sexta-feira, 29 de março de 2024

Elite do Paulistão em 2025

Semifinalistas da A2 quebram hegemonia do "bate-volta", e Campeonato Paulista de 2025 voltará a ter clubes ausentes há mais de uma década.

Juventus, Noroeste, Portuguesa Santista e Velo Clube não disputam a elite estadual há muitos anos e colocam fim a sobe e desce dos últimos anos entre divisões.

O Campeonato Paulista de 2025 voltará a contar com clubes que há muito tempo não disputam a elite estadual.

Com Juventus-SP, Noroeste, Portuguesa Santista e Velo Clube entre os semifinalistas, é certo que, independentemente de quem suba, a principal divisão do futebol paulista contará com retornos de equipes que estão há, pelo menos, há mais de uma década sem disputá-la.

O cenário, aliás, quebra a hegemonia do "bate-volta" que foi predominante nos últimos anos entre as duas principais divisões do Campeonato Paulista.

Isso porque desde 2018, em todas as edições do Campeonato Paulista, pelo menos uma das equipes rebaixadas conquistou o acesso no ano seguinte.

Em alguns casos, como 2020 (São Caetano e São Bento) e 2023 (Ponte Preta e Novorizontino), ambos os times que caíram nas temporadas anteriores voltaram à elite logo em seguida.

Desta vez, tanto o São Bento (equipe de melhor campanha da primeira fase) quanto a Ferroviária, que foram rebaixados em 2023, ficaram pelo caminho nas quartas de final, colocando fim à essa "tradição".

Com isso, a vez de voltar à elite será de clubes que há um bom tempo não a frequentam. Curiosamente, os semifinalistas foram as equipes que passaram entre a quinta colocação e a oitava colocação na primeira fase, eliminando os quatro melhores do torneio até então.

Veja abaixo há quanto tempo cada um dos semifinalistas da Série A2 não disputa a elite estadual:

Noroeste - 2011

Responsável por eliminar o líder da primeira fase, o São Bento, o Noroeste é o semifinalista que esteve há menos tempo em uma edição de Paulistão. 

Isso não quer dizer, no entanto, que seja algo recente: foi no longínquo ano de 2011, há mais de uma década.

O Norusca terminou aquela edição na penúltima colocação e, desde então, perambulou pelas divisões inferiores, entre A2 e até mesmo o quarto e, à época, último nível estadual.

O Alvirrubro conquistou a Série A3 em 2022 e, no ano passado, também chegou à semifinal, mas acabou vendo o Novorizontino avançar e ficar com o acesso.

Juventus - 2008

No ano em que contou com nomes como o pentacampeão Vampeta e Fernando Diniz no seu elenco, o Juventus disputou o Paulistão pela última vez. 

Foi em 2008, temporada em que o Moleque Travesso terminou na décima sétima colocação e não evitou uma nova queda após alguns anos alternando entre a elite e a A2.

Desde então, o tradicional clube que já chegou a conquistar o título da Série B na década de 1980 alternou entre segunda e terceira divisões.

Em 2016, o Juventus retornou à segunda divisão, onde permanece desde então. 

Esta é, no entanto, a primeira vez que o time chega a uma semifinal e se mostra um real candidato a brigar pelo retorno à elite.

Portuguesa Santista - 2006

A Portuguesa Santista participou de um Paulistão pela última vez em 2006. 

Na ocasião, a Briosa tinha como goleiro ninguém menos que Ronaldo Giovanelli, que penduraria as luvas justamente após aquela edição.

A queda subriga pelo clube ainda naquela década, porém, foi vertiginosa. 

Tamanho foi o declínio que a equipe chegou ao fundo do poço caindo para a última divisão estadual em 2010.

Depois de várias temporadas em situação crítica, a Portuguesa Santista enfim deixou a Bezinha em 2016. 

Dois anos depois saltou para a A2, mas só agora avança à semifinal com chance de brigar pelo acesso.

Velo Clube - 1979

Única equipe a vencer os dois jogos das quartas de final com duas vitórias, o Velo Clube definitivamente fará história se conseguir o acesso.

O Galo Vermelho fez sua primeira e única participação na elite estadual há nada menos que 45 anos, em 1979. 

No mesmo ano, porém, a equipe de Rio Claro terminou o Paulistão na lanterna e retornou à Série A2 da época.

Desde então, o Velo passou por todas as divisões inferiores, mas voltou a dar alegria ao seu torcedor na década de 2010, saltando da quarta para a segunda divisão. 

É bem verdade que o clube voltou à A3 anos mais tarde, em 2017, mas faturou o título da divisão em 2020 e agora, em seu terceiro mata-mata consecutivo, enfim avança à semifinal.

Reportagem: Globoesporte.globo.com

 

Adaptação: Eduardo Oliveira


Revisão de Texto: Ana Cristina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário