Charles Leclerc conquista na Rússia a quarta pole position consecutiva na Fórmula 1.
Piloto da Ferrari domina a classificação em Sochi e termina mais de 0s4 à frente do líder do campeonato Lewis Hamilton.
Hamilton, Leclerc e Vettel os três primeiros do GP da Rússia. (Foto: Globoesporte.globo.com) |
Sebastian Vettel, Valtteri Bottas e Max Verstappen fecham top5.
Charles Leclerc se tornou neste sábado o primeiro piloto da Ferrari desde Michael Schumacher em 2001 a fazer quatro poles consecutivas na Fórmula 1.
Na classificação para o GP da Rússia, o monegasco fez 1m31s628 na sua volta mais rápida e superou o líder do campeonato Lewis Hamilton em 0s402 na etapa final da classificação.
Sebastian Vettel voltou a ser coadjuvante e ficou em terceiro, a 0s425 do companheiro de equipe.
Já o vice-líder da tabela, Valtteri Bottas, fechará a segunda fila, pois Max Verstappen (STR), punido por troca de componentes do motor, caiu de quarto para nono.
Com isso, vão largar da quinta à oitava posições, Carlos Sainz (McLaren), Nico Hulkenberg (Renault), Lando Norris (McLaren) e Romain Grosjean (Haas), enquanto Daniel Ricciardo (Renault) ficou com o décimo lugar no grid, atrás de Verstappen.
O GP da Rússia começa às 8h10 (horário de Brasília) deste domingo (29), com transmissão ao vivo pela TV Globo.
A narração será de Luis Roberto, com comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti.
Antes, a partir das 7 horas (horário de Brasília), o GloboEsporte.com mostra em vídeo os bastidores nos momentos que antecedem a largada, o desfile dos pilotos e as entrevistas em inglês.
Depois da prova, a transmissão segue com o pódio, as entrevistas e os comentários.
*Max Verstappen, Pierre Gasly e Alexander Albon vão perder cinco posições no grid por troca de componentes de motor, enquanto Daniil Kvyat vai largar em último por mudança de toda a unidade de potência.
Verstappen vai largar em nono, com Gasly em décimo sexto lugar.
Albon e Kvyat não tiveram suas posições alteradas, já que foram os dois piores do Q1.
Charles Leclerc, o pole position: "O carro estava incrível. E é muito bom estar na pole, mas a largada é muito importante aqui, mais do que em qualquer lugar. Eu quero apenas focar no trabalho amanhã, que parece bom para nós"
Lewis Hamilton, o segundo no grid: "Foi uma classificação difícil, porque esses caras estão muito rápidos nas retas - modo jato. Mas estou contente que o carro tenha funcionado. Não esperava estar na primeira fila"
Sebastian Vettel, terceiro colocado: "Não estou completamente feliz. Não consegui extrair o máximo do carro hoje, com o Q1 sendo interrompido. Amanhã a largada será importante, e a velocidade está lá, então vamos ver"
O que você precisa saber?
Sexta pole position da carreira de Charles Leclerc, a quarta consecutiva.
Desde Michael Schumacher em 2001, um piloto da Ferrari não fazia quatro poles seguidas.
A Ferrari chegou à sétima pole na temporada; desde 2008, quando fez oito, a equipe italiana não tinha tantas poles num ano.
Quinto lugar é a melhor posição de largada de Carlos Sainz na temporada.
Romain Grosjean vai largar entre os dez primeiros pela terceira vez em cinco corridas.
Q1 - 18 minutos e cinco eliminados: As Ferraris saíram de cara e foram as únicas a usar pneus médios inicialmente.
Mesmo assim, Leclerc fez 1m33s613 e liderou a primeira metade do Q1.
Depois, Hamilton e Verstappen, com pneus macios, passaram a pontear a folha de tempos, com 0s3 de vantagem sobre o monegasco.
Faltando 6m38 para o fim, Alexander Albon rodou na curva 13 e bateu na proteção de pneus.
O impacto não foi forte, mas o carro da RBR ficou numa posição perigosa, e a bandeira vermelha foi agitada.
Como já ia perder cinco posições no grid por troca de componentes do motor, o tailandês largará em penúltimo, à frente de Daniil Kvyat, que não treinou após problemas no terceiro treino.
Tão logo a bandeira verde foi agitada, Sebastian Vettel entrou na pista com pneus macios, já que antes, com os médios, ele ainda não havia dado uma volta limpa e feito um tempo competitivo.
Sem problemas, Vettel fez 1m33s032 e assumiu o primeiro lugar.
Na disputa pelas últimas vagas no Q2, Raikkonen errou na última tentativa e acabou superado pelo companheiro Giovinazzi por apenas 0s085.
Além dele, foram eliminados os dois pilotos da Williams, Albon e Kvyat.
Eliminados
16º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)
17º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)
18º ROBERT KUBICA (WILLIAMS)
19º ALEXANDER ALBON (RBR)
20º DANIIL KVYAT (STR)
Q2 - 15 minutos e cinco eliminados: Lembrando que os pilotos precisam utilizar na largada os pneus das melhores voltas no Q2, Mercedes e Ferrari adotaram estratégias diferentes.
Enquanto Hamilton e Bottas usaram pneus médios, Leclerc e Vettel foram à pista com os macios.
O finlandês marcou 1m33s281, e o inglês foi 0s147 mais veloz.
Com pneus macios, Verstappen tomou o primeiro lugar de Hamilton por 0s042, mas a dupla da Ferrari, também com compostos mais moles, foi bem mais veloz: Leclerc fez 1m32s434, e Vettel, 1m33s091.
Como a vantagem das três principais equipes é muito grande, os cinco garantiram logo as vagas no Q3.
Vettel ainda melhorou seu tempo, mas ficou 0s102 atrás de Leclerc, enquanto a dupla da Mercedes voltou à pista com pneus macios mas, vendo que não tinham suas vagas ameaçadas, Hamilton e Bottas tiraram o pé, e, com isso, vão largar mesmo com pneus médios na corrida.
Acabaram eliminados do Q3 Pierre Gasly, os dois carros da Racing Point, além de Giovinazzi e Magnussen. Mas a Haas conseguiu avançar à etapa final do treino com Grosjean, em sexto.
Eliminados:
11º PIERRE GASLY (STR)
12º SERGIO PÉREZ (RACING POINT)
13º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)
14º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)
15º LANCE STROLL (RACING POINT)
Q3 - dez minutos e disputa pela pole: A parte final do treino começou com domínio da Ferrari.
Leclerc foi o primeiro a baixar da casa de 1m32 ao fazer 1m31s801, com 0s334 de frente para Vettel.
Hamilton não conseguiu baixar de 1m32s365, enquanto Bottas e Verstappen ficaram bem mais atrás.
Na última série de tentativas, Leclerc melhorou ainda mais seu tempo, enquanto Hamilton surpreendeu ao tomar o segundo lugar de Vettel, e Verstappen levou a melhor sobre Bottas, mas a punição ao holandês garantiu a segunda fila ao piloto da Mercedes.
Reportagem: Globoesporte.globo.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário