Verstappen sobra e vence em casa para assumir liderança da Fórmula 1.
Correndo em casa, holandês segurou Hamilton ao longo das 72 voltas no retorno do Circuito de Zandvoort para a categoria e recuperou liderança do Mundial.
Bottas é o terceiro colocado.
Max Verstappen finalmente ganhou uma vitória em casa para chamar de sua.
De ponta a ponta, o piloto da RBR venceu o Grande Prêmio da Holanda neste domingo, no retorno do Circuito de Zandvoort para o calendário da Fórmula 1 após 36 anos de ausência.
Sua sétima vitória em 2021, diante da muralha laranja nas arquibancadas, concluiu um fim de semana dominante sem dar espaço para Lewis Hamilton, que ficou em segundo e viu o rival recuperar a liderança do campeonato de pilotos.
Valtteri Bottas, companheiro do heptacampeão, chegou em terceiro.
Partindo da pole position ao lado de Hamilton, Verstappen saiu na frente logo nos primeiros metros da corrida e administrou a posição de ponta a ponta, perdendo a liderança apenas nas paradas, temporariamente.
Embora a vantagem sobre o rival durante a disputa não tenha sido discrepante, o holandês conseguiu mais ritmo para repelir as tentativas de estratégia da Mercedes.
O triunfo é também o décimo sétimo da carreira do piloto da RBR, que já veio de vitória na etapa da última semana, no Grande Prêmio da Bélgica.
Com os 25 pontos, ele anula a diferença de três pontos que tinha para Hamilton e, mesmo com a volta mais rápida do adversário, recupera a liderança do campeonato de pilotos somando 224,5 pontos contra 221,5.
Bottas, com o terceiro lugar, superou Lando Norris e assumiu o terceiro lugar na tabela.
A Mercedes, por outro lado, se beneficiou dos problemas de Sergio Pérez, colega de Verstappen na RBR.
O mexicano, que largou do pitlane, fez uma boa prova de recuperação para terminar em décimo e foi eleito o piloto do dia.
Mesmo assim, a heptacampeã de construtores somou mais pontos com sua dupla e sustentou a liderança do Mundial de Equipes com 344,5 pontos contra 332,5 da rival austríaca.
A décima quarta etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 será no próximo domingo, 12 de setembro, com o Grande Prêmio da Itália no Autódromo de Monza.
Os três primeiros:
VERSTAPPEN: "As expectativas aqui eram tão altas e isso nem sempre é fácil. Mas é uma sensação incrível e a multidão aqui foi incrível, como você pode ver. Podemos ficar muito satisfeitos com o desempenho de toda a equipe hoje".
HAMILTON: "Que corrida, que multidão, foi um fim de semana incrível. Max fez um trabalho incrível, parabéns a ele".
BOTTAS: "Tentamos uma estratégia de parada única, então foi uma longa jornada para mim no início. No final, não tínhamos ritmo suficiente para incomodar a RBR. A multidão aqui tem sido muito boa durante todo o fim de semana e muito favorável, então quero dizer obrigado".
A largada: Diferente das duas últimas provas, a largada foi tranquila e alterou pouco a dinâmica definida pela classificação deste sábado (4).
Max Verstappen disparou na frente, sem chances de Lewis Hamilton, em segundo, atacar; atrás, Valtteri Bottas encostou no companheiro da Mercedes, mas recolheu o carro e manteve o terceiro posto, assim como Pierre Gasly, em quarto colocado, Charles Leclerc e Carlos Sainz em quinto e sexto.
A principal mudança se deu a partir do sétimo lugar, antes ocupado por Antonio Giovinazzi; o italiano da Alfa Romeo, foi de cara ultrapassado por Fernando Alonso, Esteban Ocon e Daniel Ricciardo, caindo para décimo à frente de George Russell.
Momentos-chave:
1. Verstappen conseguiu rapidamente estabelecer uma diferença de, em média, 3s5 sobre Hamilton.
No entanto, o heptacampeão segurou a desvantagem e manteve-se perto do rival, assim como Bottas, ameaçando as possibilidades de estratégia do piloto da RBR em suas primeiras paradas.
2. Assim como a largada, as primeiras voltas da prova foram tranquilas.
Em um dos poucos confrontos do momento, a dupla da Alpine ensaiou uma disputa, com Ocon de olho na sétima colocação do colega Alonso.
O francês chegou a encostar no bicampeão, tentando passar por fora, mas não conseguiu a ultrapassagem e reclamou da lentidão do espanhol na pista.
3. Sergio Pérez, da RBR, largou do pitlane após trocar componentes da unidade de potência, mas começou a ensaiar uma corrida de recuperação em busca dos pontos.
Depois de trocar os pneus na volta 9, o mexicano superou Nikita Mazepin, Nicholas Latifi, Robert Kubica, Yuki Tsunoda e, mais à frente, surgiu em décimo lugar com as primeiras paradas dos carros no meio do grid.
4. A partir do vigésimo giro, os líderes colocaram as estratégias em ação.
Primeiro, na volta 21, foi a vez de Hamilton trocar os pneus macios pelos médios e voltar em terceiro lugar.
No giro seguinte, Verstappen fez a mesma escolha de pneus e conseguiu voltar à frente do rival e atrás de Valtteri Bottas, com quase 10s de desvantagem.
5. Após a primeira rodada de pit stops, as diferenças entre os líderes começaram a cair.
Hamilton já estava a 1s5 de Verstappen, que por sua vez, começou a reduzir a desvantagem sobre o líder provisório Bottas a cada volta.
Na reta principal, o trio se encontrou na pista e o piloto da RBR conseguiu fazer a ultrapassagem sobre o finlandês para retomar a liderança, aproveitando o extremo desgaste dos pneus do segundo carro da Mercedes.
Bottas abriu caminho para o companheiro assumir a segunda colocação.
6. Sebastian Vettel protagonizou um pequeno susto na volta 38, quando rodou sozinho na curva 3 e acionou uma ligeira bandeira amarela no trecho.
Bottas teve que desviar do carro da Aston Martin, que conseguiu retornar para a trajetória na pista e prosseguir, no décimo sexto lugar.
7. Perto das últimas 20 voltas, a prova tem duas baixas: primeiro, Nikita Mazepin, que deixou a corrida com problemas hidráulicos, e Yuki Tsunoda, que se retirou após queixar-se de perda de potência no motor.
8. A pouco mais de dez voltas para o fim da corrida, Hamilton consegue gerenciar a diferença para Verstappen, que chega a menos de 3 segundos.
Porém, o britânico ainda não conseguiu a aproximação necessária do rival.
9. Nas últimas voltas da corrida, quando apenas os três primeiros colocados estavam na mesma volta, a Mercedes decidiu ir atrás da volta mais rápida.
Primeiro, parou Bottas em um pit stop lento, durando 5 segundos.
A segunda tentativa, com Hamilton, valeu o ponto extra que ajudou a diminuir sua desvantagem para Verstappen no campeonato.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
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