no futebol brasileiro e tem um projeção muito grande aqui no Marília e para seguir nos clubes do nosso Brasil. Ficamos felizes de ver um atleta de Marília subindo com apenas 14 anos de idade e tenho certeza que vai ser uma experiência incrível para ele para que, posteriormente, ele possa se descartar ainda mais no cenário nacional", disse.

Mesmo tão novo no mundo do futebol, Matheusão já tem certa rodagem e várias referências de ídolos do esporte. 

Um deles é o colombiano Radamel Falcao García, conhecido pelo início precoce no futebol profissional.

"Comecei na escolinha de cidade que me deu muita oportunidade, passei pelo Palmeiras, pela Ferroviária e hoje estou no Marília e tenho a oportunidade de integrar e treinar com o profissional. Me inspiro muito no Guilherme Alves, que passou aqui no Marilia, no Falcao García, que foi para o profissional com a mesma idade que eu. Fora esses, me inspiro no Ronaldo e no Adriano Imperador, que jogaram na mesma posição que eu".

"A expectativa muito boa, é um clube que vem fazendo uma campanha muito boa no paulista, e de uma tradição muito grande. Meu objetivo é ter uma carreira marcante, com grandes títulos, jogar na Europa, e representar meu país com a seleção brasileira", completou o atacante.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário