sábado, 21 de setembro de 2019

Estado de Graça!!!

Na última volta, Leclerc desbanca Hamilton e Vettel para conquistar a pole position em Singapura.

Piloto da Ferrari larga na frente pela terceira corrida consecutiva numa pista em que a equipe italiana não era favorita. 

Alemão chega a ocupar a liderança mas erra na última tentativa no Q3.
Leclerc fez a pole em Singapura. (Foto: Globoesporte.globo.com)
Charles Leclerc está em estado de graça. 

Mesmo numa pista em que a Ferrari não era a favorita, o monegasco, vencedor das últimas duas corridas da temporada 2019 da Fórmula 1, conquistou a pole position para o GP de Singapura. 

Na última tentativa no Q3, o monegasco melhorou em mais de meio segundo a sua melhor volta e fez 1m36s217.

Leclerc terminou 0s191 à frente do pentacampeão e líder do campeonato Lewis Hamilton, da Mercedes. 

Sebastian Vettel chegou a ocupar o primeiro lugar já no Q3, mas não acertou sua última volta e teve de se conformar com o terceiro lugar, à frente de Max Verstappen, Valtteri Bottas e Alexander Albon. 

Completaram os dez primeiros colocados no treino Carlos Sainz (McLaren), Daniel Ricciardo (Renault), Nico Hulkenberg (Renault) e Lando Norris (McLaren).

Ricciardo, no entanto, foi desclassificado do treino por irregularidades na unidade de potência, e todos que estavam atrás dele subiram uma posição. 

Como Sergio Pérez, o décimo primeiro colocado na pista, foi punido com cinco posições por troca de motor, Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) passou de décimo segundo para décimo.

O GP de Singapura começa às 9h10 (horário de Brasília) deste domingo (22), com transmissão ao vivo pela TV Globo. 

A narração será de Luis Roberto, com comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti. 

Antes, a partir das 8 horas (horário der Brasília), o GloboEsporte.com mostra em vídeo os bastidores nos momentos que antecedem a largada, o desfile dos pilotos e as entrevistas em inglês. 

Depois da prova, a transmissão segue com o pódio, as entrevistas e os comentários.

Oitavo no treino, Daniel Ricciardo foi desclassificado por irregularidades na unidade de potência e vai largar em vigésimo colocado e último. 

Todos os que estavam atrás dele subiram uma posição. 

Sergio Pérez, que terminou o treino em décimo primeiro, foi punido em cinco posições por troca de câmbio e cairia para décimo sexto, mas a desclassificação de Ricciardo fará o mexicano largar em décimo quinto.

Charles Leclerc, o pole position: "Estou extremamente feliz - foi uma volta muito boa mas houve alguns momentos em que quase perdi o controle! Tenho de agradecer ao time - eles tem sido maravilhosos. Ontem não foi meu dia, mas isso parece ótimo."

Lewis Hamilton, segundo no grid: "Não sei onde a Ferrari melhorou seu ritmo hoje, potencialmente não era uma pista deles, mas Charles acertou uma grande volta. Acho que amanhã podemos ser agressivos e, espero, dividi-los."

Sebastian Vettel, terceiro colocado: "O fim do Q3 não foi ótimo mas às vezes é como as coisas vão. Fomos rápidos hoje e sempre foi divertido aqui de uma forma ou de outra. Estou ansioso para amanhã."

O que você precisa saber?

Quinta pole position de Charles na temporada 2019, recorde na temporada.

Terceira pole position consecutiva de Leclerc e da Ferrari no campeonato.

Apenas cinco equipes diferentes avançaram ao Q3: Ferrari, Mercedes, RBR, McLaren e Renault.

Q1 - 18 minutos e cinco eliminados: Logo no começo do treino, Carlos Sainz relatou perda de potência, mas conseguiu fazer uma boa volta e ficou em quinto, à frente de Sebastian Vettel. 

Charles Leclerc fez o melhor tempo do fim de semana, com 1m38s014, 0s526 à frente de Max Verstappen. Já Valtteri Bottas e Lewis Hamilton, com pneus médios, fizeram o terceiro e quarto tempos na primeira série de tentativas.

Faltando sete minutos para o fim, Vettel melhorou seu tempo e subiu para segundo, mas ainda a 0s360 de Leclerc. 

A dupla da Mercedes resolveu enfim colocar os pneus macios, e Bottas tomou o primeiro lugar, com 1m37s317, 0s248 à frente de Hamilton.

Na briga pelas últimas vagas no Q2, Kevin Magnussen, Kimi Raikkonen e Sergio Pérez conseguiram entrar na zona de classificação. 

Foram eliminados os dois pilotos da Williams, além de Daniil Kvyat e dos habituais Lance Stroll e Romain Grosjean, que chegaram a resvalar no muro.

Eliminados:

16º DANIIL KVYAT (STR)

17º LANCE STROLL (RACING POINT)

18º ROMAIN GROSJEAN (HAAS)

19º GEORGE RUSSELL (WILLIAMS)

20º ROBERT KUBICA (WILLIAMS)

Q2 - 15 minutos e cinco eliminados: Na abertura do Q2, Hamilton e Bottas começaram como os mais rápidos e ficaram separados por apenas 0s081, mas Leclerc foi ainda mais veloz e baixou da casa de 1m37 ao fazer 1m36s930. 

Logo em seguida, Verstappen se colocou entre os dois pilotos da Mercedes ao ficar a 0s159 do primeiro lugar, enquanto Vettel fez apenas o quinto tempo, 0s375 atrás do companheiro de equipe.

Na segunda série de tentativas, Vettel estabeleceu o melhor tempo do fim de semana com 1m36s720, mas Leclerc veio na sequência e foi 0s070 mais veloz. Hamilton melhorou, mas ficou 0s283 atrás do monegasco.

Entre os eliminados, Pérez, que foi punido por troca de câmbio. os dois pilotos da Alfa Romeo, com Raikkonen chegando a resvalar no muro, além de Gasly e Magnussen.

Eliminados

11º SERGIO PÉREZ (RACING POINT)

12º ANTONIO GIOVINAZZI (ALFA ROMEO)

13º PIERRE GASLY (STR)

14º KIMI RAIKKONEN (ALFA ROMEO)

15º KEVIN MAGNUSSEN (HAAS)

Q3 - dez minutos e disputa pela pole position: Vettel foi o primeiro dos favoritos a marcar tempo no Q3 e, mesmo tocando no muro, fez uma ótima marca de 1m36s437, enquanto Leclerc ficou a 0s354 do alemão, e Verstappen ficou 0s026 atrás do monegasco. 

Na primeira rodada de tentativas, as Mercedes não foram bem, e Hamilton e Bottas ficaram a um segundo de Vettel.

Nas últimas tentativas, Vettel errou e abortou a sua volta, enquanto Leclerc melhorou em mais de meio segundo para assumir o primeiro lugar. 

Hamilton também melhorou, mas ficou a 0s191 do monegasco.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

Adaptação: Globoesporte.globo.com

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário