Histórico!
Primavera conquista acesso inédito ao Campeonato Paulista.
Fantasma carimba classificação à final com nova vitória sobre o Taubaté e vai disputar a elite estadual pela primeira vez em 98 anos.
O Campeonato Paulista tem um novo caçula para chamar de seu.
O Esporte Clube Primavera escreveu a página mais importante de seus 98 anos neste sábado, 29 de março de 2025.
Em tarde histórica para a cidade de Indaiatuba, com 250 mil habitantes e a 115 km da capital São Paulo, o Fantasma conquistou o acesso inédito à elite estadual com vitória sobre o Taubaté por 2 a 1, no Estádio Italo Mário Limongi, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Paulista da Série A2.
O Primavera entrou em campo com vantagem confortável pelo triunfo na ida por 2 a 0 na casa do Burro da Central.
O acesso foi confirmado com um novo resultado positivo.
Luan Martins e Lucas Douglas aumentaram a vantagem do Primavera, enquanto o Taubaté descontou em gol contra do zagueiro Afonso.
No agregado, 4 a 1 para o novo participante da elite estadual.
Além do acesso inédito, o Primavera confirmou vaga para disputar a final do Campeonato Paulista da Série A2 de 2025 contra o Capivariano, que eliminou o Ituano e está de volta ao Campeonato Paulista depois de 9 anos.
Os times vão definir quem chegará à elite como campeão do Campeonato Paulista da Série A2.
A Federação Paulista de Futebol ainda vai detalhar datas e horários dos jogos, mas a tabela base indica o primeiro no meio da semana (2 de abril) e a grande decisão no sábado (5) ou no domingo (6).
Por ter melhor campanha, o Primavera tem o direito de fazer a partida de volta em casa.
Em caso de igualdade no placar agregado (2 empates ou 1 vitória para cada lado pela mesma diferença de gols), a disputa do título vai para os pênaltis.
Para completar a festa, o Estádio Ítalo Limongi registrou seu maior público em jogos oficiais: 6.761 torcedores.
O recorde anterior era de 3.160 presentes.
Fundado no dia 27 de janeiro de 1927, o Primavera ingressou nas competições oficiais da FPF (Federação Paulista de Futebol) em meados da década de 1950 e teve uma trajetória marcada por altos e baixos.
Entre as principais conquistas do time de vermelho, preto e branco estão os títulos da Segunda Divisão (então quarta divisão estadual) em 1977, 1995 e 2018, além da extinta do Campeonato Paulista da Série B2 de 2001.
Um dos momentos mais difíceis da história quase centenária ocorreu entre 2007 e 2009, após parceria de insucesso com o Racing, mas a retomada se deu a partir de 2020, com a chegada da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) que inicialmente tinha Deco, atualmente no Barcelona, como um dos donos.
Com o ex-jogador presente na gestão, o Primavera voltou a disputar a segunda divisão estadual após 34 temporadas e agora vai disputar do Campeonato Paulista da Série A1 pela primeira vez.
A primeira etapa foi agitada em Indaiatuba.
O Primavera iniciou controlando as ações e marcou logo aos 3 minutos do primeiro tempo, em cobrança de escanteio: Luan Martins aproveitou rebote na pequena área para estufar a rede.
A partir do gol, o Taubaté se atirou ao ataque, e os mandantes empilharam chances em escapadas rápidas.
Lucas Douglas aproveitou bom lançamento de João Victor aos 16 minutos do primeiro tempo e marcou o segundo.
Henan ainda teve duas chances em contra-ataques, aos 19 minutos do primeiro tempo e aos 21 minutos do primeiro tempo.
O jogo era controlado pelo Fantasma até o autor do segundo gol ser expulso aos 31 minutos do primeiro tempo.
Os visitantes cresceram e diminuíram aos 39 minutos do primeiro tempo, em gol contra de Afonso.
Ainda sobrou tempo para Claudinho perder gol sozinho para o Taubaté ao se desequilibrar na área aos 42 minutos do primeiro tempo.
A segunda etapa foi diferente da primeira.
O Taubaté começou com a posse de bola, mas sem se impor e criar chances.
Os mandantes marcavam bem e deixavam o tempo passar quando tinham a bola.
Na primeira boa jogada do segundo tempo, Léo Passos recebeu livre na pequena área aos 21 minutos do segundo tempo, mas a defesa afastou.
Os visitantes tiveram a primeira oportunidade de gol aos 21 minutos do segundo tempo, mas foi quando Victor Hugo cresceu na partida.
Jardel cabeçeou forte após escanteio de Marinho, e o goleiro salvou em cima da linha.
Ele ainda fez boas defesas aos 28 minutos do segundo tempo, em finalização de Gleissinho de dentro da área, e aos 44 minutos do segundo tempo, quando Marinho avançou sozinho e chutou no canto.
Douglas também salvou o Taubaté aos 41 minutos do segundo tempo, em chute de Pedro Arthur na pequena área.
Os 3 minutos de acréscimos foram a senha para a torcida do Fantasma começar a contagem regressiva até o apito final para comemorar de vez o inédito acesso ao Campeonato Paulista.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário