domingo, 20 de abril de 2025

Mercado brasileiro

Bundesliga mira mercado brasileiro, de olho no aumento de interesse pelo futebol alemão no país.

Liga alemã registra salto de 12 para 24 milhões de fãs no Brasil desde 2018. 

RasenBallsport Leipzig fará amistoso contra o Santos em Bragança Paulista, em maio, e outros times estudam seguir os mesmos passos.

A turnê de pré-temporada do RasenBallsport Leipzig em Bragança Paulista, com um amistoso contra o Santos marcado para 28 de maio, é a face mais visível da presença da Bundesliga no Brasil, que tem crescido nos últimos anos. 

O aumento do interesse do torcedor brasileiro pelo futebol tetracampeão mundial faz a liga alemã olhar o país como um mercado estratégico para sua expansão internacional.

"O mercado brasileiro é um exemplo claro de como a Bundesliga vem se expandindo globalmente, dentro e fora de campo. Fora das quatro linhas, nossa estratégia inovadora de transmissão, somada às constantes ativações locais, tem sido fundamental para que nos tornássemos a liga europeia mais assistida no país", afirmou ao Globo Esporte o diretor administrativo e de Marketing da Bundesliga Internacional, Peer Naubert.

Segundo levantamento da própria Bundesliga, a sua base de fãs no Brasil dobrou em 6 anos. 

Em 2018, eram 12 milhões de pessoas engajadas de alguma forma com o futebol alemão no país, seja assistindo aos jogos, acompanhando de forma digital ou presentes em ativações de marketing, número que chegou a 24 milhões em 2024.

Nos últimos anos, a Bundesliga intensificou suas ações de marketing no Brasil. 

Em 2023, um evento em São Paulo celebrou os 60 anos de criação da liga alemã, com a presença de ex-jogadores que se tornaram ídolos no país, como Zé Roberto, Paulo Sérgio e o brasileiro naturalizado alemão Cacau.

Ano passado, a Bundesliga marcou presença na tradicional festa alemã Oktoberfest, em Blumenau-SC, e em fevereiro deste ano uma quadra totalmente reformada foi entregue à comunidade do Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro, como parte do projeto Common Ground, lançado pela Bundesliga em 2022, mais uma vez com a presença de astros brasileiros que jogaram na Alemanha, como Grafite e Diego Ribas.

"Com uma base de fãs incrivelmente apaixonada e uma cultura profundamente ligada ao futebol, há paralelos naturais entre Brasil e Alemanha. Nosso objetivo é seguir estreitando esses laços e fortalecendo essa conexão por muitos anos", comentou Naubert.

Assim como a Bundesliga, os clubes da Alemanha também estão se aproximando do mercado brasileiro. 

Em novembro do ano passado, o Bayer Leverkusen exibiu em São Paulo as taças da Bundesliga e da Copa da Alemanha, conquistadas na temporada anterior, e no mesmo mês o Borussia Dortmund Legends, formado por ex-jogadores da equipe alemã, disputou um amistoso contra o time de masters do Flamengo, em Brasília.

Outra ligação forte entre os países vem através do Red Bull Bragantino, que desde 2019 integra o grupo esportivo liderado à companhia de bebidas, que tem como principal vitrine o RasenBallsport Leipzig, atual quarto colocado no Campeonato Alemão e 2 vezes campeão da Copa da Alemanha recentemente (2021/2022 e 2022/2023). 

Em janeiro deste ano, o alemão Jürgen Klopp, atual diretor global de futebol do grupo Red Bull, veio ao Brasil conhecer a estrutura do Red Bull Bragantino.

Nesta terça-feira (15), o RasenBallsport Leipzig anunciou uma turnê de pré-temporada no Brasil, no fim de maio. 

O jogo contra o Santos será o primeiro de um time da Bundesliga no país neste século. 

Outros clubes da primeira divisão alemã estudam seguir esse caminho e marcar amistosos no país no meio do ano.

O Brasil tem um lugar de destaque na Bundesliga, como o país estrangeiro com mais jogadores na história da liga alemã: 174. 

Esse forte vínculo entre os países é um ingrediente a mais na aproximação da Bundesliga com o mercado nacional.

"Dentro de campo, o futebol dinâmico e o alto nível técnico de nossos atletas continuam conquistando os torcedores brasileiros semana após semana. Soma-se a isso a forte tradição de jogadores brasileiros que chegam à Alemanha e constroem suas carreiras na Europa. Não por acaso, o Brasil é, depois da Alemanha, o país com maior número de representantes na história da Bundesliga", observou o dirigente alemão.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira

 

Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário