Técnico de Gana reclama do número de vagas para a África na Copa: "Muito difícil evoluir".
Otto Addo comenta possibilidade de queda de todos os africanos ainda na fase de grupos e diz que poucas vagas atrapalham crescimento do futebol local.
Em um grupo complicado, junto a Portugal, Uruguai e Coreia do Sul, a seleção de Gana enfrentará a Coreia do Sul nesta segunda-feira (28) sob pressão.
O time africano precisa de uma vitória sobre os asiáticos para chegar à rodada final, diante do Uruguai, com boas chances de classificação , depois de estrear com derrota para Portugal.
E o técnico Otto Oddo, ao ser perguntado sobre a chance de nenhuma seleção do continente avançar ao mata-mata, como ocorreu em 2018, se mostrou incomodado.
O ex-jogador da seleção nacional indicou que o fato de a África ter apenas cinco vagas na Copa do Mundo mesmo tendo 55 países filiados dificulta a evolução de suas seleções, se comparado ao restante do mundo.
"Em primeiro lugar, na Copa do Mundo nunca houve um ponto zero. A África tem 55 países e acho que merece mais vagas. Nunca houve um ponto de partida onde todos têm a mesma chance no começo. É muito difícil com cinco vagas evoluir. Se você tem 12 ou 15 vagas, não lembro quantas são na Europa, você tem a probabilidade de crescer mais rápido, o dobro dos times africanos, não importa a qualidade. Fazer esse tipo de pergunta para mim é injusto. Vamos tentar melhorar", disse o treinador.
A primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo não contou com vitórias das cinco seleções da África: Senegal, Camarões e Gana foram derrotados, e Marrocos e Tunísia empataram seus primeiros jogos.
Os senegaleses, porém, conseguiram triunfar na segunda rodada, enquanto os tunisianos perderam e estão perto de uma eliminação.
"No futebol, as coisas vêm juntas. Às vezes, o técnico toma a decisão errada, às vezes o outro time é muito bom, às vezes o árbitro toma decisões erradas, às vezes alguém está dormindo. É muito difícil, precisamos de mais sorte, mas temos que trabalhar por essa sorte. Até esse momento, nada aconteceu, todos ainda têm chances, uns mais e outros menos. Estou rezando que pelo menos um ou dois times avance para a próxima fase", completou Addo.
Gana chega à segunda rodada na lanterna do grupo H, depois de perder para Portugal na estreia.
O time africano pegará a Coreia do Sul nesta segunda-feira (28), às 10 horas (horário de Brasília), no Estádio Cidade da Educação.
Em caso de vitória, os ganeses podem terminar a rodada na segunda posição da chave, já que coreanos e uruguaios têm um ponto cada, enquanto os portugueses são líderes, com três.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário