Austrália, Irã, Iraque, Qatar, Emirados Árabes Unidos e Uzbequistão se classificam à terceira fase das eliminatórias da AFC para a Copa do Mundo FIFA (Federação Internacional das Associações de Futebol).
Austrália e Iraque tornaram-se os primeiros países a avançar para a terceira rodada de qualificação da AFC (Associação Asiática de Futebol) para a Copa do Mundo FIFA 26.
Depois foi a vez de Emirados Árabes Unidos, Iraque, Qatar e Uzbequistão se unirem a eles, restando agora apenas duas rodadas para conclusão da segunda fase, e 12 vagas ainda precisam ser preenchidas, Arábia Saudita, Bahrein, Coreia do Sul, Indonésia e Palestina estão muito próximos disso.
Além disso, Jordânia e Síria venceram por sete gols, Son Heungmin brilhou em reação da Coreia do Sul e o Afeganistão surpreendeu a Índia.
Resultados e tabela completa
Classificação dos grupos
Grupo A
Índia 1 X 2 Afeganistão
Kuwait 1 X 2 Qatar
No dia em que ele se tornou o primeiro jogador da Índia a somar 150 partidas pela seleção, Sunil Chhetri converteu um pênalti no primeiro tempo que deu aos Tigres Azuis a vantagem a caminho do intervalo, Guwahati.
Mas Rahmat Akbari empatou para o Afeganistão, e aí o zagueiro Sharif Mukhammad, de 34 anos, também fez um de pênalti, a dois minutos do final, dando aos visitantes a primeira vitória nesta segunda fase.
Almoez Ali foi, como tantas vezes, o nome da partida para os catarianos.
Ele anotou os dois gols que garantiram o triunfo e a classificação da equipe de Tintin Márquez à próxima fase, além de tê-lo levado à artilharia da competição.
Grupo B
Síria 7 X 0 Mianmar
Já eleito em sua carreira como o melhor jogador da Ásia, Omar Khribin conferiu um hat-trick para deixar a Síria em boa posição para ir à terceira fase.
A equipe está agora quatro pontos à frente da terceira colocada Coreia do Norte, que tem um jogo a menos.
O próximo confronto entre ambas será crucial.
Grupo C
China 4 X 1 Cingapura
Tailândia 0 X 3 Coreia do Sul
Depois de empatar em Seul com o mesmo adversário na semana passada, a Coreia do Sul mostrou poder de reação e conquistou a primeira vitória sob o comando do novo técnico Hwang Sunhong.
A equipe dessa vez bateu a Tailândia com facilidade, em Bangkok. Lee Jaesung abriu o placar ao marcar praticamente na linha do gol no primeiro tempo, antes de o craque Son Heungmin encontrar um ângulo apertado no início do segundo para alargar a vantagem.
O reserva Park Jinseop, por fim, fechou a contagem.
Os Guerreiros Taeguk têm três pontos de sobra na liderança do grupo.
Em Tianjin, o astro Wu Lei deixou sua marca pela terceira partida nesta fase das eliminatórias, levando a China uma vitória por 4 a 1 sobre Cingapura, mesmo com um homem a menos.
Wu abriu o placar e anotou um segundo.
Fei Nanduo marcou de pênalti, colocaram a China, enquanto Wei Shihao completou o resultado enfático, defendendo a segunda colocação do grupo.
Grupo D
Quirguistão 5 X 1 Taipé Chinesa
Malásia 0 X 2 Omã
Joel Kojo foi o grande destaque em Bishkek com direito a um hat-trick no primeiro tempo pelos donos da casa, que foram dominantes.
A goleada coloca os Falcões Brancos no topo do grupo, com base justamente no saldo.
O resultado também resultou na eliminação da Taipé Chinesa.
O Omã acabou caindo, então, o segundo lugar, apesar de ter conseguido uma vitória difícil sobre a Malásia em Kuala Lumpur.
Em um jogo agitado na capital malaia, Omã balançou a rede nos acréscimos em ambos os tempos, o primeiro com um pênalti batido por Omar Al-Malki e o segundo uma finalização inteligente de Mohammed Al-Ghafri para garantir uma vitória por 2 a 0.
Grupo E
Uzbequistão 3 X 0 Hong Kong
Turcomenistão 0 X 1 Irã
Os Melli iranianos e os Lobos Brancos turcomenos definiram as duas vagas do grupo com duas rodadas de antecedência.
Mehdi Ghayedi foi o destaque do Irã em Ashgabat, atormentando os anfitriões com o seu vasto repertório de dribles e marcando o gol da vitória.
Já Eldor Shomurodov marcou um dos gols em Tashkent e agora está a apenas um de se tornar o primeiro jogador uzbeque a marcar 40 gols pelo Uzbequistão.
O primeiro lugar da chave poderá ser decidido na partida final das equipes em Teerã, em junho.
Grupo F
Vietnã 0 X 3 Indonésia
Filipinas 0 X 5 Iraque
O Iraque avançou para a terceira rodada com a quarta vitória consecutiva, desta vez arrasando as Filipinas em Manila.
Dois gols de Aymen Hussein no primeiro tempo e uma finalização elegante de Amir Al-Ammari colocaram os Leões da Mesopotâmia com três a vantagem no intervalo, antes que Zidane Iqbal e Zaid Tahseen anotassem seus primeiros gols pela seleção para completar a goleada.
Poucos dias depois de concluir o processo de naturalização para se tornar cidadão da Indonésia, o atacante holandês Ragnar Oratmangoen correspondeu perfeitamente em sua estreia com um gol no primeiro tempo na vitória dos Garuda por 3 a 0 sobre o Vietnã.
Jay Idzes, que se estreou na semana passada, abriu o marcador e o reserva Ramadhan Santana garantiu os pontos com o terceiro nos acréscimos.
Uma vitória indonésia nas duas últimas partidas, ambas em casa contra o Iraque e depois contra as Filipinas, será suficiente para o país se classificar para a terceira fase.
Grupo G
Jordânia 7 X 0 Paquistão
Tajiquistão 1 X 1 Arábia Saudita
O hat-trick de Musa Al-Taamari elevou os jordanianos ao segundo lugar.
O ponta do Montpellier soma agora cinco gols nos últimos dois jogos nestas eliminatórias.
Um vitória em casa sobre o Tajiquistão na próxima partida valeria à Jordânia um lugar na próxima fase.
Um reserva de 21 anos, Rustam Soirov empatou no final do jogo para manter as esperanças do Tajiquistão e impedir a classificação saudita.
Firas Al-Buraikan havia dado uma vantagem merecida à seleção dirigida por Roberto Mancini, que, de todo, precisa de apenas um ponto nas duas últimas partidas para se garantir.
Grupo H
Bahrein 3 X 0 Nepal
Iêmen 0 X 3 Emirados Árabes Unidos
Bahrein 3 X 0 Nepal
Iêmen 0 X 3 Emirados Árabes Unidos
O Bahrein abriu 3 a 0 ainda no primeiro tempo, abriu seis pontos de vantagem sobre o terceiro lugar, mas ainda não pode comemorar.
Por outro lado, um empate com o Iêmen na próxima partida será suficiente para estender sua campanha rumo à terceira fase.
Por fim, o brasileiro naturalizado Fábio Lima marcou dois gols no triunfo que garantiu a classificação emeritense. Agora o Iêmen precisa de um pequeno milagre para permanecer vivo.
Grupo I
Bangladesh 0 X 1 Palestina
Líbano 0 X 5 Austrália
Foi um show de Craig Goodwin diante de um público recorde em Canberra, com o lateral esquerdo marcando dois gols e dando duas assistências na goleada da Austrália sobre o Líbano.
Kusini Yengi e John Iredale fizeram pela primeira vez pelos Socceroos e colocaram o ponto de exclamação em mais uma vitória por uma campanha 100%
Em Dhaka, Michel Termanini foi o herói improvável para a Palestina.
O zagueiro fez o gol da vitória simplesmente na marca de 94 minutos.
Uma vitória nas duas partidas restantes será suficiente para a Palestina se juntar à Austrália na terceira rodada.
A seguir
6 de junho de 2024
Afeganistão X Qatar (Grupo A)
Índia X Kuwait (Grupo A)
Mianmar X Japão (Grupo B)
Coreia do Norte X Síria (Grupo B)
Cingapura X Coreia do Sul (Grupo C)
China PR X Tailândia (Grupo C)
Taipé Chinês X Omã (Grupo D)
República do Quirguistão X Malásia (Grupo D)
Hong Kong, China X Irã (Grupo E)
Uzbequistão X Turcomenistão (Grupo E)
Indonésia X Iraque (Grupo F)
Vietnã X Filipinas (Grupo F)
Paquistão X Arábia Saudita (Grupo G)
Jordânia X Tajiquistão (Grupo G)
Nepal X Emirados Árabes Unidos (Grupo H)
Bahrein X Iêmen (Grupo H)
Bangladesh X Austrália (Grupo I)
Palestina X Líbano (Grupo I)
Reportagem: FIFA.com
Adaptação: Eduardo Oliveira
Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário