terça-feira, 1 de novembro de 2022

Vitória do Porto elimina o Atlético de Madrid

Atlético de Madrid perde para o Porto, é último na Champions e fica fora até da Liga Europa.

Desde 2011 no clube, pela primeira vez técnico Diego Simeone não disputará uma fase de mata-mata em torneio continental. 

Porto avança em primeiro no Grupo B, com Club Brugge em segundo lugar.

Desde 2011 à frente do Atlético de Madrid, o técnico argentino Diego Simeone vive seu pior momento no clube. 

Nesta terça-feira (1º), com mais uma atuação ruim, o time espanhol perdeu por 2 a 1 para o Porto, fora de casa, e terminou em último lugar no Grupo B da Champions League, ficando fora até mesmo da Liga Europa.

O Porto, que já estava classificado, avançou em primeiro lugar na chave, com 12 pontos, contra 11 pontos do Club Brugge, que também já tinha a vaga garantida mas perdeu a liderança do grupo ao empatar com o Bayer Leverkusen em 0 a 0, na Alemanha.

O iraniano Mehdi Taremi abriu o placar para o Porto aos 5 minutos do primeiro tempo, completando cruzamento do brasileiro Evanílson. 

Aos 24 minutos do primeiro tempo, o canadense Stephan Eustáquio fez o segundo, com passe de outro brasileiro, Galeno. 

Marcano, contra, fez o gol do Atlético, já nos acréscimos do segundo tempo.

Bayer Leverkusen e Atlético de Madrid, que já estavam eliminados na Champions, disputavam a terceira colocação no grupo, que daria vaga na segunda fase da Liga Europa. 

Com os mesmos cinco pontos do Atlético, o Bayer ficou em terceiro pelo confronto direto, primeiro critério de desempate.

Esta é a primeira vez em 11 temporadas que Diego Simeone não disputará a fase de mata-mata de qualquer torneio continental da UEFA (União das Associações Europeias de Futebol). 

Logo em sua primeira temporada, 2011/2012, o treinador argentino levou o Atlético ao título da Liga Europa, disputando a competição desde a fase preliminar. 

Em 2017/2018, venceu novamente a competição, dessa vez vindo da Champions League como terceiro em seu grupo. 

Foi a última vez que o time não passou da primeira fase na Champions até este ano.

Simeone foi o responsável pela recuperação da auto-estima do Atlético, com oito títulos desde 2011. 

Além das duas conquistas da Liga Europa, levantou duas vezes o título espanhol (2013/2014 e 2020/2021), duas Supercopas da UEFA (2012 e 2018), uma Copa do Rei (2012/2013) e uma Supercopa da Espanha (2014). 

Além disso, foi duas vezes finalistas da Champions League (2013/2014 e 2015/2016), perdendo o título para o Real Madrid nas duas oportunidades.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário