segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Da reportagem aos ensinamentos

O convidado desta segunda-feira, 1º de fevereiro de 2021, no Programa Web Zone Sports nos Acréscimos foi o jornalista, palestrante e escritor Elias Awad, atuou como repórter em diversos veículos de comunicação da área esportiva.

Band, SporTV, SBT e Panamerican Sports Network (PSN).

Durante sua passagem pela Band, trabalhou com Luciano do Valle que foi uma inspiração para a sua carreira.

"Meu sonho era trabalhar na Band por causa do Luciano do Valle, uma pessoa que mudou os rumos do esporte no Brasil", comentou Awad.

Formado em Administração de Empresas, Elias Awad trabalhou durante seis anos na empresa Votorantim, mas queria algo diferente para a sua vida.

E foi se aventurar na área do esporte, quando resolveu cursar jornalismo.

"Tinha um jornal que falava de diversos esportes exceto de futebol, que já era muito divulgado", mencionou Awad.

O dia 20 de dezembro de 2000, é para Elias Awad o maior jogo que pode acompanhar trabalhando na beira do campo.

Ele que já tinha feito coberturas em Copas do Mundo, Jogos Olímpicos, Campeonatos Paulistas. 

Conhecida como a "Virada do Século", a vitória do Vasco da Gama-RJ pelo placar de 4 a 3 contra o Palmeiras na Terceira partida da Final da Copa Mercosul.

"Para ser ter uma ideia daquele clima, primeiro Parque Antártica, segundo o jogo virou 3 a 0. Os jogadores do Palmeiras estavam tão eufóricos que nem eles acreditavam. Tinha gente que dizia, Elias vai virar três e acabar seis, com a mão na frente da boca para não vazar. Só esqueceram que tinha um cara, um tal de Romário que quando resolve jogar saí de baixo. O homem fez três gols e o Juninho Paulista fez o outro, viraram 4 a 3 dentro do Parque Antártica. Foram dois jogos dentro de um. No primeiro tempo, você tem um tipo de partida o Palmeiras mandando no jogo e no segundo tempo foi o jogo do Vasco".

O ano de 2001, Elias Awad resolveu inovar e começou a escrever livros, relatando trajetórias de vida e de sucesso de grandes personalidades do esporte e do meio empresarial.

O maior desportista de todos os tempos, atrás do Pelé, Oscar Schmidt, é um dos vinte e sete livro que Elias Awad biografou.

"O meu biografado tem mais de 2 metros de altura, o maior gênio do basquete, que é o Oscar Schmidt, um cara com emoção, coração, ele é intenso em tudo. O amor que ele tem pelo Brasil", comentou sobre  Oscar Schimit.

A arbitragem com tema do VAR, a volta das famílias ao estádio, o entretenimento dentro do esporte nacional, o distanciamento e o respeito que o jornalista precisa ter do entrevista, a mídia nos dias atuais e o momento que o Brasil vive na política, economia e no social foram debatidos com Elias Awad e você pode acompanhar a entrevista completa no link abaixo:


Reportagem: Eduardo Oliveira

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário