terça-feira, 29 de novembro de 2022

Leilão pelas medalhas

Bicampeão olímpico leiloa medalhas para apoiar Ucrânia em guerra.

Dono de dois ouros e um bronze na canoagem, ucraniano Yuri Cheban busca recursos para doar à defesa e à recuperação do seu país. 

Rendimentos irão direto para instituição de caridade.

Uma das maiores estrelas do esporte olímpico ucraniano, o canoísta Yuri Cheban está leiloando as três medalhas conquistadas por ele em Olimpíadas. 

Nesta terça-feira (29), o atleta de 36 anos revelou que colocou as láureas à venda para apoiar o seu país na guerra contra a Rússia, que já dura quase 10 meses.

Yuri Cheban busca recursos para doar à defesa da Ucrânia e à recuperação das cidades atingidas pelos ataques russos. Segundo a imprensa local, o dinheiro arrecadado irá direto para o Círculo Olímpico da Ucrânia, instituição na cidade de Mykolaiv, criada com fins de recuperar o país da guerra.

Nascido na cidade de Odessa, Cheban conquistou a sua primeira medalha olímpica quando ficou com o bronze no C-1 500 m em Pequim 2008. 

Quatro anos mais tarde, em Londres, ele conquistou o ouro no C-1 200 m, feito que foi repetido na mesma prova na Rio 2016.

"Foi um dos melhores momentos da minha vida, que só pode ser comparado com o nascimento do meu filho", disse o canoísta no Rio, após sagrar-se bicampeão olímpico.

As três medalhas de Yuri Cheban estão expostas no leilão americano SCP Auctions.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário